Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

· Filtro categoria: estrutura | limpar
# tema categoria aspecto natureza elemento(s) ref
1aspectos legais e éticosestruturaaspectos regulatórioscaracterísticaAspectos regulatórios: regras e procedimentos que devem ser considerados no Fornecimento de serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
1.4.1, 537.0
2estrutura e gestãoestruturaáreas em processos ou tecnologiascaracterísticaa) Atendimento ao paciente (Call Center, Recepção, Espera, Concierge, Hotelaria); b) Unidades de atendimento e internação (Pronto-Socorro, Unidades de Internação, UTI, Centro Cirúrgico, Ambulatórios); c) SADT (Diagnóstico por imagem, Laboratório, Endoscopia, Hemodinâmica, Hemodiálise); d) Serviços de apoio (RH, Qualidade, CCIH, Educação continuada, Jurídico, Marketing, Pesquisa e Ensino, SAME, SESMT, Medicina Ocupacional, Serviço de Nutrição e Dietética); e) Comercial e relacionamento com Operadoras; f) Segurança patrimonial, Manutenção, Obras e Engenharia Clínica; g) Supply chain (Suprimentos, Planejamento de Compras, Almoxarifado, Farmácia); h) Tecnologia da Informação; i) Equipe Multiprofissional (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapeuta Ocupacional e Nutrição Clínica); j) Corpo Clínico (Gestão do Corpo Clínico, Cadastro Médico, Comissão de Prontuário Médico, Honorários e repasse médico); k) Gestão administrativa e Governança Corporativa; l) Setor Financeiro (Controladoria, Custos, Agendamento Cirúrgico, Autorização, Contas médicas, Ciclo do Faturamento, Contas Particulares, Glosas);DMI-H, 2021
, 485.0
3estrutura e gestãoestruturaclassificação do núcleocaracterísticaa) estadual; b) municipal; c) intermunicipal;
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 8, $
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 471, $, 349.0
4estrutura e gestãoestruturacompetências do núcleocaracterísticaa) organizar, ofertar e regular a segunda opinião formativa, teleconsultoria e telediagnóstico, além de outras ações e serviços ofertados; b) estabelecer fluxos, prazos e protocolos, com base na melhor evidência científica disponível, e adscrição de equipes de atenção básica de modo que facilite o uso dos serviços e as solicitações das equipes; c) possuir equipe de teleconsultores que garanta, minimamente, a oferta de teleconsultoria e segunda opinião formativa; d) articular o Telessaúde à regulação da oferta de serviços; e) propiciar a elaboração, de forma compartilhada e pactuada com os pontos de atenção da rede, de fluxograma e protocolos clínicos que incluam a solicitação prévia de segunda opinião formativa e/ou teleconsultoria antes do encaminhamento ou da solicitação para a central de regulação; e f) monitorar e avaliar o projeto, incluindo-se a avaliação do número de solicitações de segunda opinião formativa e teleconsultorias, do tempo de resposta para os usuários, do número e da qualidade dos encaminhamentos e solicitações de exames realizados e da ampliação da resolutividade da atenção básica.
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 8
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 471, 348.0
5estrutura e gestãoestruturaconhecimento especializadocaracterísticaConhecimento especializado: conhecimento adicional que pode beneficiar a implementação eficaz de serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
1.4.1, 538.0
6estrutura e gestãoestruturaconstituiçãocaracterísticaa) núcleo de telessaúde técnico-científico; b) ponto de telessaúde;
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap I, art 3
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção I, art 449, 336.0
7estrutura e gestãoestruturaconstituiçãocaracterísticaEsta Portaria institui, no âmbito do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Componente de Informatização e Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica, integrado ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 1
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 464, 344.0
8estrutura e gestãoestruturaestratégia e governançacaracterísticaa) A instituição possui comitês para governança de TI e/ou de saúde digital, com discussão de prioridades, análise de impacto e feedback para os colaboradores. b) Há uma estratégia formal de transformação digital da instituição. c) Há um programa estruturado para o acompanhamento da saúde do paciente através de ferramentas digitais. Exemplo: Apps para gestão de doenças crônicas, website educativo, monitoramento remoto, programas de bem-estar com wearables. d) Há uma estratégia para a inovação de processos e incorporação de novas tecnologias. e) A instituição possui uma estratégia de presença nas redes sociais e marketing digital. f) Há de fato o apoio da Diretoria e/ou Conselho para a transformação digital. g) Há um orçamento estruturado e dedicado para a transformação digital com investimentos continuados em inovação.DMI-H, 2021
, 490.0
9estrutura e gestãoestruturaformação de redecaracterísticaTelessaúde Brasil Redes na Atenção Básica será estruturado na forma de uma rede de serviços que prevê a criação de projetos intermunicipais ou de regiões de saúde, geridos de maneira compartilhada, com a possibilidade de participação das Secretarias Estaduais de Saúde, instituições de ensino e serviços de saúde, que garantam o uso da tecnologia como ferramenta de ampliação das ações da atenção básica e de melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde ao cidadão
