Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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1aceitabilidade e adequaçãoavaliaçãodestaques valorizados das atividades do núcleocaracterísticaa) a capilaridade do núcleo na atenção primária no estado; b) a capacidade de o núcleo se sustentar com financiamento exclusivo do MS; c) a disposição em participar da Oferta Nacional de Telediagnóstico; d) a consolidação do serviço de telediagnóstico, especialmente do laudo de eletrocardiograma (ECG); e) a capacidade de reorganização do núcleo frente às dificuldades de financiamento, obtendo diversas fontes como aquelas vinculadas a projetos de pesquisa e à Secretaria Estadual de Saúde; f) a sua forte integração com projetos de pesquisa e os avanços do centro no desenvolvimentos de novas tecnologias; h) oferta 24/7 de serviços, em especial de telediagnóstico e contato de referência; i) baixa rotatividade dos teleconsultores no núcleo; j) a consolidação do 0800 como uma importante ferramenta de apoio à clínica na Atenção Primária; k) atuação com a Central de Regulação Estadual; l) a qualificação das filas de especialidades; m) a disponibilidade da ferramenta "Perguntas da semana"; n) a oportunidade para aprendizagem baseada em problemas a partir das ofertas do núcleo; o) a característica da universidade de promover pesquisa e o seu potencial inovativo atrelado aos serviços; p) a forte integração com a Secretaria Estadual de Saúde; q) a estratégia de teleconsultoria compulsória aplicada à regulação; r) a capilaridade das ações do núcleo no estado, sendo este um grande contribuinte para visibilidade da Atenção Primária no território; s) apoio à implantação do e-SUS AB;HAOC3, 2019
5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 308.0
2aceitabilidade e adequaçãoavaliaçãodificuldades e desafios às atividades do núcleocaracterísticaa) a ausência de parcerias para ampliar o apoio e o financiamento às atividades do núcleo; b) a prioridade atual da Secretaria Estadual de Saúde em média e alta complexidade; c) a baixa responsividade da plataforma ao uso no celular; d) o tempo longo gasto com o preenchimento de formulário de solicitação de teleconsultoria e de cadastro de usuários; e) teleconsultor não conhecer atividades ofertadas além daquelas em que está envolvido; f) ausência do papel do governo estadual no financiamento e na articulação com os municípios; g) dificuldade de manter o trabalho de campo constante e presencialmente para o acompanhamento das equipes de saúde nos municípios, frente à dificuldades de financiamento; h) algumas teleconsultorias realizadas demonstram a fragilidade das equipes em relação ao seu processo de trabalho, principalmente a falta de articulação entre os profissionais da própria equipe, constituindo-se em um problema com o qual os teleconsultores precisam lidar; i) as equipes internas do núcleo trabalham de maneira segmentada, com pouco corpo a corpo, troca e sinergia; j) o fato do eixo principal da oferta de 0800 ser médico-médico, sendo limitada para profissionais de outras categorias, tão fundamentais à atenção primária; k) dificuldade dos profissionais de saúde em usar protocolos de acesso por não terem participado do seu processo de construção; l) o acesso ao fluxo de regulação para matriciamento ser apenas possível ao médico de família e não ao especialista (o acesso de especialistas não é possível por tratar-se de um serviço específico para suporte às equipes de atenção primária); m) subregistro de teleconsultorias pelo uso de outras ferramentas de comunicação (WhatsApp®) entre os médicos; n) manutenção dos equipamentos para telediagnóstico, que é a contrapartida municipal para o serviço ofertado, mas que muitas vezes não acontece; o) os cuidados na confidencialidade dos dados; p) dificuldades de entendimento dos protocolos de teledermatologia, por exemplo, que exigem atenção por serem criteriosos;HAOC3, 2019
5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 309.0
