Aspectos · Relatório estático
Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura
· Filtro categoria: avaliação | limpar# | tema | categoria | aspecto | natureza | elemento(s) | ref |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | aceitabilidade e adequação | avaliação | destaques valorizados das atividades do núcleo | característica | a) a capilaridade do núcleo na atenção primária no estado; b) a capacidade de o núcleo se sustentar com financiamento exclusivo do MS; c) a disposição em participar da Oferta Nacional de Telediagnóstico; d) a consolidação do serviço de telediagnóstico, especialmente do laudo de eletrocardiograma (ECG); e) a capacidade de reorganização do núcleo frente às dificuldades de financiamento, obtendo diversas fontes como aquelas vinculadas a projetos de pesquisa e à Secretaria Estadual de Saúde; f) a sua forte integração com projetos de pesquisa e os avanços do centro no desenvolvimentos de novas tecnologias; h) oferta 24/7 de serviços, em especial de telediagnóstico e contato de referência; i) baixa rotatividade dos teleconsultores no núcleo; j) a consolidação do 0800 como uma importante ferramenta de apoio à clínica na Atenção Primária; k) atuação com a Central de Regulação Estadual; l) a qualificação das filas de especialidades; m) a disponibilidade da ferramenta "Perguntas da semana"; n) a oportunidade para aprendizagem baseada em problemas a partir das ofertas do núcleo; o) a característica da universidade de promover pesquisa e o seu potencial inovativo atrelado aos serviços; p) a forte integração com a Secretaria Estadual de Saúde; q) a estratégia de teleconsultoria compulsória aplicada à regulação; r) a capilaridade das ações do núcleo no estado, sendo este um grande contribuinte para visibilidade da Atenção Primária no território; s) apoio à implantação do e-SUS AB; | HAOC3, 2019
5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 308.0 |
2 | aceitabilidade e adequação | avaliação | dificuldades e desafios às atividades do núcleo | característica | a) a ausência de parcerias para ampliar o apoio e o financiamento às atividades do núcleo; b) a prioridade atual da Secretaria Estadual de Saúde em média e alta complexidade; c) a baixa responsividade da plataforma ao uso no celular; d) o tempo longo gasto com o preenchimento de formulário de solicitação de teleconsultoria e de cadastro de usuários; e) teleconsultor não conhecer atividades ofertadas além daquelas em que está envolvido; f) ausência do papel do governo estadual no financiamento e na articulação com os municípios; g) dificuldade de manter o trabalho de campo constante e presencialmente para o acompanhamento das equipes de saúde nos municípios, frente à dificuldades de financiamento; h) algumas teleconsultorias realizadas demonstram a fragilidade das equipes em relação ao seu processo de trabalho, principalmente a falta de articulação entre os profissionais da própria equipe, constituindo-se em um problema com o qual os teleconsultores precisam lidar; i) as equipes internas do núcleo trabalham de maneira segmentada, com pouco corpo a corpo, troca e sinergia; j) o fato do eixo principal da oferta de 0800 ser médico-médico, sendo limitada para profissionais de outras categorias, tão fundamentais à atenção primária; k) dificuldade dos profissionais de saúde em usar protocolos de acesso por não terem participado do seu processo de construção; l) o acesso ao fluxo de regulação para matriciamento ser apenas possível ao médico de família e não ao especialista (o acesso de especialistas não é possível por tratar-se de um serviço específico para suporte às equipes de atenção primária); m) subregistro de teleconsultorias pelo uso de outras ferramentas de comunicação (WhatsApp®) entre os médicos; n) manutenção dos equipamentos para telediagnóstico, que é a contrapartida municipal para o serviço ofertado, mas que muitas vezes não acontece; o) os cuidados na confidencialidade dos dados; p) dificuldades de entendimento dos protocolos de teledermatologia, por exemplo, que exigem atenção por serem criteriosos; | HAOC3, 2019
5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 309.0 |
