Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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# tema categoria aspecto natureza elemento(s) ref
1aceitabilidade e adequaçãoavaliaçãonível de satisfaçãoindicadorNível de satisfação dos usuários com o serviçoDESD, 2021
, 1806.0
2aceitabilidade e adequaçãoavaliação a curto prazoespecialidades por unidadeindicadorDeve-se aumentar a quantidade de especialidades por unidade. Vai medir a aceitaçao entre médicos e administradores hospitalaresPAHO, 2016
, 155.0
3aceitabilidade e adequaçãoavaliação a curto prazosatisfação do pacienteindicadorsatisfaçao do pacientePAHO, 2016
, 159.0
4aceitabilidade e adequaçãoeficiênciapercepção do pacienteindicadorPAHO, 2016
, 193.0
5aceitabilidade e adequaçãoendógenoexperiencia do pacienteindicadorreportada pelo pacientePAHO, 2016
, 199.0
6aceitabilidade e adequaçãoendógenoprofissionais treinadosindicadorpessoal técnico treinadoPAHO, 2016
, 197.0
7aceitabilidade e adequaçãoestágio do projetoaceitação da equipeindicadorPAHO, 2016
, 181.0
8aceitabilidade e adequaçãoestágio do projetoaceitação da equipe de saúdeindicadorPAHO, 2016
, 172.0
9aceitabilidade e adequaçãoestágio do projetoaceitação do pacienteindicadorPAHO, 2016
, 179.0
10aceitabilidade e adequaçãoestágio do projetoacessibilidade para o pacienteindicadorPAHO, 2016
, 178.0
11aceitabilidade e adequaçãoestágio do projetoacessibilidade para o profissionalindicadorPAHO, 2016
, 180.0
12aceitabilidade e adequaçãoestágio do projetosensibilização de autoridades e tomadores de decisãoindicadorPAHO, 2016
, 173.0
13aceitabilidade e adequaçãoexógenoacesso ao serviçoindicadorPAHO, 2016
, 201.0
14aceitabilidade e adequaçãoindicadoresNet Promoter Score (NPS)indicadorUsar o Net Promoter Score, tanto para usuários finais (pacientes) como para profissionais de saúde, pode ajudar na incorporação da inovação.
Observação: Não consta no questionário.
HAOC1, 2019
6, 260.0
15aceitabilidade e adequaçãoindicadoressatisfação dos participantesindicadora) satisfação dos profissionais de saúde; b) satisfação dos pacientes; Inúmeros trabalhos demonstram que serviços de telessaúde são bem avaliados. Entretanto, isso não se reflete em taxas igualmente compatíveis de utilização. De fato, a satisfação é uma informação muito pouco útil para ser utilizada como desfecho, e no máximo deve guiar o monitoramento dos serviços.
Observação: Não consta no questionário.
HAOC1, 2019
6, 262.0
16aceitabilidade e adequaçãoqualidadesatisfação do pacienteindicadorDetermina a satisfação dos pacientes atendidos por telemedicina. Interpretação: Determina a percepção do usuário após utilizar os serviços de telemedicina. Ajuda a melhorar o funcionamento do programa. Fórmula: Número de pacientes satisfeitos x 100/total de pacientes atendidos por telemedicina. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Qualidade. Observações: É necessária uma pesquisa de satisfação simples, baseada nas respostas da escala Likert. Também pode ser usado por médicos.PAHO, 2016
, 211.0
17aceitabilidade e adequaçãoresultados e avaliaçãoavaliação da satisfação com os objetos de aprendizagem em tele-educaçãoindicadorDescrição: avaliação global da satisfação profissional com os objetos de aprendizagem por mês; Numerador: escala de Likert (com 5 níveis) da satisfação do solicitante; Unidade: níveis de satisfação; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Para a classificação dos temas da tele-educação devem ser utilizados os DeCS da BIREME. Obs: a avaliação de satisfação dos profissionais será feita pelos acessos nos cursos, seminários e webconferências.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 6, 422.0
18aceitabilidade e adequaçãoresultados e avaliaçãoavaliação da satisfação em tele-educaçãoindicadorDescrição: avaliação global da satisfação dos profissionais participantes por mês; Numerador: escala de Likert (com 5 níveis) da satisfação do solicitante; Unidade: níveis de satisfação; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Para a classificação dos temas da tele-educação devem ser utilizados os DeCS da BIREME. Obs: a avaliação de satisfação dos profissionais será feita pelos acessos nos cursos, seminários e webconferências.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 6, 420.0
19aceitabilidade e adequaçãousuário como protagonistasatisfação do pacienteindicadorMonitoramento, avaliação e auditoria permanentes do nível de satisfação da população sobre sua experiência com os serviços de saúde digital, a partir da criação de interfaces funcionais, com design intuitivo e que sigam os princípios da experiência do usuário, considerando a diversidade de públicos-alvo;PNIIS, 2021
cap II, seção IV, art 7, IV, 795.0
20aspectos legais e éticoslegislação, política e normas/regulamentosbase legal para proteção de dadosindicadorBase legal para proteção de dados (segurança): Existe uma lei em segurança de dados (armazenamento, transmissão, uso) que seja relevante para a saúde digital.BDHI, 2021
5, 443.0
21aspectos legais e éticosserviço de telessaúdegeorreferenciamentoindicadorLocalização dos pacientes no atendimentoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 833.0
22cidadania e desenvolvimento sustentávelrecursos humanosinclusãoindicadorNúmero de profissionais mulheres que colaboram para o núcleo de telessaúde.ONU2030, 2016
, 1826.0
23cidadania e desenvolvimento sustentávelrecursos humanosinclusãoindicadorNúmero de pessoas LGBTIQA+ na equipe do núcleo de telessaúde.ONU2030, 2016
, 1828.0
24cidadania e desenvolvimento sustentávelrecursos humanosinclusãoindicadorO núcleo de telessaúde tem entre seus colaboradores pessoas com deficiência (PcD).ONU2030, 2016
, 1829.0
25estrutura e gestãodemográficocoberturaindicadorPercentual de localidades (municípios, unidades habitacionais, populações) que possuem atendimento de telemedicina, fora das localidades originalmente propostas no programa. Mede o grau de progresso na implementação. Fórmula: Número de localidades atendidas por telemedicina x 100/Número de localidades que compõem a população-alvo do programa. Frequência: Semestral. Tipo de Indicador. Demográfico. Observações: É necessário identificar o que é considerado um serviço de telemedicina. Informações adicionais podem ser obtidas, como a população que potencialmente se beneficiaria do programa.PAHO, 2016
, 782.0
26estrutura e gestãoendógenocoberturaindicadorPAHO, 2016
, 196.0
27estrutura e gestãoestruturapontos de telessaúde em implantaçãoindicadorDescrição: número de unidades de saúde com pontos em implantação de telessaúde em cada município; Numerador: número de pontos em implantação; Unidade: pontos; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 372.0
28estrutura e gestãoestruturapontos de telessaúde implantadosindicadorDescrição: número de unidades de saúde com pontos implantados de telessaúde em cada município; Numerador: número de pontos implantados; Unidade: pontos; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 373.0
29estrutura e gestãoestruturaprofissionaisindicadorDescrição: número de profissionais registrados em cada município e em cada categoria profissional; Numerador: número de profissionais; Unidade: profissionais; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 375.0
30estrutura e gestãoexecuçãoinício das teleconsultoriasindicadorImplantação da teleconsultoriaDESD, 2021
, 1814.0
31estrutura e gestãoimplantaçãoestágio de desenvolvimento do núcleoindicadora) intervenção não implantada: 0-33,3%; b) intervenção parcialmente implantada: 33,3%-66,6%; c) intervenção com implantação avançada: 66,6%-100%;
Resposta: 0-100%
HAOC3, 2019
quadro 2, 295.0
32estrutura e gestãoimplantaçãoperíodo de implantaçãoindicadorano de início e ano de términoHAOC3, 2019
tabela 1, 297.0
33estrutura e gestãoindicadoresindicadores de estruturaindicadora) número de dispositivos disponíveis per capita; b) capacidade instalada e demanda esperada; c) qualificação clínica da equipe de telessaúde; d) horário de funcionamento;