3aceitabilidade e adequaçãoavaliaçãonível de satisfaçãoindicadorNível de satisfação dos usuários com o serviçoDESD, 2021
, 1806.0
4aceitabilidade e adequaçãoavaliaçãoresistência à solicitação de telediagnósticocaracterísticaAvaliação da resistência por parte dos solicitantes de telediagnósticos.HAOC3, 2019
seção 4.4, 306.0
5aceitabilidade e adequaçãoavaliaçãoresolubilidade da teleconsultoriacaracterísticaA plataforma dispõe de um questionário de avaliação a ser preenchido pelo usuário, como parte integrante do fechamento do ciclo abertura x finalização da teleconsultoria: A resposta da teleconsultoria atendeu sua dúvida? (atendeu totalmente; atendeu parcialmente; não atendeu);NTS-HU-UFMA, 2019
4.6, 493.0
6aceitabilidade e adequaçãoavaliaçãosatisfação do solicitante pela teleconsultoriacaracterísticaA plataforma dispõe de um questionário de avaliação a ser preenchido pelo usuário, como parte integrante do fechamento do ciclo abertura x finalização da teleconsultoria: Qual o seu grau de satisfação? (muito satisfeito; satisfeito; indiferente; insatisfeito; muito insatisfeito).NTS-HU-UFMA, 2019
4.6, 494.0
7aceitabilidade e adequaçãoavaliaçãoutilidade e satisfação da SOFcaracterísticaPara avaliação da SOF, deverá haver uma ferramenta para mensuração da utilidade e satisfação do usuário quanto ao conteúdo encontrado na SOF. Esta avaliação deverá ser por meio de questionário rápido e os resultados deverão estar disponíveis para a visualização de todos que acessarem a SOF.MS-NT63, 2014
7, 330.0
8aceitabilidade e adequaçãoavaliação a curto prazoespecialidades por unidadeindicadorDeve-se aumentar a quantidade de especialidades por unidade. Vai medir a aceitaçao entre médicos e administradores hospitalaresPAHO, 2016
, 155.0
9aceitabilidade e adequaçãoavaliação a curto prazosatisfação do pacienteindicadorsatisfaçao do pacientePAHO, 2016
, 159.0
10cidadania e desenvolvimento sustentávelavaliaçãosustentabilidade e continuidadecaracterísticaPara que o município, o Distrito Federal ou o estado continue participando e recebendo recursos do Programa de Requalificação as UBS deverão informar ao Ministério da Saúde: a) o início das atividades de execução do cronograma aprovado no projeto; b) o andamento, a conclusão das ações, a produção bimensal de atividades; e c) outras informações e documentos requeridos pelo Sistema de Monitoramento do Programa de Requalificação das UBS
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 23, $4
MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 145, $4, 357.0
11gestão financeira e orçamentáriaavaliaçãocusto de manutenção do centro de telessaúdeindicadora) passagens e diárias (gasto com deslocamentos); b) pessoa física (recursos humanos); c) pessoa jurídica (serviços); d) material de consumo (manutenção, reposição, aplicação e expediente); e) custo mensal dos equipamentos (custo total dos equipamentos dividido pelo tempo de vida útil);HAOC4, 2019
tabela 24, 317.0
12gestão financeira e orçamentáriaavaliaçãocusto de manutenção do centro de telessaúdeindicadora) equipe permanente: salários e pagamentos por trabalho; b) instalações físicas e infraestrutura (aluguel do imóvel, taxa de depreciação, serviços públicos: energia, telecomunicações e internet, água e esgoto; material de limpeza e lanche, material de escritório e suprimentos de expediente); c) outros itens relacionados à manutenção do serviço (licenças de software de sistema de gestão, serviço de contabilidade, treinamento dos colaboradores e analistas, impostos e licenças obrigatórias, alvarás, autorizações);HAOC5, 2020
4.1, 320.0
13gestão financeira e orçamentáriaavaliação a curto prazoeconomia do pacienteindicadorMedir impacto financeiro para o pacientePAHO, 2016
, 157.0
14gestão financeira e orçamentáriaavaliação a longo prazoeconomiaindicadoreconomia média em relaçao a anos anterioresPAHO, 2016
, 170.0
15infraestrutura e tecnologiaavaliação a médio prazoproblemas técnicosindicadornúmero de problemas técnicos por unidadePAHO, 2016
, 166.0