3 | aceitabilidade e adequação | avaliação | nível de satisfação | indicador | Nível de satisfação dos usuários com o serviço | DESD, 2021
, 1806.0 |
4 | aceitabilidade e adequação | avaliação | resistência à solicitação de telediagnóstico | característica | Avaliação da resistência por parte dos solicitantes de telediagnósticos. | HAOC3, 2019
seção 4.4, 306.0 |
5 | aceitabilidade e adequação | avaliação | resolubilidade da teleconsultoria | característica | A plataforma dispõe de um questionário de avaliação a ser preenchido pelo usuário, como parte integrante do fechamento do ciclo abertura x finalização da teleconsultoria: A resposta da teleconsultoria atendeu sua dúvida? (atendeu totalmente; atendeu parcialmente; não atendeu); | NTS-HU-UFMA, 2019
4.6, 493.0 |
6 | aceitabilidade e adequação | avaliação | satisfação do solicitante pela teleconsultoria | característica | A plataforma dispõe de um questionário de avaliação a ser preenchido pelo usuário, como parte integrante do fechamento do ciclo abertura x finalização da teleconsultoria: Qual o seu grau de satisfação? (muito satisfeito; satisfeito; indiferente; insatisfeito; muito insatisfeito). | NTS-HU-UFMA, 2019
4.6, 494.0 |
7 | aceitabilidade e adequação | avaliação | utilidade e satisfação da SOF | característica | Para avaliação da SOF, deverá haver uma ferramenta para mensuração da utilidade e satisfação do usuário quanto ao conteúdo encontrado na SOF. Esta avaliação deverá ser por meio de questionário rápido e os resultados deverão estar disponíveis para a visualização de todos que acessarem a SOF. | MS-NT63, 2014
7, 330.0 |
8 | aceitabilidade e adequação | avaliação a curto prazo | especialidades por unidade | indicador | Deve-se aumentar a quantidade de especialidades por unidade. Vai medir a aceitaçao entre médicos e administradores hospitalares | PAHO, 2016
, 155.0 |
9 | aceitabilidade e adequação | avaliação a curto prazo | satisfação do paciente | indicador | satisfaçao do paciente | PAHO, 2016
, 159.0 |
10 | cidadania e desenvolvimento sustentável | avaliação | sustentabilidade e continuidade | característica | Para que o município, o Distrito Federal ou o estado continue participando e recebendo recursos do Programa de Requalificação as UBS deverão informar ao Ministério da Saúde:
a) o início das atividades de execução do cronograma aprovado no projeto;
b) o andamento, a conclusão das ações, a produção bimensal de atividades; e
c) outras informações e documentos requeridos pelo Sistema de Monitoramento do Programa de Requalificação das UBS Observação: Origem: p2554, 2011 - art 23, $4 | MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 145, $4, 357.0 |
11 | gestão financeira e orçamentária | avaliação | custo de manutenção do centro de telessaúde | indicador | a) passagens e diárias (gasto com deslocamentos); b) pessoa física (recursos humanos); c) pessoa jurídica (serviços); d) material de consumo (manutenção, reposição, aplicação e expediente); e) custo mensal dos equipamentos (custo total dos equipamentos dividido pelo tempo de vida útil); | HAOC4, 2019
tabela 24, 317.0 |
12 | gestão financeira e orçamentária | avaliação | custo de manutenção do centro de telessaúde | indicador | a) equipe permanente: salários e pagamentos por trabalho; b) instalações físicas e infraestrutura (aluguel do imóvel, taxa de depreciação, serviços públicos: energia, telecomunicações e internet, água e esgoto; material de limpeza e lanche, material de escritório e suprimentos de expediente); c) outros itens relacionados à manutenção do serviço (licenças de software de sistema de gestão, serviço de contabilidade, treinamento dos colaboradores e analistas, impostos e licenças obrigatórias, alvarás, autorizações); | HAOC5, 2020
4.1, 320.0 |
13 | gestão financeira e orçamentária | avaliação a curto prazo | economia do paciente | indicador | Medir impacto financeiro para o paciente | PAHO, 2016
, 157.0 |
14 | gestão financeira e orçamentária | avaliação a longo prazo | economia | indicador | economia média em relaçao a anos anteriores | PAHO, 2016
, 170.0 |
15 | infraestrutura e tecnologia | avaliação a médio prazo | problemas técnicos | indicador | número de problemas técnicos por unidade | PAHO, 2016
