Aspectos · Relatório estático
Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura
· Filtro tema: gestão financeira e orçamentária | limpar# | tema | categoria | aspecto | natureza | elemento(s) | ref |
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1 | gestão financeira e orçamentária | avaliação | custo de manutenção do centro de telessaúde | indicador | a) passagens e diárias (gasto com deslocamentos); b) pessoa física (recursos humanos); c) pessoa jurídica (serviços); d) material de consumo (manutenção, reposição, aplicação e expediente); e) custo mensal dos equipamentos (custo total dos equipamentos dividido pelo tempo de vida útil); | HAOC4, 2019
tabela 24, 317.0 |
2 | gestão financeira e orçamentária | avaliação | custo de manutenção do centro de telessaúde | indicador | a) equipe permanente: salários e pagamentos por trabalho; b) instalações físicas e infraestrutura (aluguel do imóvel, taxa de depreciação, serviços públicos: energia, telecomunicações e internet, água e esgoto; material de limpeza e lanche, material de escritório e suprimentos de expediente); c) outros itens relacionados à manutenção do serviço (licenças de software de sistema de gestão, serviço de contabilidade, treinamento dos colaboradores e analistas, impostos e licenças obrigatórias, alvarás, autorizações); | HAOC5, 2020
4.1, 320.0 |
3 | gestão financeira e orçamentária | avaliação a curto prazo | economia do paciente | indicador | Medir impacto financeiro para o paciente | PAHO, 2016
, 157.0 |
4 | gestão financeira e orçamentária | avaliação a longo prazo | economia | indicador | economia média em relaçao a anos anteriores | PAHO, 2016
, 170.0 |
5 | gestão financeira e orçamentária | dados orçamentários | ações e gastos por ano | tabela | Tabela 11. Ações de telediagnóstico, teleconsultoria, tele-educação e gasto total em reais, por ano e período, Núcleos de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil(2016 - 2018). [Ano, 2016, 2017, 2018, Período 2016-2018] | HAOC2, 2019
4.1, 279.0 |
6 | gestão financeira e orçamentária | dados orçamentários | dados orçamentários | tabela | Tabela 4. Dados orçamentários, vigência contratual, previsões e valor pago em Reais (TED e Convênios via FNS) por Núcleo de Telessaúde (manutenção), Brasil (2016 - 2018) [Núcleo, Início da Vigência, Fim da Vigência, Meses de execução, Valor Concedente, Valor Pago , Contrapartida, Objeto, Valor Mensal (média)] | HAOC2, 2019
4.1, 272.0 |
7 | gestão financeira e orçamentária | dados orçamentários | gasto médio mensal | tabela | Tabela 5. Consolidado do gasto médio mensal com os Núcleos de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2016-2018). [Data, Secretaria, Universidade, Total] | HAOC2, 2019
4.1, 273.0 |
8 | gestão financeira e orçamentária | dados orçamentários | gasto médio mensal | tabela | Tabela 7. Gasto médio mensal em reais, por mês e Núcleo de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2016). [Data, 1-17, Total] | HAOC2, 2019
4.1, 275.0 |
9 | gestão financeira e orçamentária | dados orçamentários | gasto médio mensal | tabela | Tabela 8. Gasto médio mensal em reais, por mês e Núcleo de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2017). [Data, 1-17, Total] | HAOC2, 2019
4.1, 276.0 |
10 | gestão financeira e orçamentária | dados orçamentários | gasto médio mensal | tabela | Tabela 9. Gasto médio mensal em reais, por mês e Núcleo de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2018). [Data, 1-17, Total] | HAOC2, 2019
4.1, 277.0 |
11 | gestão financeira e orçamentária | dados orçamentários | gasto médio mensal dermato/eletro | tabela | Tabela 6. Consolidado do gasto médio mensal com os Núcleos de Telessaúde (manutenção) incluindo as ofertas nacionais de telediagnóstico em dermatologia e em eletrocardiologia, Brasil (2016-2018). [Data, Secretaria, Universidade, Total] | HAOC2, 2019
4.1, 274.0 |
12 | gestão financeira e orçamentária | dados orçamentários | gasto por ano | tabela | Tabela 10. Gasto em reais, por ano e Núcleo de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2016 - 2018). [Data, 1-17, Total] | HAOC2, 2019
4.1, 278.0 |
13 | gestão financeira e orçamentária | despesas dos receptores de cuidados | detalhamento financeiro | característica | A organização de saúde informa claramente ao receptor de cuidados, por meio de procedimentos, sobre os detalhes financeiros para a prestação dos cuidados de saúde a serem prestados | ISO13131, 2021
11.1.5, 65.0 |
14 | gestão financeira e orçamentária | despesas dos receptores de cuidados | política de reembolso | característica | A organização de saúde informa claramente ao receptor de cuidados usando procedimentos responsáveis sobre as disposições sobre os reembolsos dos custos dos cuidados que podem ser reclamados por outras organizações, tais como companhias de seguros, que podem reembolsar os custos da prestação da assistência à saúde | ISO13131, 2021