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 256.0
34estrutura e gestãoplanejamentocontratação de serviços de terceirosindicadorContratação de serviços de Terceiros Pessoa JurídicaDESD, 2021
, 1813.0
35estrutura e gestãoplanejamentocontrato assinadoindicadorAssinatura do contrato com a IntervenienteDESD, 2021
, 1808.0
36estrutura e gestãoplanejamentodemanda reprimidaindicadorDemanda reprimida nos municípiosDESD, 2021
, 1804.0
37estrutura e gestãoplanejamentoplano de trabalhoindicadorElaboração e validação do plano de trabalho junto ao Departamento de Saúde Digital do Ministério da SaúdeDESD, 2021
, 1809.0
38estrutura e gestãorecursos financeirosbase de cálculo do TBR na ABindicadora) número de eSF; b) cobertura populacional; c) quantidade de unidades básicas de saúde da UF;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 149, 359.0
39estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura de estabelecimentosindicadorquantidade de estabelecimentos com atendimento de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 829.0
40estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura de monitoramento remotoindicadorquantidade de estabelecimentos com monitoramento remoto de pacientesTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 830.0
41estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura de telediagnósticoindicadorquantidade de estabelecimentos com serviço de telediagnósticoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 831.0
42estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura em educação e pesquisaindicadorquantidade de estabelecimentos com atuação em educação e pesquisaTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 832.0
43estrutura e gestãoserviço de telessaúdemeio de acessoindicadorMeio de comunicação utilizado no serviço de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 838.0
44estrutura e gestãoserviço de telessaúdetipo do serviçoindicadorTipo de serviço utilizadoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 834.0
45gestão financeira e orçamentáriaavaliaçãocusto de manutenção do centro de telessaúdeindicadora) passagens e diárias (gasto com deslocamentos); b) pessoa física (recursos humanos); c) pessoa jurídica (serviços); d) material de consumo (manutenção, reposição, aplicação e expediente); e) custo mensal dos equipamentos (custo total dos equipamentos dividido pelo tempo de vida útil);HAOC4, 2019
tabela 24, 317.0
46gestão financeira e orçamentáriaavaliaçãocusto de manutenção do centro de telessaúdeindicadora) equipe permanente: salários e pagamentos por trabalho; b) instalações físicas e infraestrutura (aluguel do imóvel, taxa de depreciação, serviços públicos: energia, telecomunicações e internet, água e esgoto; material de limpeza e lanche, material de escritório e suprimentos de expediente); c) outros itens relacionados à manutenção do serviço (licenças de software de sistema de gestão, serviço de contabilidade, treinamento dos colaboradores e analistas, impostos e licenças obrigatórias, alvarás, autorizações);HAOC5, 2020
4.1, 320.0
47gestão financeira e orçamentáriaavaliação a curto prazoeconomia do pacienteindicadorMedir impacto financeiro para o pacientePAHO, 2016
, 157.0
48gestão financeira e orçamentáriaavaliação a longo prazoeconomiaindicadoreconomia média em relaçao a anos anterioresPAHO, 2016
, 170.0
49gestão financeira e orçamentáriaestratégia e investimentofinanciamento públicoindicadorFinanciamento público para a saúde digital: Qual é o percentual (%) estimado do gasto público anual na saúde destinado à saúde digital.BDHI, 2021
4, 442.0
50gestão financeira e orçamentáriaexecução financeirapercentual físico de execução de uma atividade no período total do objetoindicadorIndicação ou cálculo do percentual de execução da atividade baseado no total de execução sobre o total previsto de execução no período total do objeto.DESD, 2021
, 1782.0
51gestão financeira e orçamentáriaexecução financeiravalor total de execução de uma atividade para o período total do objetoindicadorDescrição ou valor total de execução da atividade para o período total do objeto. (exemplos: 20 horas, 2 eventos, 150 participantes, 2 atividades de tele-educação, 160 teleconsultorias/mês indicando o total no período, 40 pontos de telessaúde a serem incluídos no período, 2 SOF/mês indicando o total no períodoDESD, 2021
, 1781.0
52gestão financeira e orçamentáriaexecução financeiravalor total previsto de execução de uma atividade para o período total do objetoindicadorValor em reais do total previsto de execução da atividade para o período total do objeto.DESD, 2021
, 1780.0
53gestão financeira e orçamentáriaexógenocustoindicadorcusto do atendimentoPAHO, 2016
, 202.0
54gestão financeira e orçamentáriafinanceirocusto de efetividadeindicadorCusto efetividade do projetoDESD, 2021
, 1807.0
55gestão financeira e orçamentáriafinanceiroeconomia mensal por municípioindicadoreconomia mensal por municípioDESD, 2021
, 1797.0
56gestão financeira e orçamentáriafinanceiroredução de custosindicadorA economia gerada a partir da evitação de encaminhamento de pacientes na rede, na qualificação das solicitações de exames, na diminuição do tempo de resposta entre a realização e emissão do laudo, na possibilidade de discussão clínica entre o médico solicitante e o teleconsultor especialistaDESD, 2021
, 1791.0
57gestão financeira e orçamentáriafinanceiroretorno do investimento indicadorRetorno do investimento realizadoDESD, 2021
, 1796.0
58gestão financeira e orçamentáriafinanceirotempo de retorno do investimentoindicadortempo de retorno do investimentoDESD, 2021
, 1798.0
59gestão financeira e orçamentáriaindicadoresindicadores de resultado econômicoindicadora) custo per capita/procedimento/diagnóstico com igual efetividade (custo-minimização); b) impacto sobre acesso ou qualidade com mesmo custo semelhante (custo-utilidade);
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 259.0
60gestão financeira e orçamentáriarecursos financeiroscondições para custeio mensal do componente fixo do núcleo na ABindicadorO componente fixo corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor total do incentivo financeiro de custeio a ser repassado ao respectivo ente federativo e será definido de acordo com o porte do núcleo de telessaúde. Para recebimento do componente fixo do incentivo, serão considerados os seguintes requisitos: a) ter, no mínimo, 80 (oitenta) equipes de Atenção Básica participantes cadastradas na plataforma de telessaúde; b) possuir equipes vinculadas em UBS com ponto de telessaúde no SCNES; c) possuir equipes com histórico de solicitação de teleconsultorias nos últimos 3 (três) meses; d) enviar, mensalmente, o relatório de produção do Núcleo para o Sistema de Monitoramento do Telessaúde vigente;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 153, 360.0
61gestão financeira e orçamentáriarecursos financeiroscondições para custeio mensal do componente fixo do núcleo na ABindicadorO componente fixo corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor total do incentivo financeiro de custeio a ser repassado ao respectivo ente federativo e será definido de acordo com o porte do núcleo de telessaúde. Para recebimento do componente fixo do incentivo, serão considerados os seguintes requisitos: a) ter, no mínimo, 80 (oitenta) equipes de Atenção Básica participantes cadastradas na plataforma de telessaúde; b) possuir equipes vinculadas em UBS com ponto de telessaúde no SCNES; c) possuir equipes com histórico de solicitação de teleconsultorias nos últimos 3 (três) meses; d) enviar, mensalmente, o relatório de produção do Núcleo para o Sistema de Monitoramento do Telessaúde vigente;
Observação: Consta na Portaria de Consolidação no. 6 de 2017.