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 4
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 467, 346.0
10estrutura e gestãoestruturaobjetivocaracterísticaO Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica tem como objetivo desenvolver ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente das equipes de atenção básica, visando à educação para o trabalho, na perspectiva da melhoria da qualidade do atendimento, da ampliação do escopo de ações ofertadas por essas equipes, da mudança das práticas de atenção e da organização do processo de trabalho, por meio da oferta de teleconsultoria, segunda opinião formativa e telediagnóstico
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 3
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 466, 345.0
11estrutura e gestãoestruturapontos de telessaúde em implantaçãoindicadorDescrição: número de unidades de saúde com pontos em implantação de telessaúde em cada município; Numerador: número de pontos em implantação; Unidade: pontos; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 372.0
12estrutura e gestãoestruturapontos de telessaúde implantadosindicadorDescrição: número de unidades de saúde com pontos implantados de telessaúde em cada município; Numerador: número de pontos implantados; Unidade: pontos; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 373.0
13estrutura e gestãoestruturapreparação organizacionalcaracterísticaPreparação organizacional: bases fundamentais que identificam os tópicos que precisam ser estabelecidos para oferecer os serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
1.4.1, 533.0
14estrutura e gestãoestruturaprofissionaisindicadorDescrição: número de profissionais registrados em cada município e em cada categoria profissional; Numerador: número de profissionais; Unidade: profissionais; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 375.0
15gestão financeira e orçamentáriaestruturaapoio na implantação da estratégia e-SUS ABcaracterísticaFica instituído o incentivo financeiro de custeio destinado aos municípios, estados e Distrito Federal com núcleos de telessaúde do TBR para apoio à implantação da estratégia e-SUS AB.MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção VII, art 493, 351.0
16infraestrutura e tecnologiaestruturaambiente digitalcaracterísticaAmbiente digital: infraestrutura tecnológica necessária, incluindo hardware e software.ARG-MNM, 2020
1.4.1, 535.0
17infraestrutura e tecnologiaestruturaestrutura e culturacaracterísticaa) A equipe de TI está estruturada e capacitada para apoiar a transformação digital da instituição. b) Há um programa para a capacitação sobre saúde digital para cada colaborador individualmente. c) Há uma cultura na instituição que privilegia e impulsiona a adoção de tecnologias digitais.DMI-H, 2021
, 489.0
18infraestrutura e tecnologiaestruturainfraestruturacaracterísticaa) A instituição possui uma infraestrutura que garante alta disponibilidade e performance dos sistemas. b) A instituição possui políticas para segurança da informação com treinamentos regulares e tecnologias que garantem a privacidade e confidencialidade das informações. c) Há uma arquitetura técnica bem definida para a integração entre os sistemas e soluções.DMI-H, 2021
, 487.0
19infraestrutura e tecnologiaestruturameio de acesso por dispositivo fixoindicadorDescrição: meio de acesso ao serviço de telessaúde através de dispositivos fixo; Numerador: número de acessos na plataforma de telessaúde através de dispositivos fixo; Unidade: acessos registrados; Fonte: dados das plataformas; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas. Obs: este indicador pode ser implantado nas plataformas existentes ou retirados de ferramentas métricas e análises de sites como Google Analytics.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 378.0
20infraestrutura e tecnologiaestruturameio de acesso por dispositivo móvelindicadorDescrição: meio de acesso ao serviço de telessaúde através de dispositivos móveis; Numerador: número de acessos na plataforma de telessaúde através de dispositivos móveis; Unidade: acessos registrados; Fonte: dados das plataformas; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas. Obs: este indicador pode ser implantado nas plataformas existentes ou retirados de ferramentas métricas e análises de sites como Google Analytics.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 377.0