11.1.5, 66.0 |
15 | gestão financeira e orçamentária | despesas dos receptores de cuidados | política de reembolso | característica | Procedimentos para realização do reembolso com a cobertura de serviços de telessaúde adicionais | TIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 843.0 |
16 | gestão financeira e orçamentária | entrega de serviços de tecnologia | gerenciamento financeiro | característica | A organização de saúde garante que os procedimentos estejam em vigor para manter arranjos financeiros que contabilizam os custos e encargos para os usuários de serviços de telessaúde | ISO13131, 2021
13.1.4, 28.0 |
17 | gestão financeira e orçamentária | estratégia e investimento | financiamento público | indicador | Financiamento público para a saúde digital: Qual é o percentual (%) estimado do gasto público anual na saúde destinado à saúde digital. | BDHI, 2021
4, 442.0 |
18 | gestão financeira e orçamentária | estrutura | apoio na implantação da estratégia e-SUS AB | característica | Fica instituído o incentivo financeiro de custeio destinado aos municípios, estados e Distrito Federal com núcleos de telessaúde do TBR para apoio à implantação da estratégia e-SUS AB. | MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção VII, art 493, 351.0 |
19 | gestão financeira e orçamentária | execução financeira | percentual físico de execução de uma atividade no período total do objeto | indicador | Indicação ou cálculo do percentual de execução da atividade baseado no total de execução sobre o total previsto de execução no período total do objeto. | DESD, 2021
, 1782.0 |
20 | gestão financeira e orçamentária | execução financeira | valor total de execução de uma atividade para o período total do objeto | indicador | Descrição ou valor total de execução da atividade para o período total do objeto. (exemplos: 20 horas, 2 eventos, 150 participantes, 2 atividades de tele-educação, 160 teleconsultorias/mês indicando o total no período, 40 pontos de telessaúde a serem incluídos no período, 2 SOF/mês indicando o total no período | DESD, 2021
, 1781.0 |
21 | gestão financeira e orçamentária | execução financeira | valor total previsto de execução de uma atividade para o período total do objeto | indicador | Valor em reais do total previsto de execução da atividade para o período total do objeto. | DESD, 2021
, 1780.0 |
22 | gestão financeira e orçamentária | exógeno | custo | indicador | custo do atendimento | PAHO, 2016
, 202.0 |
23 | gestão financeira e orçamentária | financeiro | custo de efetividade | indicador | Custo efetividade do projeto | DESD, 2021
, 1807.0 |
24 | gestão financeira e orçamentária | financeiro | economia mensal por município | indicador | economia mensal por município | DESD, 2021
, 1797.0 |
25 | gestão financeira e orçamentária | financeiro | redução de custos | indicador | A economia gerada a partir da evitação de encaminhamento de pacientes na rede, na qualificação das solicitações de exames, na diminuição do tempo de resposta entre a realização e emissão do laudo, na possibilidade de discussão clínica entre o médico solicitante e o teleconsultor especialista | DESD, 2021
, 1791.0 |
26 | gestão financeira e orçamentária | financeiro | retorno do investimento | indicador | Retorno do investimento realizado | DESD, 2021
, 1796.0 |
27 | gestão financeira e orçamentária | financeiro | tempo de retorno do investimento | indicador | tempo de retorno do investimento | DESD, 2021
, 1798.0 |
28 | gestão financeira e orçamentária | fundos de assistência da saúde | comunicação | característica | A organização de saúde informa regularmente aos profissionais de saúde sobre os reembolsos, financiamentos e encargos para os serviços de telessaúde | ISO13131, 2021
7.1.3, 96.0 |
29 | gestão financeira e orçamentária | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | políticas de fomento à inovação | característica | As políticas de fomento à inovação devem ser claras e acessíveis a todos. Recomenda-se o incentivo de mecanismos de monitoramento e fiscalização a fim de rastrear eventuais repasses de recursos do subfinanciado orçamento do SUS a iniciativas de expansão de mercado de empresas de TI e de Telecom. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 2, 501.0 |
30 | gestão financeira e orçamentária | governança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúde | prioridades de fomento | característica | As instâncias gestoras do SUS em conjunto com o controle social (conselhos e conferências de saúde) devem aprofundar a articulação interfederativa e entre outros setores da administração pública para definir prioridades de fomento que atendam às demandas de saúde. | ABRASCO, 2020