MS-NT-CUST, 2015
2.1, 426.0
62gestão financeira e orçamentáriarecursos financeiroscondições para custeio mensal do componente variável do núcleo na ABindicadorO componente variável corresponderá aos 50% (cinquenta por cento) restantes do valor total do incentivo financeiro de custeio a ser repassado ao respectivo ente federativo. Para recebimento deste componente, serão acompanhadas as seguintes dimensões e indicadores: 1) 1º Dimensão: atividade de equipes ativas e participantes, relativa aos profissionais que utilizam os serviços de telessaúde no mês de referência: Esta dimensão equivale a 40% do valor total do incentivo variável. Objetiva acompanhar a abrangência de utilização de equipes e profissionais a cada mês. 1a) número de equipes ativas: relação das equipes ativas e o total de equipes participantes do núcleo; 1b) número de médicos ativos: relação dos médicos ativos e o total de médicos participantes do núcleo; 2) 2º Dimensão: definição e pactuação de linhas de cuidado e/ou especialidades prioritárias: esta dimensão do componente de custeio equivale a 20% do valor total do incentivo variável. Objetiva estimular a análise e qualificação dos encaminhamentos para a Atenção Especializada no SUS com foco em Linhas de Cuidado e/ou especialidades prioritárias. 2a) A definição e pactuação de linhas de cuidado e/ou especialidades prioritárias, nas instâncias colegiadas do SUS, envolvendo gestores, serviços e equipes participantes ao núcleo de telessaúde; 3) A definição e pactuação de Protocolos de Regulação do Acesso ou Protocolos de Encaminhamento articulados à regulação; 3º Dimensão: Produção total de teleconsultorias síncronas e assíncronas, por equipe a cada mês. Esta dimensão equivale a 40% do valor total do incentivo variável do custeio. Objetiva acompanhar a produção de teleconsultorias dos NTS. 3a) Teleconsultoria de temas gerais, se qualquer profissional da equipe realizar, no mínimo, 01 teleconsultoria no mês de referência, com exceção da relacionada à teleconsultoria por médico na LC prioritária. 3b) Teleconsultoria relacionada à linha de cuidado (LC) prioritária, se o médico da equipe realizar, no mínimo, 01 teleconsultoria relacionada à Linha de Cuidado ou especialidade definida e pactuada, no mês de referência. Obs: O acompanhamento da produção levará em conta: - teleconsultorias síncronas: resposta por webconferência ou telefone (0800 644 6543), registradas na plataforma. - teleconsultorias assíncronas: resposta em texto, após, no máximo, 72 horas.
Observação: Consta na Portaria de Consolidação no. 6 de 2017.
MS-NT-CUST, 2015
2.2, 427.0
63infraestrutura e tecnologiaavaliação a médio prazoproblemas técnicosindicadornúmero de problemas técnicos por unidadePAHO, 2016
, 166.0
64infraestrutura e tecnologiaavaliação a médio prazotempo para soluçao de problemasindicadortempo que demorou para resolver um problema técnico por unidadePAHO, 2016
, 167.0
65infraestrutura e tecnologiaendógenoequipamentosindicadornecessidade de equipamentos e suprimentosPAHO, 2016
, 198.0
66infraestrutura e tecnologiaestruturameio de acesso por dispositivo fixoindicadorDescrição: meio de acesso ao serviço de telessaúde através de dispositivos fixo; Numerador: número de acessos na plataforma de telessaúde através de dispositivos fixo; Unidade: acessos registrados; Fonte: dados das plataformas; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas. Obs: este indicador pode ser implantado nas plataformas existentes ou retirados de ferramentas métricas e análises de sites como Google Analytics.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 378.0
67infraestrutura e tecnologiaestruturameio de acesso por dispositivo móvelindicadorDescrição: meio de acesso ao serviço de telessaúde através de dispositivos móveis; Numerador: número de acessos na plataforma de telessaúde através de dispositivos móveis; Unidade: acessos registrados; Fonte: dados das plataformas; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas. Obs: este indicador pode ser implantado nas plataformas existentes ou retirados de ferramentas métricas e análises de sites como Google Analytics.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 377.0
68infraestrutura e tecnologiainfraestruturaestrutura físicaindicadorEntrega da Estrutura física para AtendimentoDESD, 2021
, 1810.0
69infraestrutura e tecnologiainfraestruturaquantidade de municípios envolvidos/atendidosindicadorquantidade de municípios envolvidos/atendidosDESD, 2021
, 1799.0
70infraestrutura e tecnologiaqualidade do serviçosistema de telemedicinaindicadorEstabilidade e confiabilidade do sistema e método usado para transmitir informaçõesPAHO, 2016
, 191.0
71monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoavaliação da utilidade da SOFindicadorEsta SOF foi útil para você? a) muito; b) razoável; c) pouco; d) nada;HAOC3, 2019
gráfico 2, 307.0
72monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoavaliação econômica de telecardiologiaindicadorvalor médio das variáveis: a) tempo de deslocamento e permanência; b) custo do deslocamento; c) custo de oportunidade do paciente; d) custo de oportunidade do acompanhante; e) custo de diárias do paciente; f) custo de diárias do acompanhante;HAOC4, 2019
tabela 16, 316.0
73monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoefetividade do serviço de telecardiologiaindicadora) encaminhamentos evitados: número de pacientes atendidos pelo serviço, com classificação normal ou limítrofe no ECG. Esses pacientes são encaminhados para a atenção secundária no modelo convencional. b) impacto nas internações hospitalares: número e tempo de duração de internações cujos diagnósticos principais coincidiram com os seguintes diagnósticos: [lista CID específica]. c) número, tempo médio de permanência e valor médio das hospitalizações ocorridas devido à condição mais frequente no período, ou seja, cardiopatia isquêmica, em residentes dos municípios selecionados, cujo diagnóstico principal na AIH correspondia aos três grupos de diagnósticos mais frequentes a ela relacionados. Comparou-se os valores obtidos com o período anterior, sem a intervenção de telecardiologia. Obs: A avaliação econômica adotou a perspectiva da sociedade e incluiu o uso de recursos médicos diretos na produção do procedimento, além dos custos de deslocamento entre a cidade de residência e a de atendimento, custos de diárias e de oportunidade para o paciente e para o acompanhante, quando foi o caso.HAOC4, 2019