16infraestrutura e tecnologiaavaliação a médio prazotempo para soluçao de problemasindicadortempo que demorou para resolver um problema técnico por unidadePAHO, 2016
, 167.0
17monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoacompanhamento das atividades na implantação do e-SUS ABcaracterísticaa) realizar web conferências sobre a estratégia e-SUS AB no período de vigência do plano de trabalho; b) realizar oficinas de trabalho sobre a estratégia e-SUS AB no período de vigência do plano de trabalho; c) realizar visitas em Unidades Básicas de Saúde para implantação do PEC, no período de vigência do plano de trabalho; d) monitorar a evolução do estágio de implantação do e-SUS AB e envio dos dados nos municípios vinculados ao plano de trabalho;MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção VII, art 495, 352.0
18monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoavaliação da utilidade da SOFindicadorEsta SOF foi útil para você? a) muito; b) razoável; c) pouco; d) nada;HAOC3, 2019
gráfico 2, 307.0
19monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoavaliação econômica de telecardiologiaindicadorvalor médio das variáveis: a) tempo de deslocamento e permanência; b) custo do deslocamento; c) custo de oportunidade do paciente; d) custo de oportunidade do acompanhante; e) custo de diárias do paciente; f) custo de diárias do acompanhante;HAOC4, 2019
tabela 16, 316.0
20monitoramento e avaliaçãoavaliaçãodiretrizes e critérios de adequaçãocaracterísticaa) impacto; b) exequibilidade; c) conectividade; d) sustentabilidade; e) custo-efetividade; f) abrangência; g) cobertura do projeto; h) disponibilidade financeira;
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 19
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 482, 350.0
21monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoefetividade do serviço de telecardiologiaindicadora) encaminhamentos evitados: número de pacientes atendidos pelo serviço, com classificação normal ou limítrofe no ECG. Esses pacientes são encaminhados para a atenção secundária no modelo convencional. b) impacto nas internações hospitalares: número e tempo de duração de internações cujos diagnósticos principais coincidiram com os seguintes diagnósticos: [lista CID específica]. c) número, tempo médio de permanência e valor médio das hospitalizações ocorridas devido à condição mais frequente no período, ou seja, cardiopatia isquêmica, em residentes dos municípios selecionados, cujo diagnóstico principal na AIH correspondia aos três grupos de diagnósticos mais frequentes a ela relacionados. Comparou-se os valores obtidos com o período anterior, sem a intervenção de telecardiologia. Obs: A avaliação econômica adotou a perspectiva da sociedade e incluiu o uso de recursos médicos diretos na produção do procedimento, além dos custos de deslocamento entre a cidade de residência e a de atendimento, custos de diárias e de oportunidade para o paciente e para o acompanhante, quando foi o caso.HAOC4, 2019
, 314.0
22monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoperíodo de avaliação das teleconsultoriasindicadortrimestral
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 20, $2
MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 142, $2, 356.0
23monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoqualidade da resposta da teleconsultoriaindicadorNa avaliação da qualidade da resposta foram analisadas a estruturação da resposta: objetividade na resposta à dúvida principal; linguagem utilizada pelo teleconsultor; complementação necessária seguindo os princípios e atributos da APS; promoção da educação permanente em saúde; apresentação das referências básicas para permitir o acesso pelo solicitante. Itens obrigatórios, avaliados: a) resposta direta; b) complementação; c) atributos da APS; d) educação permanente; e) referencias. Além desses cinco itens obrigatórios, podem conter ainda sumário de evidências e descrição da estratégia de busca. Para cada item obrigatório do protocolo de resposta foi atribuído uma nota que variou de 0 a 10. A resposta direta teve peso 3 (três), a referência peso 1 (um) e os demais peso 2 (dois). A nota final foi o resultado da média ponderada dos tópicos analisados. De acordo com a nota final, as respostas foram classificadas consoantes a Escala de Likert em: excelente (escore 9,1 a 10), muito boa (escore 8,1 a 9), boa (7,1 a 8), regular (6,1 a 7) e ruim (menor ou igual a 6). NTS-HU-UFMA, 2019