1a dimensão, 2, 500.0 |
31 | gestão financeira e orçamentária | governança e liderança para ESD | atividades para acessar as fontes de financiamento público | característica | a) identificar possíveis fontes de financiamento público, nas três esferas de governo, por perfil e linhas de financiamento e formas de obtenção de recursos, entre outros aspectos; b) planejar a abordagem e preparar a documentação para a obtenção desses recursos, mobilizando parceiros e patrocinadores, respeitadas as legislações vigentes. | ESD28, 2020
1.4.1, 702.0 |
32 | gestão financeira e orçamentária | governança e liderança para ESD | atividades para estabelecer mecanismos para o financiamento privado | característica | a) identificar mecanismos legais e adequados de financiamento privado para a ESD28, em especial de financiamento do Espaço de Colaboração; b) identificar fontes de financiamento privado adequadas aos objetivos da ESD28, por perfil e por linha de financiamento, bem como formas de obtenção desses recursos, respeitada a legislação específica; c) planejar a abordagem e preparar a documentação legal para a obtenção desses recursos, mobilizando parceiros e patrocinadores. | ESD28, 2020
1.4.2, 703.0 |
33 | gestão financeira e orçamentária | governança e recursos organizacionais | recursos financeiros | característica | Investimento: Há um orçamento estruturado e dedicado para a transformação digital com investimentos continuados em inovação. | ImDS, 2021
, 693.0 |
34 | gestão financeira e orçamentária | indicadores | indicadores de resultado econômico | indicador | a) custo per capita/procedimento/diagnóstico com igual efetividade (custo-minimização);
b) impacto sobre acesso ou qualidade com mesmo custo semelhante (custo-utilidade); Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988 | HAOC1, 2019
6, 259.0 |
35 | gestão financeira e orçamentária | preparação organizacional | financiamento em telessaúde | característica | A instituição conta com financiamento específico para a telessaúde. | ARG-MNM, 2020
I.17, 554.0 |
36 | gestão financeira e orçamentária | recursos financeiros | condições para custeio mensal do componente fixo do núcleo na AB | indicador | O componente fixo corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor total do incentivo financeiro de custeio a ser repassado ao respectivo ente federativo e será definido de acordo com o porte do núcleo de telessaúde. Para recebimento do componente fixo do incentivo, serão considerados os seguintes requisitos: a) ter, no mínimo, 80 (oitenta) equipes de Atenção Básica participantes cadastradas na plataforma de telessaúde; b) possuir equipes vinculadas em UBS com ponto de telessaúde no SCNES; c) possuir equipes com histórico de solicitação de teleconsultorias nos últimos 3 (três) meses; d) enviar, mensalmente, o relatório de produção do Núcleo para o Sistema de Monitoramento do Telessaúde vigente; | MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 153, 360.0 |
37 | gestão financeira e orçamentária | recursos financeiros | condições para custeio mensal do componente fixo do núcleo na AB | indicador | O componente fixo corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor total do incentivo financeiro de custeio a ser repassado ao respectivo ente federativo e será definido de acordo com o porte do núcleo de telessaúde. Para recebimento do componente fixo do incentivo, serão considerados os seguintes requisitos:
a) ter, no mínimo, 80 (oitenta) equipes de Atenção Básica participantes cadastradas na plataforma de telessaúde;
b) possuir equipes vinculadas em UBS com ponto de telessaúde no SCNES;
c) possuir equipes com histórico de solicitação de teleconsultorias nos últimos 3 (três) meses;
d) enviar, mensalmente, o relatório de produção do Núcleo para o Sistema de Monitoramento do Telessaúde vigente; Observação: Consta na Portaria de Consolidação no. 6 de 2017. | MS-NT-CUST, 2015
2.1, 426.0 |
38 | gestão financeira e orçamentária | recursos financeiros | condições para custeio mensal do componente variável do núcleo na AB | indicador | O componente variável corresponderá aos 50% (cinquenta por cento) restantes do valor total do incentivo financeiro de custeio a ser repassado ao respectivo ente federativo. Para recebimento deste componente, serão acompanhadas as seguintes dimensões e indicadores:
1) 1º Dimensão: atividade de equipes ativas e participantes, relativa aos profissionais que utilizam os serviços de telessaúde no mês de referência: Esta dimensão equivale a 40% do valor total do incentivo variável. Objetiva acompanhar a abrangência de utilização de equipes e profissionais a cada mês.
