Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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1aceitabilidade e adequaçãogovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdeinformação e tecnologia como bem públicocaracterísticaAdotar o conceito de bem público para os sistemas de informações, serviços de arquivos, repositórios arquivísticos, plataformas e aplicativos definidos como complexos, relevantes e estratégicos para o SUS, em suas dimensões tangível e intangível.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 8, 507.0
2aceitabilidade e adequaçãogovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdeintegração com outros setores para definição dos dadoscaracterísticaDeve articular com outros setores de modo a efetivar coleta, processamento, tratamento e disseminação progressiva das classificações e variáveis “ocupação” e “atividade econômica” nos SIS, consideradas estratégicas e de interesse para a análise da determinação social do processo saúde-doença-cuidado.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 17, 515.0
3aspectos legais e éticosgovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdeinteresse público na expansão do mercadocaracterísticaA expansão do mercado do complexo econômico-industrial da tecnologia de informação e telecomunicações deve estar consonante com o interesse da res publica, com os documentos pactuados pela gestão da saúde, pelo controle social e pelo arcabouço normativo no âmbito da política de Estado de saúde e seguridade social.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 3, 502.0
4cidadania e desenvolvimento sustentávelgovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdeinclusão digital e redução da desigualdade socialcaracterísticaDo processo de regulação das empresas de TI e Telecom que desejem atuar na saúde destaca-se a definição de exigências de responsabilidade social, como, por exemplo, empresas que estimulem a inclusão digital e a redução da desigualdade social.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 4, 503.0
5estrutura e gestãogovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdemultiplicidade de instâncias coordenadorascaracterísticaEstruturar novo modelo de gestão da informação e da tecnologia, de natureza democrática, com participação e controle social, que incorpore a tendência atual de convergência e circulação de saberes e práticas, respeitando as especificidades epistêmicas, históricas e culturais, e que favoreça a criação de sinergias virtuosas de gestão política dos diferentes interesses presentes nesse processo.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 7, 506.0
6estrutura e gestãogovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdequalidade dos padrõescaracterísticaPadrões, normalizações e certificações de SIS e de saúde digital devem ser definidas no âmbito de um mecanismo decisório que integre a governança da informação e tecnologia de informação em saúde, tendo por referência o arcabouço de governança do SUS – colegiados de gestão nas três esferas de governo e controle social.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 13, 512.0
7estrutura e gestãogovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdequalidade dos sistemascaracterísticaa) maturação para apoiar decisões onde tempo e espaço são variáveis que impactam na vida de pessoas; b) missão crítica de operação ininterrupta, integradas a outros sistemas de informações que se alteram continuamente; c) aliam-se as demandas de amplo acesso, em um país continental com déficit de telecomunicações, com facilidade de uso que garanta identificação do indivíduo, do profissional e do estabelecimento de saúde no tempo e espaço, com segurança; d) capacidade transacional confiável em qualquer plataforma, desde sistemas embarcados até os altamente distribuídos; e) critérios de autenticidade e de manutenção da cadeia de custódia dos registros no e entre os sistemas de informação em saúde.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 10, 509.0
8gestão financeira e orçamentáriagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdepolíticas de fomento à inovaçãocaracterísticaAs políticas de fomento à inovação devem ser claras e acessíveis a todos. Recomenda-se o incentivo de mecanismos de monitoramento e fiscalização a fim de rastrear eventuais repasses de recursos do subfinanciado orçamento do SUS a iniciativas de expansão de mercado de empresas de TI e de Telecom.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 2, 501.0
9gestão financeira e orçamentáriagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdeprioridades de fomentocaracterísticaAs instâncias gestoras do SUS em conjunto com o controle social (conselhos e conferências de saúde) devem aprofundar a articulação interfederativa e entre outros setores da administração pública para definir prioridades de fomento que atendam às demandas de saúde.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 2, 500.0
