Aspectos · Relatório estático
Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura
· Filtro categoria: governança e gestão | limpar# | tema | categoria | aspecto | natureza | elemento(s) | ref |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | aceitabilidade e adequação | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | informação e tecnologia como bem público | característica | Adotar o conceito de bem público para os sistemas de informações, serviços de arquivos, repositórios arquivísticos, plataformas e aplicativos definidos como complexos, relevantes e estratégicos para o SUS, em suas dimensões tangível e intangível. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 8, 507.0 |
2 | aceitabilidade e adequação | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | integração com outros setores para definição dos dados | característica | Deve articular com outros setores de modo a efetivar coleta, processamento, tratamento e disseminação progressiva das classificações e variáveis “ocupação” e “atividade econômica” nos SIS, consideradas estratégicas e de interesse para a análise da determinação social do processo saúde-doença-cuidado. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 17, 515.0 |
3 | aspectos legais e éticos | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | interesse público na expansão do mercado | característica | A expansão do mercado do complexo econômico-industrial da tecnologia de informação e telecomunicações deve estar consonante com o interesse da res publica, com os documentos pactuados pela gestão da saúde, pelo controle social e pelo arcabouço normativo no âmbito da política de Estado de saúde e seguridade social. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 3, 502.0 |
4 | cidadania e desenvolvimento sustentável | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | inclusão digital e redução da desigualdade social | característica | Do processo de regulação das empresas de TI e Telecom que desejem atuar na saúde destaca-se a definição de exigências de responsabilidade social, como, por exemplo, empresas que estimulem a inclusão digital e a redução da desigualdade social. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 4, 503.0 |
5 | estrutura e gestão | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | multiplicidade de instâncias coordenadoras | característica | Estruturar novo modelo de gestão da informação e da tecnologia, de natureza democrática, com participação e controle social, que incorpore a tendência atual de convergência e circulação de saberes e práticas, respeitando as especificidades epistêmicas, históricas e culturais, e que favoreça a criação de sinergias virtuosas de gestão política dos diferentes interesses presentes nesse processo. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 7, 506.0 |
6 | estrutura e gestão | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | qualidade dos padrões | característica | Padrões, normalizações e certificações de SIS e de saúde digital devem ser definidas no âmbito de um mecanismo decisório que integre a governança da informação e tecnologia de informação em saúde, tendo por referência o arcabouço de governança do SUS – colegiados de gestão nas três esferas de governo e controle social. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 13, 512.0 |
7 | estrutura e gestão | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | qualidade dos sistemas | característica | a) maturação para apoiar decisões onde tempo e espaço são variáveis que impactam na vida de pessoas; b) missão crítica de operação ininterrupta, integradas a outros sistemas de informações que se alteram continuamente; c) aliam-se as demandas de amplo acesso, em um país continental com déficit de telecomunicações, com facilidade de uso que garanta identificação do indivíduo, do profissional e do estabelecimento de saúde no tempo e espaço, com segurança; d) capacidade transacional confiável em qualquer plataforma, desde sistemas embarcados até os altamente distribuídos; e) critérios de autenticidade e de manutenção da cadeia de custódia dos registros no e entre os sistemas de informação em saúde. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 10, 509.0 |
8 | gestão financeira e orçamentária | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | políticas de fomento à inovação | característica | As políticas de fomento à inovação devem ser claras e acessíveis a todos. Recomenda-se o incentivo de mecanismos de monitoramento e fiscalização a fim de rastrear eventuais repasses de recursos do subfinanciado orçamento do SUS a iniciativas de expansão de mercado de empresas de TI e de Telecom. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 2, 501.0 |
9 | gestão financeira e orçamentária | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | prioridades de fomento | característica | As instâncias gestoras do SUS em conjunto com o controle social (conselhos e conferências de saúde) devem aprofundar a articulação interfederativa e entre outros setores da administração pública para definir prioridades de fomento que atendam às demandas de saúde. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 2, 500.0 |