, 314.0
74monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoperíodo de avaliação das teleconsultoriasindicadortrimestral
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 20, $2
MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 142, $2, 356.0
75monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoqualidade da resposta da teleconsultoriaindicadorNa avaliação da qualidade da resposta foram analisadas a estruturação da resposta: objetividade na resposta à dúvida principal; linguagem utilizada pelo teleconsultor; complementação necessária seguindo os princípios e atributos da APS; promoção da educação permanente em saúde; apresentação das referências básicas para permitir o acesso pelo solicitante. Itens obrigatórios, avaliados: a) resposta direta; b) complementação; c) atributos da APS; d) educação permanente; e) referencias. Além desses cinco itens obrigatórios, podem conter ainda sumário de evidências e descrição da estratégia de busca. Para cada item obrigatório do protocolo de resposta foi atribuído uma nota que variou de 0 a 10. A resposta direta teve peso 3 (três), a referência peso 1 (um) e os demais peso 2 (dois). A nota final foi o resultado da média ponderada dos tópicos analisados. De acordo com a nota final, as respostas foram classificadas consoantes a Escala de Likert em: excelente (escore 9,1 a 10), muito boa (escore 8,1 a 9), boa (7,1 a 8), regular (6,1 a 7) e ruim (menor ou igual a 6). NTS-HU-UFMA, 2019
4.7, 495.0
76monitoramento e avaliaçãoefetividadeatendimento de pacientesindicadorNúmero de pacientes atendidos após a implantação do programa de telemedicina, comparado com o número de casos antes da implantação em um determinado períodoPAHO, 2016
, 187.0
77monitoramento e avaliaçãoefetividadeequipe de especialistasindicadorNúmero de especialistas acessíveis após a implantação do programa de telemedicina, comparado com o número antes da implantação para um determinado períodoPAHO, 2016
, 188.0
78monitoramento e avaliaçãoefetividadeinclusãoindicadorNúmero de pessoas com deficiência ou limitações físicas, econômicas etc. que tiveram acesso a atendimento especializado por meio do programaPAHO, 2016
, 189.0
79monitoramento e avaliaçãoefetividadeprograma parado por problemas técnicosindicadorNúmero de horas ou dias em que o programa não presta serviços devido a um problema tecnológico ou operacional. Interpretação: O indicador deve ser o mais baixo possível e mostra o resultado da não existência de planos de contingência e prevenção para eventos inesperados, principalmente relacionados à tecnologia. Fórmula: Total de horas que o programa não está operando por problemas técnicos x 100/total de horas de atendimento. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Eficácia. Observações: É necessário ter um diário de serviço. Esse indicador pode estar relacionado a diversas questões técnicas ou procedimentais, como falhas no equipamento de videoconferência ou na rede de internet, ou falta de médico especializado por questões logísticas. Complementa a relação consultas realizadas/agendadas.PAHO, 2016
, 205.0
80monitoramento e avaliaçãoefetividadeteleconsultas realizadasindicadorConsultas bem sucedidas usando a telemedicina para ver os pacientes. Interpretação: Determina a eficácia da logística do programa. Fórmula: Número de teleconsultas realizadas x 100/Número de teleconsultas agendadas. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Eficácia. Observações: Deve-se determinar o que é considerado uma consulta de telemedicina bem-sucedida. Indicador relacionado às transferências evitadas, pois as consultas regulares implicariam necessariamente na transferência do paciente. Este indicador pode mostrar os motivos das consultas canceladas (humanas, técnicas, operacionais, administrativas, logísticas).PAHO, 2016
, 206.0
81monitoramento e avaliaçãoeficiênciaacessoindicadorPAHO, 2016
, 194.0
82monitoramento e avaliaçãoeficiênciacoberturaindicadorPAHO, 2016
, 195.0
83monitoramento e avaliaçãoeficiênciacustosindicadormonitoramento de custosPAHO, 2016
, 192.0
84monitoramento e avaliaçãoestágio do projetoalcance dos objetivosindicadorAlcance dos objetivos e realizações propostos, desejados e esperadosPAHO, 2016
, 182.0
85monitoramento e avaliaçãoestágio do projetocapacidade técnica dos usuáriosindicadorPAHO, 2016
, 174.0
86monitoramento e avaliaçãoestágio do projetocusto benefícioindicadorPAHO, 2016
, 175.0
87monitoramento e avaliaçãoestágio do projetoeficáciaindicadorPAHO, 2016
, 177.0
88monitoramento e avaliaçãoestágio do projetoeficiênciaindicadorPAHO, 2016
, 176.0
89monitoramento e avaliaçãoestágio do projetoviabilidade do projetoindicadorPAHO, 2016
, 171.0
90monitoramento e avaliaçãoestruturaequipeindicadorDescrição: número de equipes de saúde atendidas por telessaúde em cada município; Numerador: número de equipes; Unidade: equipes; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 374.0
91monitoramento e avaliaçãoexógenoefetividade médicaindicadorPAHO, 2016
, 200.0
92monitoramento e avaliaçãoimpactotransferência gerada pela telemedicinaindicadorRefere-se ao número de transferências hospitalares, após uma teleconsulta, por complicações médicas. Interpretação: Determina o número de pacientes internados no hospital em decorrência de uma teleconsulta; monitora o número de transferências geradas com as teleconsultas e confirma a redução destas. Fórmula: Número de transferências de pacientes atendidos por teleconsulta x 100/Número de pacientes atendidos por teleconsulta. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Impacto. Observações: Indicador relacionado a transferências evitadas; a própria teleconsulta pode ser considerada uma transferência evitada; para medir a eficácia do programa, esse indicador deve apresentar tendência de queda.PAHO, 2016
, 207.0
93monitoramento e avaliaçãoindicadoresimpacto na macrogestãoindicadora) fila e tempo de espera para consultas e exames especializados; É recomendado que essas atividades não sejam somente uma triagem para definir a complexidade do paciente. Esses serviços devem garantir uma melhor equidade (atendendo primeiro aos pacientes mais graves), mas também incorporar resolutividade, proporcionando que os pacientes possam ser atendidos em locais mais próximos de sua residência e em menos tempo por telessaúde.
Observação: Não consta no questionário.