10infraestrutura e tecnologiagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdeadequação dos padrõescaracterísticaA adoção de quaisquer normas, padrões ou outorga de certificação de SIS/e-saúde e de saúde digital devem ser, obrigatoriamente, precedidas de consistente análise do contexto de sua origem em relação ao determinado contexto de sua aplicação no país.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 15, 513.0
11infraestrutura e tecnologiagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdegestão de documentos e evidênciascaracterísticaA gestão e a governança de documentos e sistemas de arquivos em saúde devem ser objeto de qualificação permanente. A produção de evidências sobre a utilidade da informação como instrumento da gestão deve ser estimulada.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 1, 499.0
12infraestrutura e tecnologiagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdequalidade da infraestrutura de comunicaçãocaracterísticaMapear e coordenar os serviços de telecomunicações das diversas operadoras que recebem recursos provenientes do SUS, em parceria com as secretarias de saúde e as respectivas empresas públicas estaduais e municipais, para que sejam identificadas as sobreposições de infraestrutura de conectividade, interrompendo o desperdício de recursos públicos.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 12, 511.0
13infraestrutura e tecnologiagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúderedução da fragmentação da informação e da tecnologiacaracterísticaAs ações a serem adotadas para superar a fragmentação da ITIS devem ser em formato aberto e público. Interoperabilidade, harmonização das terminologias e padronização da informação em saúde constituem iniciativas essenciais.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 5, 504.0
14monitoramento e avaliaçãogovernança e gestãomodelos de monitoramento e avaliaçãocaracterísticaFortalecer o uso de modelos de monitoramento, auditoria e avaliação para os avanços e necessidades de infraestrutura de TIC e de soluções de saúde digital.PNIIS, 2021
cap II, seção I, art 4, XIV, 785.0
15processos e atividadesgovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdemodelos e processos práticoscaracterísticaDesenvolver modelos e processos convincentes de aplicação prática no cotidiano da informação clínica, epidemiológica, demográfica, ambiental e de outras áreas do conhecimento técnico-científico que sejam úteis para a compreensão das complexas situações de saúde em seus respectivos territórios, de acordo com as competências das três esferas de governo.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 1, 498.0
16proteção e segurançagovernança e gestãocontrole de acesso a dadoscaracterísticaEstabelecer meios para uso efetivo de mecanismos de controle de acesso autorizado a dados pessoais pelos diversos perfis de usuário: usuário, profissionais de saúde, gestores da atenção e vigilância em saúde, órgãos de pesquisa e agentes públicos legalmente autorizados, em conformidade com a Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.PNIIS, 2021
cap II, seção I, art 4, VIII, 784.0
17proteção e segurançagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdegarantia da qualidade da informação e da tecnologiacaracterísticaImplementar ações que garantam a qualidade da informação em saúde e das tecnologias adotadas. A garantia dessa qualidade – autenticidade e cadeia de custódia ininterrupta – constitui uma das funções indelegáveis do gestor público no âmbito do SUS.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 6, 505.0
18proteção e segurançagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdequalidade da informaçãocaracterísticaA informação em saúde é direito do cidadão e a gestão da informação deve garantir a qualidade da informação em saúde para a tomada de decisão dos gestores, cumprindo as responsabilidades institucionais atribuídas desde a geração do registro em saúde, cobrindo toda a cadeia de custódia do documento/registro.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 9, 508.0
19recursos humanosgovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdecapacitação das equipescaracterísticaO ciclo decisório para a adoção de um padrão e/ou norma requer análise sobre a viabilidade e factibilidade de processos de capacitação das equipes de saúde usuárias dos SIS e de serviços de saúde digital, que passarão a utilizar os novos padrões/normas. Nesse caso, parceria com a rede de instituições de ensino em saúde faz-se estratégica e necessária.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 16, 514.0
20rede, inovação e pesquisagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdecolaboração e domínio público nas tecnologiascaracterísticaEssa responsabilização da gestão da ITIS pressupõe a produção de inovações estratégicas para a práxis em saúde, com utilização de tecnologias universais de domínio público e aberto em todo o ciclo de seu desenvolvimento, em parceria com instituições públicas nacionais de ensino e pesquisa em um trabalho colaborativo, constituindo uma Rede de Centros Colaboradores.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 11, 510.0