, 166.0 |
16 | infraestrutura e tecnologia | avaliação a médio prazo | tempo para soluçao de problemas | indicador | tempo que demorou para resolver um problema técnico por unidade | PAHO, 2016
, 167.0 |
17 | monitoramento e avaliação | avaliação | acompanhamento das atividades na implantação do e-SUS AB | característica | a) realizar web conferências sobre a estratégia e-SUS AB no período de vigência do plano de trabalho; b) realizar oficinas de trabalho sobre a estratégia e-SUS AB no período de vigência do plano de trabalho; c) realizar visitas em Unidades Básicas de Saúde para implantação do PEC, no período de vigência do plano de trabalho; d) monitorar a evolução do estágio de implantação do e-SUS AB e envio dos dados nos municípios vinculados ao plano de trabalho; | MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção VII, art 495, 352.0 |
18 | monitoramento e avaliação | avaliação | avaliação da utilidade da SOF | indicador | Esta SOF foi útil para você? a) muito; b) razoável; c) pouco; d) nada; | HAOC3, 2019
gráfico 2, 307.0 |
19 | monitoramento e avaliação | avaliação | avaliação econômica de telecardiologia | indicador | valor médio das variáveis: a) tempo de deslocamento e permanência; b) custo do deslocamento; c) custo de oportunidade do paciente; d) custo de oportunidade do acompanhante; e) custo de diárias do paciente; f) custo de diárias do acompanhante; | HAOC4, 2019
tabela 16, 316.0 |
20 | monitoramento e avaliação | avaliação | diretrizes e critérios de adequação | característica | a) impacto;
b) exequibilidade;
c) conectividade;
d) sustentabilidade;
e) custo-efetividade;
f) abrangência;
g) cobertura do projeto;
h) disponibilidade financeira; Observação: Origem: p2554, 2011 - art 19 | MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 482, 350.0 |
21 | monitoramento e avaliação | avaliação | efetividade do serviço de telecardiologia | indicador | a) encaminhamentos evitados: número de pacientes atendidos pelo serviço, com classificação normal ou limítrofe no ECG. Esses pacientes são encaminhados para a atenção secundária no modelo convencional. b) impacto nas internações hospitalares: número e tempo de duração de internações cujos diagnósticos principais coincidiram com os seguintes diagnósticos: [lista CID específica]. c) número, tempo médio de permanência e valor médio das hospitalizações ocorridas devido à condição mais frequente no período, ou seja, cardiopatia isquêmica, em residentes dos municípios selecionados, cujo diagnóstico principal na AIH correspondia aos três grupos de diagnósticos mais frequentes a ela relacionados. Comparou-se os valores obtidos com o período anterior, sem a intervenção de telecardiologia. Obs: A avaliação econômica adotou a perspectiva da sociedade e incluiu o uso de recursos médicos diretos na produção do procedimento, além dos custos de deslocamento entre a cidade de residência e a de atendimento, custos de diárias e de oportunidade para o paciente e para o acompanhante, quando foi o caso. | HAOC4, 2019
, 314.0 |
22 | monitoramento e avaliação | avaliação | período de avaliação das teleconsultorias | indicador | trimestral Observação: Origem: p2554, 2011 - art 20, $2 | MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 142, $2, 356.0 |
23 | monitoramento e avaliação | avaliação | qualidade da resposta da teleconsultoria | indicador | Na avaliação da qualidade da resposta foram analisadas a estruturação da resposta: objetividade na resposta à dúvida principal; linguagem utilizada pelo teleconsultor; complementação necessária seguindo os princípios e atributos da APS; promoção da educação permanente em saúde; apresentação das referências básicas para permitir o acesso pelo solicitante. Itens obrigatórios, avaliados: a) resposta direta; b) complementação; c) atributos da APS; d) educação permanente; e) referencias. Além desses cinco itens obrigatórios, podem conter ainda sumário de evidências e descrição da estratégia de busca. Para cada item obrigatório do protocolo de resposta foi atribuído uma nota que variou de 0 a 10. A resposta direta teve peso 3 (três), a referência peso 1 (um) e os demais peso 2 (dois). A nota final foi o resultado da média ponderada dos tópicos analisados. De acordo com a nota final, as respostas foram classificadas consoantes a Escala de Likert em: excelente (escore 9,1 a 10), muito boa (escore 8,1 a 9), boa (7,1 a 8), regular (6,1 a 7) e ruim (menor ou igual a 6). | NTS-HU-UFMA, 2019