10 | infraestrutura e tecnologia | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | adequação dos padrões | característica | A adoção de quaisquer normas, padrões ou outorga de certificação de SIS/e-saúde e de saúde digital devem ser, obrigatoriamente, precedidas de consistente análise do contexto de sua origem em relação ao determinado contexto de sua aplicação no país. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 15, 513.0 |
11 | infraestrutura e tecnologia | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | gestão de documentos e evidências | característica | A gestão e a governança de documentos e sistemas de arquivos em saúde devem ser objeto de qualificação permanente. A produção de evidências sobre a utilidade da informação como instrumento da gestão deve ser estimulada. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 1, 499.0 |
12 | infraestrutura e tecnologia | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | qualidade da infraestrutura de comunicação | característica | Mapear e coordenar os serviços de telecomunicações das diversas operadoras que recebem recursos provenientes do SUS, em parceria com as secretarias de saúde e as respectivas empresas públicas estaduais e municipais, para que sejam identificadas as sobreposições de infraestrutura de conectividade, interrompendo o desperdício de recursos públicos. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 12, 511.0 |
13 | infraestrutura e tecnologia | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | redução da fragmentação da informação e da tecnologia | característica | As ações a serem adotadas para superar a fragmentação da ITIS devem ser em formato aberto e público. Interoperabilidade, harmonização das terminologias e padronização da informação em saúde constituem iniciativas essenciais. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 5, 504.0 |
14 | monitoramento e avaliação | governança e gestão | modelos de monitoramento e avaliação | característica | Fortalecer o uso de modelos de monitoramento, auditoria e avaliação para os avanços e necessidades de infraestrutura de TIC e de soluções de saúde digital. | PNIIS, 2021
cap II, seção I, art 4, XIV, 785.0 |
15 | processos e atividades | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | modelos e processos práticos | característica | Desenvolver modelos e processos convincentes de aplicação prática no cotidiano da informação clínica, epidemiológica, demográfica, ambiental e de outras áreas do conhecimento técnico-científico que sejam úteis para a compreensão das complexas situações de saúde em seus respectivos territórios, de acordo com as competências das três esferas de governo. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 1, 498.0 |
16 | proteção e segurança | governança e gestão | controle de acesso a dados | característica | Estabelecer meios para uso efetivo de mecanismos de controle de acesso autorizado a dados pessoais pelos diversos perfis de usuário: usuário, profissionais de saúde, gestores da atenção e vigilância em saúde, órgãos de pesquisa e agentes públicos legalmente autorizados, em conformidade com a Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. | PNIIS, 2021
cap II, seção I, art 4, VIII, 784.0 |
17 | proteção e segurança | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | garantia da qualidade da informação e da tecnologia | característica | Implementar ações que garantam a qualidade da informação em saúde e das tecnologias adotadas. A garantia dessa qualidade – autenticidade e cadeia de custódia ininterrupta – constitui uma das funções indelegáveis do gestor público no âmbito do SUS. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 6, 505.0 |
18 | proteção e segurança | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | qualidade da informação | característica | A informação em saúde é direito do cidadão e a gestão da informação deve garantir a qualidade da informação em saúde para a tomada de decisão dos gestores, cumprindo as responsabilidades institucionais atribuídas desde a geração do registro em saúde, cobrindo toda a cadeia de custódia do documento/registro. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 9, 508.0 |
19 | recursos humanos | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | capacitação das equipes | característica | O ciclo decisório para a adoção de um padrão e/ou norma requer análise sobre a viabilidade e factibilidade de processos de capacitação das equipes de saúde usuárias dos SIS e de serviços de saúde digital, que passarão a utilizar os novos padrões/normas. Nesse caso, parceria com a rede de instituições de ensino em saúde faz-se estratégica e necessária. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 16, 514.0 |
20 | rede, inovação e pesquisa | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | colaboração e domínio público nas tecnologias | característica | Essa responsabilização da gestão da ITIS pressupõe a produção de inovações estratégicas para a práxis em saúde, com utilização de tecnologias universais de domínio público e aberto em todo o ciclo de seu desenvolvimento, em parceria com instituições públicas nacionais de ensino e pesquisa em um trabalho colaborativo, constituindo uma Rede de Centros Colaboradores. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 11, 510.0 |