Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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1aceitabilidade e adequaçãoqualidadesatisfação do pacienteindicadorDetermina a satisfação dos pacientes atendidos por telemedicina. Interpretação: Determina a percepção do usuário após utilizar os serviços de telemedicina. Ajuda a melhorar o funcionamento do programa. Fórmula: Número de pacientes satisfeitos x 100/total de pacientes atendidos por telemedicina. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Qualidade. Observações: É necessária uma pesquisa de satisfação simples, baseada nas respostas da escala Likert. Também pode ser usado por médicos.PAHO, 2016
, 211.0
2infraestrutura e tecnologiaqualidade do serviçosistema de telemedicinaindicadorEstabilidade e confiabilidade do sistema e método usado para transmitir informaçõesPAHO, 2016
, 191.0
3infraestrutura e tecnologiaqualidade dos dadosconfiabilidade dos dadoscaracterísticaA organização garante que os processos sejam implementados para monitorar a confiabilidade da representação, geração, coleta, transmissão, troca e uso de dados por serviços de telessaúdeISO13131, 2021
14.1.7, 15.0
4infraestrutura e tecnologiaqualidade dos dadosdisponibilidade dos processoscaracterísticaA organização garante que os processos estejam disponíveis para apoiar atividades de assistência à saúde eficazes e seguras quando a qualidade dos dados do serviço de telessaúde exceder os limites de controleISO13131, 2021
14.1.7, 16.0
5processos e atividadesqualidadeagendamento de telemedicina subsequenteindicadorDetermina o número médio de consultas subsequentes geradas com base na primeira consulta, por paciente. Interpretação: Indica que os problemas do paciente estão sendo abordados. Fórmula: Número de consultas posteriores de telemedicina por paciente x 100/Número de pacientes atendidos pela primeira vez com telemedicina. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Qualidade. Observações: Deve estar relacionado com o tipo de especialidade prestada.PAHO, 2016
, 208.0
6processos e atividadesqualidadetempo de espera para a teleconsultaindicadorRefere-se ao tempo decorrido entre o agendamento de um compromisso e sua realização. Interpretação: Determina o tempo médio de espera do paciente. Avalia o tempo que o paciente economiza por meio de teleconsultas em relação aos cuidados normais. Uma comparação ex post é necessária. Fórmula: (Soma do total de horas decorridas entre o agendamento e a realização da consulta + Duração da consulta em horas)/Número de teleconsultas realizadas. Frequência: Semanal. Tipo de Indicador. QualidadePAHO, 2016
, 209.0
7processos e atividadesqualidade dos dadosdocumentação dos processoscaracterísticaA organização garante as decisões tomadas ao projetar esses processos são documentadasISO13131, 2021
14.1.7, 17.0
8processos e atividadesqualidade dos dadosqualificação da informação em telemedicinacaracterísticaO médico que utilizar a telemedicina, ciente de sua responsabilidade legal, deve avaliar se as informações recebidas são qualificadas, dentro de protocolos rígidos de segurança digital e suficientes para a finalidade proposta.CFM-2314, 2022
considerações, 1836.0
9recursos humanosqualidade do serviçodiversidade de especialistasindicadorNúmero e diversidade de especialistas desde a criação do programaPAHO, 2016
, 190.0