HAOC1, 2019
6, 263.0
94monitoramento e avaliaçãoProduçãoquantidade de atendimentosindicadorquantidade de atendimentos realizados em um períodoTIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 842.0
95monitoramento e avaliaçãoproduçãoteleconsultas realizadasindicadorporcentagem de atendimentos de teleconsulta em relação ao total de atendimentoTIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 847.0
96monitoramento e avaliaçãoproduçãotelessaúde por especialidadeindicadoratendimentos de telessaúde por especialidadeTIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 848.0
97monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdeclasse social do pacienteindicadorClasse social dos pacientes que utilizam serviços de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 837.0
98monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdefaixa etária do pacienteindicadorFaixa etária que utiliza o serviçoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 835.0
99monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdegrau de instrução do pacienteindicadorGrau de instrução dos pacientes que utilizaram o serviço de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 836.0
100monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdeserviçoindicadorQuantidade de estabelecimentos por tipo de serviçoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 839.0
101processos e atividadesavaliaçãoprodução de exames de telecardiologiaindicadora) número de exames de ECG realizados no período (classificados, não classificados em função da qualidade técnica); b) distribuição de exames de ECG de acordo com o porte populacional do município de solicitação do exame; c) distribuição de exames de ECG de acordo com a classificação do resultado e sexo do paciente, no período analisado; d) distribuição de exames de ECG de acordo com a classificação do resultado e faixa etária do paciente, no período analisado;HAOC4, 2019
, 315.0
102processos e atividadesavaliaçãosolicitação de teleconsultoriasindicadora) número de solicitações de teleconsultorias; b) tempo de resposta para os usuários do serviço; c) número e pertinência dos encaminhamentos e solicitações de exames complementares;HAOC3, 2019
quadro 8, 303.0
103processos e atividadesavaliação a curto prazoquantidade de teleconsultasindicadorquantidade de teleconsultas em um período de tempoPAHO, 2016
, 161.0
104processos e atividadesavaliação a curto prazoteleconsultas realizadasindicador Medir o progresso no sistema de telessaúdePAHO, 2016
, 156.0
105processos e atividadesavaliação a curto prazotempo de esperaindicadorTempo de espera entre a marcaçao e a realizaçao da teleconsulta. Mede a vantagem so serviço de telemedicina em relaçao a consulta comum, e o tempo ganho no cuidado do pacientePAHO, 2016
, 158.0
106processos e atividadesavaliação a curto prazotempo de espera na consultaindicadorTempo de espera entre o horário agendado e o horário da consultaPAHO, 2016
, 160.0
107processos e atividadesavaliação a longo prazoconsultas mensaisindicadornúmero ou percentual de pacientes monitorado por telemedicinaPAHO, 2016
, 169.0
108processos e atividadesavaliação a longo prazopacientes monitoradosindicadornúmero ou percentual de pacientes monitorado por telemedicinaPAHO, 2016
, 168.0
109processos e atividadesavaliação a médio prazoadoção de telemedicinaindicadorquantidade de hospitais que adotaram telemedicina em relaçao ao total de hospitaisPAHO, 2016
, 163.0
110processos e atividadesavaliação a médio prazoimpacto de teleconsultasindicadorrelação entre teleconsultas realizadas e queda relatva em consultas regularesPAHO, 2016
, 162.0
111processos e atividadesavaliação a médio prazonúmero de teleconsultas diferenciadasindicadornúmero de teleconsultas diferenciadasPAHO, 2016
, 164.0
112processos e atividadesavaliação a médio prazotempo ociosoindicadorquantidade de horas que o serviço nao foi utilizadoPAHO, 2016
, 165.0
113processos e atividadescronograma de execuçãopercentual físico de execução de uma atividade no período total do objetoindicadorIndicação subjetiva ou cálculo do percentual de execução da atividade baseado no total de execução sobre o total previsto de execução no período total do objeto. Obs: Consta “indicação” porque em alguns relatórios a atividade/meta não é quantificável; neste caso, o coordenador informa um percentual indicado segundo sua própria avaliação, subjetiva.DESD, 2021
, 1773.0
114processos e atividadescronograma de execuçãopercentual físico de execução de uma atividade no último períodoindicadorIndicação subjetiva ou cálculo do percentual de execução da atividade baseado no total de execução sobre o total previsto de execução no último período (por exemplo, 4 meses) Obs: Consta “indicação” porque em alguns relatórios a atividade/meta não é quantificável; neste caso, o coordenador informa um percentual indicado segundo sua própria avaliação, subjetiva.DESD, 2021
, 1776.0
115processos e atividadescronograma de execuçãototal de execução de uma atividade para o período total do objetoindicadorDescrição ou número total de execução da atividade para o período total do objeto. (exemplos: 20 horas, 2 eventos, 150 participantes, 2 atividades de tele-educação, 160 teleconsultorias/mês indicando o total no período, 40 pontos de telessaúde a serem incluídos no período, 2 SOF/mês indicando o total no períodoDESD, 2021
, 1772.0
116processos e atividadescronograma de execuçãototal de execução de uma atividade para o último períodoindicadorDescrição ou número total de execução da atividade para o último período (por exemplo, 4 meses) (exemplos: 20 horas, 2 eventos, 150 participantes, 2 atividades de tele-educação, 160 teleconsultorias/mês indicando o total no período, 40 pontos de telessaúde a serem incluídos no período, 2 SOF/mês indicando o total no períodoDESD, 2021
, 1775.0
117processos e atividadescronograma de execuçãototal previsto de execução de uma atividade para o período total do objetoindicadorDescrição ou número total previsto de execução da atividade para o período total do objeto. (exemplos: 120 horas, 4 eventos, 650 participantes, 6 atividades de tele-educação, 160 teleconsultorias/mês indicando o total no período, 80 pontos de telessaúde a serem incluídos no período, 2 SOF/mês indicando o total no períodoDESD, 2021
, 1771.0
118processos e atividadescronograma de execuçãototal previsto de execução de uma atividade para o último períodoindicadorDescrição ou número total previsto de execução da atividade para o último período (por exemplo, 4 meses) (exemplos: 120 horas, 4 eventos, 650 participantes, 6 atividades de tele-educação, 160 teleconsultorias/mês indicando o total no período, 80 pontos de telessaúde a serem incluídos no período, 2 SOF/mês indicando o total no períodoDESD, 2021
, 1774.0
119processos e atividadescronograma de execuçãovalor de execução de uma atividade no último períodoindicadorvalor em reais de execução da atividade baseado no total de execução sobre o total previsto de execução no último período (por exemplo, 4 meses) Obs: Consta “indicação” porque em alguns relatórios a atividade/meta não é quantificável; neste caso, o coordenador informa um percentual indicado segundo sua própria avaliação, subjetiva.DESD, 2021
, 1777.0
120processos e atividadesdesempenhoconsultas de especialidade por telemedicinaindicadorMede o número de consultas por especialidade. Interpretação: Ajuda a determinar a demanda por consultas. Fórmula: Soma de atendimentos por especialidade em telemedicina x 100/Total de atendimentos em telemedicina. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Desempenho.PAHO, 2016
, 210.0
121processos e atividadesdesempenhohoras disponíveis com especialistaindicadorEstabelece a oferta de consultas de telemedicina disponíveis no programa. Interpretação: Número total de horas possíveis que os médicos têm para atendimento ao paciente por meio da telemedicina. Fórmula: Soma do total de horas disponíveis para teleconsulta dos especialistas x 100/total de horas disponíveis dos especialistas. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Desempenho. Observações: Este indicador pode ser incorporado a outras medidas: Aumento de horas disponíveis para médicos especializados para consultas de telemedicina. Comparação com o total de horas para consulta presencial. Comparação com horas reais de consultas.PAHO, 2016
, 204.0
122processos e atividadesexecuçãoespecialidade de teleconsultaindicadorEspecialidades de teleconsulta disponibilizadasDESD, 2021
, 1790.0
123processos e atividadesexecuçãoespecialidades atendidasindicadorNúmero de especialidades atendidasDESD, 2021
, 1816.0
124processos e atividadesexecuçãonúmero de exames realizadosindicadorNúmero de exames realizadosDESD, 2021
, 1795.0
125processos e atividadesexecuçãonúmero de laudos realizadosindicadorNúmero de laudo realizadosDESD, 2021
, 1818.0
126processos e atividadesexecuçãonúmero de SOFs submetidasindicadorSOF submetidas/mês/núcleoDESD, 2021
, 1820.0
127processos e atividadesexecuçãonúmero de teleconsultorias para equipes de UTIindicadorNúmero de teleconsultorias para equipes de UTIDESD, 2021
, 1817.0
128processos e atividadesexecuçãopontos de teleconsultoria ativosindicadorPontos de teleconsultoria ativos por mêsDESD, 2021
, 1822.0
129processos e atividadesexecuçãoprodução totalindicadorprodução totalDESD, 2021
, 1800.0