21infraestrutura e tecnologiaestruturaserviços e aplicaçõescaracterísticaa) A documentação clínica está disponível em formato digital através de um sistema de prontuário eletrônico ou similar. b) A equipe assistencial utiliza sistemas e tecnologias na atenção e no atendimento ao paciente. Exemplo: Prontuário Eletrônico do Paciente e Prescrição Eletrônica). c) A instituição utiliza um sistema informatizado para prescrição de medicamentos, cuidados de enfermagem e solicitação de exames com recursos que aumentam a segurança da prescrição. Exemplo: Alertas de interação medicamentosa, alertas de dose, alergia, alertas de exame laboratorial alterado etc. d) A instituição utiliza uma tecnologia à beira-leito que automatiza os 5 certos na administração de medicamentos e outras substâncias. Exemplo: utiliza um carrinho ou PDA para escanear o código de barras da pulseira do paciente e dos medicamentos, permitindo a realização automática dos 5 certos: paciente certo, medicamento certo, dose certa, horário certo e via certa. e) Há sistemas de apoio à decisão clínica integrados ao prontuário capazes de propor diagnósticos e condutas. Exemplo: um formulário inteligente que calcula um score/escala e, logo após o preenchimento, o sistema faz uma sugestão de uma prescrição de acordo com a condição clínica do paciente. f) As modalidades diagnósticas (exames laboratoriais e de imagem) estão disponíveis em formato digital através de sistemas informatizados, integradas ao prontuário e com portal de exames acessível para profissionais e pacientes. g) A cadeia de suprimentos está informatizada e automatizada, desde as etapas de planejamento até a dispensação. h) As prescrições médicas são revisadas por um farmacêutico clínico com o apoio de um sistema informatizado com alertas. Exemplo: Alertas de interação medicamentosa, alertas de dose, alergia, alertas de exame laboratorial alterado etc. i) Todo o ciclo do faturamento (order to cash) está digital com ferramentas que facilitam o agendamento e a autorização, bem como a análise e o envio das contas. j) Os equipamentos de monitoramento estão integrados com o prontuário eletrônico avançando ao conceito de Internet das Coisas (IoT). Exemplo: monitores multi-paramétricos, glicosímetros, carrinho de anestesia. k) A instituição possui aplicações móveis para promover o engajamento dos pacientes e/ou facilitar o acesso dos profissionais às informações. Exemplo: Apps para médicos ou para pacientes. l) A instituição possui ou utiliza serviços de telemedicina.DMI-H, 2021
, 486.0
22monitoramento e avaliaçãoestruturadados e informaçõescaracterísticaa) A instituição usa ferramentas que permitem a coleta, análise e apresentação de dados para melhoria de processos e tomada de decisão orientada por informações (assistência, operação e gestão). b) A instituição avalia o impacto das intervenções da saúde digital em seus indicadores financeiros, operacionais e assistenciais. c) As informações clínicas do paciente são compartilhadas com outras instituições de saúde para a continuidade do cuidado.DMI-H, 2021
, 488.0
23monitoramento e avaliaçãoestruturaequipeindicadorDescrição: número de equipes de saúde atendidas por telessaúde em cada município; Numerador: número de equipes; Unidade: equipes; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 374.0
24processos e atividadesestruturaações do núcleocaracterísticaa) teleconsultoria; b) educação permanente; c) apoio matricial; d) preparação de pessoal e das equipes para o uso do serviço; e) resolução de problemas relacionados ao uso do serviço; f) monitoramento e avaliação do uso e da qualidade do serviço; e g) monitoramento e avaliação do impacto do Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica e seus resultados na atenção à saúde da população.
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 7
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 470, 347.0
25processos e atividadesestruturaprazo de resposta para teleconsultoria assíncronacaracterísticaO prazo regular para envio da resposta à teleconsultoria assíncrona será fixado em protocolos estabelecidos por cada núcleo de telessaúde técnico-científico, em comum acordo com o Comitê Gestor Estadual, não devendo exceder o prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas a contar do recebimento da consulta.
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap I, art 5
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção I, art 451, 338.0
26processos e atividadesestruturaprocessoscaracterísticaProcessos: conjunto de operações e funções que devem ser consideradas.ARG-MNM, 2020
1.4.1, 534.0
27processos e atividadesestruturaserviços fornecidoscaracterísticaa) teleconsultoria (síncrona, assícrona); b) telediagnóstico; c) segunda opinião formativa; d) tele-educação;
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap I, art 2
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção I, art 448, 335.0
28processos e atividadesestruturauso de evidências científicascaracterísticaAs teleconsultorias, os telediagnósticos e a segunda opinião formativa são respondidos pelos núcleos de telessaúde técnico-científicos com base na melhor e na mais atualizada evidência clínica e cientifica disponível, adequada e pertinente ao contexto de origem da solicitação. Parágrafo único. A resposta deve ressaltar o conhecimento inerente à resolução do problema e que venha a contribuir com a educação permanente dos profissionais envolvidos, com vistas à ampliação de sua capacidade e autonomia na resolução de casos semelhantes.
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap I, art 4
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção I, art 450, 337.0
29recursos humanosestruturacapacitaçãoindicadorDescrição: número de profissionais que foram qualificados para uso das ferramentas em telessaúde; Numerador: número de profissionais; Unidade: profissionais; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 376.0
30recursos humanosestruturarecursos humanoscaracterísticaRecursos humanos: capacidade institucional nas áreas de serviços de saúde e de TICs.ARG-MNM, 2020
1.4.1, 536.0