1a) número de equipes ativas: relação das equipes ativas e o total de equipes participantes do núcleo;
1b) número de médicos ativos: relação dos médicos ativos e o total de médicos participantes do núcleo;
2) 2º Dimensão: definição e pactuação de linhas de cuidado e/ou especialidades prioritárias: esta dimensão do componente de custeio equivale a 20% do valor total do incentivo variável. Objetiva estimular a análise e qualificação dos encaminhamentos para a Atenção Especializada no SUS com foco em Linhas de Cuidado e/ou especialidades prioritárias.
2a) A definição e pactuação de linhas de cuidado e/ou especialidades prioritárias, nas instâncias colegiadas do SUS, envolvendo gestores, serviços e equipes participantes ao núcleo de telessaúde;
3) A definição e pactuação de Protocolos de Regulação do Acesso ou Protocolos de Encaminhamento articulados à regulação; 3º Dimensão: Produção total de teleconsultorias síncronas e assíncronas, por equipe a cada mês. Esta dimensão equivale a 40% do valor total do incentivo variável do custeio. Objetiva acompanhar a produção de teleconsultorias dos NTS.
3a) Teleconsultoria de temas gerais, se qualquer profissional da equipe realizar, no mínimo, 01 teleconsultoria no mês de referência, com exceção da relacionada à teleconsultoria por médico na LC prioritária.
3b) Teleconsultoria relacionada à linha de cuidado (LC) prioritária, se o médico da equipe realizar, no mínimo, 01 teleconsultoria relacionada à Linha de Cuidado ou especialidade definida e pactuada, no mês de referência.
Obs: O acompanhamento da produção levará em conta:
- teleconsultorias síncronas: resposta por webconferência ou telefone (0800 644 6543), registradas na plataforma.
- teleconsultorias assíncronas: resposta em texto, após, no máximo, 72 horas. Observação: Consta na Portaria de Consolidação no. 6 de 2017. | MS-NT-CUST, 2015
2.2, 427.0 |
39 | gestão financeira e orçamentária | sistemas e serviços, padrões e interoperabilidade | faturamento saúde suplementar | característica | Ciclo do Faturamento (Saúde Suplementar): Todo o ciclo do faturamento (order to cash) está digital com ferramentas que facilitam o agendamento e a autorização, bem como a análise e o envio das contas. | ImDS, 2021
, 669.0 |
40 | gestão financeira e orçamentária | sistemas e serviços, padrões e interoperabilidade | faturamento SUS | característica | Ciclo do Faturamento (SUS): Todo o ciclo do faturamento (order to cash) está digital com ferramentas que facilitam o agendamento e a autorização, bem como a análise e o envio das contas. | ImDS, 2021
, 667.0 |
41 | gestão financeira e orçamentária | sustentabilidade financeira | planejamento | característica | A organização desenvolveu um modelo de negócios e implementou um plano financeiro que considera os custos, benefícios, acessibilidade e sustentabilidade dos serviços de telessaúde | ISO13131, 2021
7.1.2, 95.0 |