4.7, 495.0 |
24 | monitoramento e avaliação | avaliação de risco | processos | característica | A organização de saúde implementa um processo responsável para avaliação de risco que: a) segue um processo de avaliação de risco documentado, como o descrito na ISO 31000, para avaliar o riscos prioritários para gerenciar, e b) explicita quais fatores influenciam na identificação de cada risco | ISO13131, 2021
6.2.2, 98.0 |
25 | monitoramento e avaliação | avaliação e monitoramento | documentação | característica | A organização de saúde desenvolve um documento que: a) descreve como os serviços serão avaliados; b) descreve se os serviços estão sendo avaliados para resultados clínicos específicos e/ou suas contribuições para os objetivos gerais dos serviços de saúde; c) identifica os indicadores de qualidade e métricas de avaliação a serem utilizados para cada serviço; d) descreve como as avaliações de múltiplos serviços de telessaúde serão agregadas; e) descreve como o sistema de coleta de dados possibilitará a avaliação de cada serviço | ISO13131, 2021
5.5.2, 783.0 |
26 | processos e atividades | avaliação | produção de exames de telecardiologia | indicador | a) número de exames de ECG realizados no período (classificados, não classificados em função da qualidade técnica); b) distribuição de exames de ECG de acordo com o porte populacional do município de solicitação do exame; c) distribuição de exames de ECG de acordo com a classificação do resultado e sexo do paciente, no período analisado; d) distribuição de exames de ECG de acordo com a classificação do resultado e faixa etária do paciente, no período analisado; | HAOC4, 2019
, 315.0 |
27 | processos e atividades | avaliação | solicitação de teleconsultorias | indicador | a) número de solicitações de teleconsultorias; b) tempo de resposta para os usuários do serviço; c) número e pertinência dos encaminhamentos e solicitações de exames complementares; | HAOC3, 2019
quadro 8, 303.0 |
28 | processos e atividades | avaliação a curto prazo | quantidade de teleconsultas | indicador | quantidade de teleconsultas em um período de tempo | PAHO, 2016
, 161.0 |
29 | processos e atividades | avaliação a curto prazo | teleconsultas realizadas | indicador | Medir o progresso no sistema de telessaúde | PAHO, 2016
, 156.0 |
30 | processos e atividades | avaliação a curto prazo | tempo de espera | indicador | Tempo de espera entre a marcaçao e a realizaçao da teleconsulta. Mede a vantagem so serviço de telemedicina em relaçao a consulta comum, e o tempo ganho no cuidado do paciente | PAHO, 2016
, 158.0 |
31 | processos e atividades | avaliação a curto prazo | tempo de espera na consulta | indicador | Tempo de espera entre o horário agendado e o horário da consulta | PAHO, 2016
, 160.0 |
32 | processos e atividades | avaliação a longo prazo | consultas mensais | indicador | número ou percentual de pacientes monitorado por telemedicina | PAHO, 2016
, 169.0 |
33 | processos e atividades | avaliação a longo prazo | pacientes monitorados | indicador | número ou percentual de pacientes monitorado por telemedicina | PAHO, 2016
, 168.0 |
34 | processos e atividades | avaliação a médio prazo | adoção de telemedicina | indicador | quantidade de hospitais que adotaram telemedicina em relaçao ao total de hospitais | PAHO, 2016
, 163.0 |
35 | processos e atividades | avaliação a médio prazo | impacto de teleconsultas | indicador | relação entre teleconsultas realizadas e queda relatva em consultas regulares | PAHO, 2016
, 162.0 |
36 | processos e atividades | avaliação a médio prazo | número de teleconsultas diferenciadas | indicador | número de teleconsultas diferenciadas | PAHO, 2016
, 164.0 |
37 | processos e atividades | avaliação a médio prazo | tempo ocioso | indicador | quantidade de horas que o serviço nao foi utilizado | PAHO, 2016
, 165.0 |