4.7, 495.0
24monitoramento e avaliaçãoavaliação de riscoprocessoscaracterísticaA organização de saúde implementa um processo responsável para avaliação de risco que: a) segue um processo de avaliação de risco documentado, como o descrito na ISO 31000, para avaliar o riscos prioritários para gerenciar, e b) explicita quais fatores influenciam na identificação de cada riscoISO13131, 2021
6.2.2, 98.0
25monitoramento e avaliaçãoavaliação e monitoramentodocumentaçãocaracterísticaA organização de saúde desenvolve um documento que: a) descreve como os serviços serão avaliados; b) descreve se os serviços estão sendo avaliados para resultados clínicos específicos e/ou suas contribuições para os objetivos gerais dos serviços de saúde; c) identifica os indicadores de qualidade e métricas de avaliação a serem utilizados para cada serviço; d) descreve como as avaliações de múltiplos serviços de telessaúde serão agregadas; e) descreve como o sistema de coleta de dados possibilitará a avaliação de cada serviço ISO13131, 2021
5.5.2, 783.0
26processos e atividadesavaliaçãoprodução de exames de telecardiologiaindicadora) número de exames de ECG realizados no período (classificados, não classificados em função da qualidade técnica); b) distribuição de exames de ECG de acordo com o porte populacional do município de solicitação do exame; c) distribuição de exames de ECG de acordo com a classificação do resultado e sexo do paciente, no período analisado; d) distribuição de exames de ECG de acordo com a classificação do resultado e faixa etária do paciente, no período analisado;HAOC4, 2019
, 315.0
27processos e atividadesavaliaçãosolicitação de teleconsultoriasindicadora) número de solicitações de teleconsultorias; b) tempo de resposta para os usuários do serviço; c) número e pertinência dos encaminhamentos e solicitações de exames complementares;HAOC3, 2019
quadro 8, 303.0
28processos e atividadesavaliação a curto prazoquantidade de teleconsultasindicadorquantidade de teleconsultas em um período de tempoPAHO, 2016
, 161.0
29processos e atividadesavaliação a curto prazoteleconsultas realizadasindicador Medir o progresso no sistema de telessaúdePAHO, 2016
, 156.0
30processos e atividadesavaliação a curto prazotempo de esperaindicadorTempo de espera entre a marcaçao e a realizaçao da teleconsulta. Mede a vantagem so serviço de telemedicina em relaçao a consulta comum, e o tempo ganho no cuidado do pacientePAHO, 2016
, 158.0
31processos e atividadesavaliação a curto prazotempo de espera na consultaindicadorTempo de espera entre o horário agendado e o horário da consultaPAHO, 2016
, 160.0
32processos e atividadesavaliação a longo prazoconsultas mensaisindicadornúmero ou percentual de pacientes monitorado por telemedicinaPAHO, 2016
, 169.0
33processos e atividadesavaliação a longo prazopacientes monitoradosindicadornúmero ou percentual de pacientes monitorado por telemedicinaPAHO, 2016
, 168.0
34processos e atividadesavaliação a médio prazoadoção de telemedicinaindicadorquantidade de hospitais que adotaram telemedicina em relaçao ao total de hospitaisPAHO, 2016
, 163.0
35processos e atividadesavaliação a médio prazoimpacto de teleconsultasindicadorrelação entre teleconsultas realizadas e queda relatva em consultas regularesPAHO, 2016
, 162.0
36processos e atividadesavaliação a médio prazonúmero de teleconsultas diferenciadasindicadornúmero de teleconsultas diferenciadasPAHO, 2016
, 164.0
37processos e atividadesavaliação a médio prazotempo ociosoindicadorquantidade de horas que o serviço nao foi utilizadoPAHO, 2016
, 165.0