130processos e atividadesexecuçãoquantidade de sessões de videocolaboraçãoindicadorsessões de videocolaboração (webconferência, videoconferência, streaming e telepresença), demandas de profissionais e estudantesDESD, 2021
, 1784.0
131processos e atividadesexecuçãoquantidade de teleconsultas ambulatoriais por vídeoindicadorTeleconsultas ambulatoriais por vídeoDESD, 2021
, 1789.0
132processos e atividadesexecuçãoquantidade de teleconsultas por vídeoindicadorteleconsultas por vídeoDESD, 2021
, 1788.0
133processos e atividadesexecuçãoquantidade de telediagnósticos de ECGindicadortelediagnósticos de ECGDESD, 2021
, 1786.0
134processos e atividadesexecuçãoquantidade de teleorientações por chatindicadorteleorientações por chatDESD, 2021
, 1787.0
135processos e atividadesexecuçãoquantidade de televisitas por vídeoindicadortelevisitas por vídeo a pacientesDESD, 2021
, 1785.0
136processos e atividadesexecuçãotempo de espera para exameindicadortempo de espera pelo exameDESD, 2021
, 1792.0
137processos e atividadesindicadoresindicadores de processoindicadora) proporção de profissionais ativos em determinado período (sobre o total de profissionais); b) disponibilidade do serviço (tempo em funcionamento/tempo total contratado); c) frequência de utilização por profissional (em um determinado período de tempo); d) taxa populacional média de utilização (exemplo: número de telediagnósticos per capita por cidade); e) tempo de resposta;
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 257.0
138processos e atividadesindicadoresindicadores de resultado clínico assistencialindicadora) número de pacientes em fila de espera para atendimento especializado; b) tempo médio de espera para atendimento especializado; c) taxa de reinternações; d) tempo médio de internação; e) redução de mortalidade;
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 258.0
139processos e atividadesindicadoresmedidas típicas de produtividadeindicadora) número de laudos; b) número de teleconsultorias; c) número de participantes; d) número de cursos e alunos; A escolha adequada dos indicadores sem dúvida é uma das principais tarefas dos serviços de telessaúde porque a maior parte das informações desses serviços é focada em medidas de produtividade, o que não necessariamente significa melhoria do acesso, da qualidade e/ou redução de custos. E essa informação é ainda mais controversa quando a prestação do serviço não é associada com um paciente específico (e de preferência com um identificador unívoco, como o cartão do SUS), tais como as teleconsultorias não identificadas e as atividades de teleducação.
Observação: Não consta no questionário.
HAOC1, 2019
6, 261.0
140processos e atividadesmetodologia e estratégias operacionaispercentual de execução do objetoindicadorIndicação do percentual de execução no período total do objeto.DESD, 2021
, 1769.0
141processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias baseadas em protocolos de regulaçãoindicadorDescrição: % de solicitações de teleconsultorias baseadas em protocolos de regulação aprovados na CIB; Numerador: número de solicitações de teleconsultoras baseadas em protocolos de regulação; Denominador: número total de solicitações de teleconsultoras; Unidade: %; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 3, 397.0
142processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias por categoria profissionalindicadorDescrição: número de solicitações de teleconsultorias por categoria profissional respondidas; Numerador: total de solicitações por categoria profissional (utilizar CBO); Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 385.0
143processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias por equipe de saúdeindicadorDescrição: número de solicitações de teleconsultorias por equipe de saúde respondidas; Numerador: total de solicitações por equipe; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 381.0
144processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias por estadoindicadorDescrição: número de solicitações de teleconsultorias no estado respondidas; Numerador: total de solicitações no estado; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 379.0
145processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias por membro da gestãoindicadorDescrição: número de solicitações de teleconsultorias por membro da gestão respondidas; Numerador: total de solicitações por membro da gestão; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 382.0
146processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias por municípioindicadorDescrição: número de solicitações de teleconsultorias por município respondidas; Numerador: total de solicitações por município; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 380.0
147processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias por ponto de telessaúdeindicadorDescrição: número de solicitações de teleconsultorias por ponto respondidas; Numerador: total de solicitações por ponto de telessaúde; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 383.0
148processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias por profissionalindicadorDescrição: número de solicitações de teleconsultorias por profissional respondidas; Numerador: total de solicitações por profissional; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 384.0
149processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias por tipo assíncronaindicadorDescrição: número de solicitações de teleconsultorias assíncronas respondidas; Numerador: total de solicitações de teleconsultorias assíncronas; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 387.0
150processos e atividadesprocessosolicitação de teleconsultorias por tipo síncronaindicadorDescrição: número de solicitações de teleconsultorias síncronas respondidas; Numerador: total de solicitações de teleconsultorias síncronas; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 386.0
151processos e atividadesprocessosolicitação de telediagnóstico por equipeindicadorDescrição: número de solicitações com exame realizado e laudo enviado ao solicitante por equipe; Numerador: total de laudos emitido por equipe; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 3, 393.0
152processos e atividadesprocessosolicitação de telediagnóstico por estadoindicadorDescrição: número de solicitações com exame realizado e laudo enviado ao solicitante por estado; Numerador: total de laudos emitido por estado; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 3, 391.0
153processos e atividadesprocessosolicitação de telediagnóstico por municípioindicadorDescrição: número de solicitações com exame realizado e laudo enviado ao solicitante por município; Numerador: total de laudos emitido por município; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 3, 392.0
154processos e atividadesprocessosolicitação de telediagnóstico por pontoindicadorDescrição: número de solicitações com exame realizado e laudo enviado ao solicitante por ponto; Numerador: total de laudos emitido por ponto; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 3, 394.0
155processos e atividadesprocessosolicitação de telediagnóstico por tipoindicadorDescrição: número de solicitações com exame realizado e laudo enviado ao solicitante por tipo (teleECG, tele-espirometria, telerradiologia, teleoftalmologia etc.) - utilizar a tabela do SAI; Numerador: total de laudos emitido por tipo de exame; Unidade: solicitações/mês; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 3, 395.0
156processos e atividadesprocessosolicitação de telediagnósticos baseados em protocolos de regulaçãoindicadorDescrição: % de solicitações de telediagnósticos baseadas em protocolos de regulação aprovados na CIB; Numerador: número de solicitações de telediagnósticos baseados em protocolos de regulação; Denominador: número total de solicitações de telediagnósticos; Unidade: %; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 3, 396.0
157processos e atividadesprocessoutilização de teleconsultoriasindicadorDescrição: número de pontos ativos (pelo menos uma utilização de serviço mensal) em teleconsultorias; Numerador: total de pontos que tiveram teleconsultorias respondidas; Unidade: pontos/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012). Apresenta erro na definição: no original consta erroneamente "solicitações/mês".
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 388.0
158processos e atividadesprocessoutilização de telediagnósticosindicadorDescrição: número de pontos ativos (pelo menos uma utilização de serviço mensal) em telediagnósticos; Numerador: total de pontos que realizaram telediagnósticos; Unidade: pontos/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012). Apresenta erro na definição: no original consta erroneamente "solicitações/mês".
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 389.0
159processos e atividadesproduçãocoberturaindicadornúmero de especialidades na unidade remota / número de especialidades na unidade de referenciaPAHO, 2016
, 185.0
160processos e atividadesproduçãomédia de teleconsultoriasindicadorAs médias de teleconsultorias definidas nos incisos do caput deste artigo são parâmetros para a fase inicial de operação do Projeto e serão ajustadas periodicamente, em ato específico do Ministério da Saúde, em função da programação das fases, da evolução e do desempenho geral do conjunto dos projetos.
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 20, $1
MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 142, $1, 355.0
161processos e atividadesproduçãometa de envio de SOF para BIREMEindicadorDescrição: média mensal de teleconsultorias candidatas a SOF encaminhadas à BIREME por Núcleo; Unidade: número de teleconsultorias candidatas a SOF encaminhadas à BIREME /mês/núcleo; Meta: 2 TC encaminhadas à BIREME/mês/núcleo;MS-NT63, 2014
4, 327.0
162processos e atividadesproduçãopacientes transferidosindicadornúmero de pacientes que precisaram ser transferidos / número de pacientes transferidosPAHO, 2016
, 183.0
163processos e atividadesproduçãoprofissionais remotosindicadornúmero de profissionais na unidade remota / número de profissionais treinados no último anoPAHO, 2016
, 184.0
164processos e atividadesproduçãotempo de transferênciaindicadorTempo de transferência para a unidade remota / Tempo de transferência para a unidade de referênciaPAHO, 2016
, 186.0
165processos e atividadesqualidadeagendamento de telemedicina subsequenteindicadorDetermina o número médio de consultas subsequentes geradas com base na primeira consulta, por paciente. Interpretação: Indica que os problemas do paciente estão sendo abordados. Fórmula: Número de consultas posteriores de telemedicina por paciente x 100/Número de pacientes atendidos pela primeira vez com telemedicina. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Qualidade. Observações: Deve estar relacionado com o tipo de especialidade prestada.PAHO, 2016
, 208.0
166processos e atividadesqualidadetempo de espera para a teleconsultaindicadorRefere-se ao tempo decorrido entre o agendamento de um compromisso e sua realização. Interpretação: Determina o tempo médio de espera do paciente. Avalia o tempo que o paciente economiza por meio de teleconsultas em relação aos cuidados normais. Uma comparação ex post é necessária. Fórmula: (Soma do total de horas decorridas entre o agendamento e a realização da consulta + Duração da consulta em horas)/Número de teleconsultas realizadas. Frequência: Semanal. Tipo de Indicador. QualidadePAHO, 2016
, 209.0
167processos e atividadesrecursos financeiroscondições para cálculo do componente variável de custo para o ente federativoindicadora) atividade de equipes ativas e participantes, relativa aos profissionais que utilizam os serviços de telessaúde no mês de referência; b) definição e pactuação de linhas de cuidado e/ou especialidades prioritárias; c) porte do Núcleo de Telessaúde; d) produção total de teleconsultorias, por equipe e por médico da equipe, a cada mês, que podem ser classificadas como: síncrona, assíncrona.MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 155, 361.0
168processos e atividadesrecursos financeiroscondições para cálculo do componente variável de custo quanto às teleconsultoriasindicadora) a realização, no mínimo, de 1 (uma) teleconsultoria no mês por equipe, excetuando-se a produção descrita no inciso II; b) a realização, no mínimo, de 1 (uma) teleconsultoria no mês pelo médico da equipe relacionada à linha de cuidado ou especialidade definida e pactuada;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 158, 365.0
169processos e atividadesrecursos financeiroscondições para incentivo financeiro do componente variável quanto às equipes e médicos ativosindicadora) a relação do número de equipes participantes ativas pelo número total de equipes participantes do respectivo Núcleo de Telessaúde; b) a relação do número de médicos participantes ativos pelo número total de médicos participantes do respectivo Núcleo de Telessaúde;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 156, 362.0
170processos e atividadesrecursos financeiroscondições para recebimento das partes do componente variávelindicadora) tiver, no mínimo, 20% (vinte por cento) de equipes participantes ativas no mês; b) tiver, no mínimo, 20% (vinte por cento) de médicos participantes ativos no mês; c) realizar, no mínimo, 1 (uma) teleconsultoria no mês por equipe e, realizar, no mínimo, 1 (uma) teleconsultoria no mês por médico da equipe relacionada à linha de cuidado ou especialidade definida e pactuada;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 167, 367.0
171processos e atividadesrecursos financeiroscondições para recebimento do componente variável em função do porte do núcleoindicadora) produção de teleconsultoria por equipe participante: - de 1 (um) a 1,9 (um vírgula nove) teleconsultoria por equipe participante ao mês: 60% (sessenta por cento) de "X"; - de 2 (dois) a 2,9 (dois vírgula nove) teleconsultorias por equipe participante ao mês: 80% (oitenta por cento) de "X"; - mais de 3 (três) teleconsultorias por equipe participante ao mês: 100% (cem por cento) de "X"; b) produção de teleconsultoria pelo médico da equipe relacionada à linha de cuidado ou especialidade pactuada no mês: - de 1 (um) a 1,9 (um vírgula nove) teleconsultorias por médico participante ao mês: 60% (sessenta por cento) de "X"; - de 2 (dois) a 2,9 (dois vírgula nove) teleconsultorias por médico participante ao mês: 80% (oitenta por cento) de "X"; - mais de 3 (três) teleconsultorias por médico participante ao mês: 100% (cem por cento) de "X". $ A variável "X" equivale à 20% (vinte por cento) do valor repassado ao Núcleo segundo o seu porte.MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 169, 368.0
172processos e atividadesrecursos financeirosdefinição de equipe e médico ativoindicadora) equipe participante ativa ou médico participante ativo: equipe ou profissional que solicitou teleconsultoria no mês de referência para pagamento; b) equipe participante ou médico participante: a equipe ou profissional com histórico de solicitação de teleconsultoria nos últimos 3 (três) meses;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 156, $, 363.0
173processos e atividadesrecursos financeirosdivisão do incentivo financeiro do componente variávelindicadora) pela atividade de equipes da Atenção Básica ativas e participantes: até 40% (quarenta por cento) do valor total do componente variável a ser recebido; b) pela definição e pactuação de linhas de cuidado e/ou especialidades prioritárias: 20% (vinte por cento) do valor total do componente variável a ser recebido; c) pela produção total de teleconsultorias: até 40% (quarenta por cento) do valor total do componente variável a ser recebido;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 166, 366.0
174processos e atividadesrecursos humanosquantitativo da equipeindicadorQuantidade de pessoas envolvidas no projetoDESD, 2021
, 1801.0
175processos e atividadesresultados e avaliaçãoevitação de encaminhamentos de teleconsultoriasindicadorDescrição: % teleconsultorias respondidas em que havia intenção de encaminhar paciente em que houve evitação de encaminhamentos; Numerador: número de solicitações por categoria profissional com intenção de encaminhamento onde houve mudança de conduta; Denominador: total de solicitações por categoria profissional onde havia intenção de encaminhamento antes da solicitação; Unidade: %; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 5, 412.0
176processos e atividadesresultados e avaliaçãoresolução da dúvida em teleconsultoriasindicadorDescrição: % teleconsultorias respondidas em que houve resolução da dúvida (sim, parcialmente, não, não sei); Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 5, 413.0
177processos e atividadesresultados e avaliaçãosegunda opinião formativa (SOF) produzida e enviada para BIREMEindicadorDescrição: número de SOF produzidas, enviadas e aprovadas pela BIREME; Numerador: número de solicitações eleitas pelos teleconsultores como candidatas a SOF; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 5, 414.0
178processos e atividadesresultados e avaliaçãoteleconsultorias assíncronas respondidas em menos de 72hindicadorDescrição: % de solicitações assíncronas respondidas em menos de 72h; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 5, 418.0
179processos e atividadesresultados e avaliaçãotemas frequentes em teleconsultoriasindicadorDescrição: lista dos 10 temas mais frequentes das solicitações de teleconsultorias respondidas (utilizadas a classificação CID e CIAP); Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 5, 415.0
180processos e atividadesresultados e avaliaçãotempo médio de resposta das teleconsultoriasindicadorDescrição: tempo médio de resposta de solicitações síncronas e assíncronas; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 5, 417.0
181processos e atividadesserviço de telessaúdeaconselhamento genéticoindicadorO núcleo de telessaúde realiza algum tipo de aconselhamento genético à distância.ONU2030, 2016
, 1830.0
182processos e atividadesserviço de telessaúdeprazo de resposta de teleconsultoria assíncronaindicadorDeve ser respondida em até 72h pelos consultores do núcleo.MS-NT50, 2015
3.I, 753.0
183processos e atividadesserviço de telessaúdeprazo de resposta de telediagnósticoindicadorO tempo de resposta dos laudos deverá ser de no máximo 72h para exames eletivos.MS-NT50, 2015
31, 765.0
184processos e atividadesserviços e aplicaçõesaplicações digitais para áreas prioritárias dos serviçosindicadorServiços e aplicações de saúde digital: As prioridades do setor público de saúde são suportadas por serviços e aplicações de saúde digital. Identifique a porcentagem de áreas prioritárias da totalidade das indicadas que são atendidas por saúde digital. Por exemplo, você respondeu referente a 8 áreas prioritárias (somando da lista e do campo texto livre), dessas apenas 4 possuem serviços e aplicações digitais disponíveis (50%).
Resposta: 0-100%
BDHI, 2021
18, 463.0
185processos e atividadessincronização e modalidadetipo de comunicaçãoindicadorTipo de monitoramento realizado: monitoramento síncrono, assíncrono e remoto de pacientesTIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 840.0
186recursos humanosestruturacapacitaçãoindicadorDescrição: número de profissionais que foram qualificados para uso das ferramentas em telessaúde; Numerador: número de profissionais; Unidade: profissionais; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 376.0
187recursos humanosqualidade do serviçodiversidade de especialistasindicadorNúmero e diversidade de especialistas desde a criação do programaPAHO, 2016
, 190.0
188recursos humanosrecursos humanoscontratação de teleconsultoresindicadorMontagem da equipeDESD, 2021
, 1815.0
189recursos humanosrecursos humanosequipe contratadaindicadorContratação de equipeDESD, 2021
, 1811.0
190recursos humanosresultados e avaliaçãoprofissões e especialidades mais frequentes em teleconsultoriasindicadorDescrição: profissões e especialidades dos teleconsultores mais frequentes entre as solicitações de teleconsultorias respondidas; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 5, 416.0
191rede, inovação e pesquisaPesquisa e desenvolvimentoformalização do projeto cienfico e de inovaçãoindicadorFormalização do projeto cienfico e de inovaçãoDESD, 2021
, 1812.0
192rede, inovação e pesquisasuporte à melhoria da atenção à saúdemonitoramento por dispositivos vestíveisIndicadorRealização de análise de custo-benefício para a adoção de monitoramento remoto das condições de saúde de pacientes crônicos por meio de dispositivos vestíveis inteligentes.PNIIS, 2021
cap II, seção Iii, art 6, V, 794.0
193treinamento e divulgaçãodivulgaçãoevento de divulgação/treinamentoindicadorEvento de divulgação/treinamentoDESD, 2021
, 1821.0
194treinamento e divulgaçãoeducaçãocarga horária de educaçãoindicadorhoras em módulos educacionais/cursosDESD, 2021
, 1819.0
195treinamento e divulgaçãoeducaçãoformação de profissionalindicadorQuantidade de profissionais formadosDESD, 2021
, 1793.0
196treinamento e divulgaçãoprocessoacesso aos objetos de aprendizagem por municípioindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por município; Numerador: total global de acessos aos objetos por município; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 408.0
197treinamento e divulgaçãoprocessoacesso global aos objetos de aprendizagemindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por estado, município, equipe, pontos/mês; Numerador: total global de acessos aos objetos; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 407.0
198treinamento e divulgaçãoprocessoacesso global aos objetos de aprendizagem por CBOindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por categoria profissional (CBO); Numerador: total global de acessos aos objetos por CBO; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 411.0
199treinamento e divulgaçãoprocessoacesso global aos objetos de aprendizagem por equipeindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por equipe; Numerador: total global de acessos aos objetos por equipe; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 409.0
200treinamento e divulgaçãoprocessoacesso global aos objetos de aprendizagem por pontoindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por pontos; Numerador: total global de acessos aos objetos por ponto; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 410.0
201treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação de participantes de tele-educação por CBO por equipeindicadorDescrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por equipe; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por equipe; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 404.0
202treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação de participantes de tele-educação por CBO por estadoindicadorDescrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por estado; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por estado; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 402.0
203treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação de participantes de tele-educação por CBO por municípioindicadorDescrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por município; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por município; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 403.0
204treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação de participantes de tele-educação por CBO por pontoindicadorDescrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por ponto/mês; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por ponto/mês; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 405.0
205treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação em atividades de tele-educação por equipeindicadorDescrição: número de atividades realizadas por equipe; Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por equipe; Unidade: atividades/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 401.0
206treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação em atividades de tele-educação por estadoindicadorDescrição: número de atividades realizadas por estado; Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por estado; Unidade: atividades/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 398.0
207treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação em atividades de tele-educação por municípioindicadorDescrição: número de atividades realizadas por município; Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por município; Unidade: atividades/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 399.0
208treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação em atividades de tele-educação por pontoindicadorDescrição: número de atividades realizadas por ponto; Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por ponto; Unidade: atividades/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 400.0
209treinamento e divulgaçãoprocessoprodução de objetos de aprendizagemindicadorDescrição: número de objetos de aprendizagem disponibilizados no ARES por mês; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por ponto/mês; Unidade: objetos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 406.0
210treinamento e divulgaçãoprocessoutilização de tele-educaçãoindicadorDescrição: número de pontos ativos (pelo menos uma utilização de serviço mensal) em tele-educação; Numerador: total de pontos participantes em atividades de tele-educação; Unidade: pontos/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012). Apresenta erro na definição: no original consta erroneamente "solicitações/mês".
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 390.0
211treinamento e divulgaçãoresultados e avaliaçãotemas de objetos de aprendizagem mais frequentes em tele-educaçãoindicadorDescrição: até 5 temas mais acessados por objetos de aprendizagem; Numerador: número total de acessos por tema; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Para a classificação dos temas da tele-educação devem ser utilizados os DeCS da BIREME.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 6, 421.0
212treinamento e divulgaçãoresultados e avaliaçãotemas frequentes em tele-educaçãoindicadorDescrição: até 5 temas com maior participação por mês; Numerador: número total de participantes por tema; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Para a classificação dos temas da tele-educação devem ser utilizados os DeCS da BIREME.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 6, 419.0
213treinamento e divulgaçãoserviço de telessaúdeprazo de indexação de objetos de aprendizagemindicadorAs indexações destes recursos educacionais deverão ser realizadas entre 45 e 60 dias após a certificação/conclusão.MS-NT50, 2015
20.III, 764.0