Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

· Filtro tema: gestão financeira e orçamentária | limpar
# tema categoria aspecto natureza elemento(s) ref
1gestão financeira e orçamentáriaavaliaçãocusto de manutenção do centro de telessaúdeindicadora) passagens e diárias (gasto com deslocamentos); b) pessoa física (recursos humanos); c) pessoa jurídica (serviços); d) material de consumo (manutenção, reposição, aplicação e expediente); e) custo mensal dos equipamentos (custo total dos equipamentos dividido pelo tempo de vida útil);HAOC4, 2019
tabela 24, 317.0
2gestão financeira e orçamentáriaavaliaçãocusto de manutenção do centro de telessaúdeindicadora) equipe permanente: salários e pagamentos por trabalho; b) instalações físicas e infraestrutura (aluguel do imóvel, taxa de depreciação, serviços públicos: energia, telecomunicações e internet, água e esgoto; material de limpeza e lanche, material de escritório e suprimentos de expediente); c) outros itens relacionados à manutenção do serviço (licenças de software de sistema de gestão, serviço de contabilidade, treinamento dos colaboradores e analistas, impostos e licenças obrigatórias, alvarás, autorizações);HAOC5, 2020
4.1, 320.0
3gestão financeira e orçamentáriaavaliação a curto prazoeconomia do pacienteindicadorMedir impacto financeiro para o pacientePAHO, 2016
, 157.0
4gestão financeira e orçamentáriaavaliação a longo prazoeconomiaindicadoreconomia média em relaçao a anos anterioresPAHO, 2016
, 170.0
5gestão financeira e orçamentáriadados orçamentáriosações e gastos por anotabelaTabela 11. Ações de telediagnóstico, teleconsultoria, tele-educação e gasto total em reais, por ano e período, Núcleos de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil(2016 - 2018). [Ano, 2016, 2017, 2018, Período 2016-2018]HAOC2, 2019
4.1, 279.0
6gestão financeira e orçamentáriadados orçamentáriosdados orçamentáriostabelaTabela 4. Dados orçamentários, vigência contratual, previsões e valor pago em Reais (TED e Convênios via FNS) por Núcleo de Telessaúde (manutenção), Brasil (2016 - 2018) [Núcleo, Início da Vigência, Fim da Vigência, Meses de execução, Valor Concedente, Valor Pago , Contrapartida, Objeto, Valor Mensal (média)]HAOC2, 2019
4.1, 272.0
7gestão financeira e orçamentáriadados orçamentáriosgasto médio mensaltabelaTabela 5. Consolidado do gasto médio mensal com os Núcleos de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2016-2018). [Data, Secretaria, Universidade, Total]HAOC2, 2019
4.1, 273.0
8gestão financeira e orçamentáriadados orçamentáriosgasto médio mensaltabelaTabela 7. Gasto médio mensal em reais, por mês e Núcleo de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2016). [Data, 1-17, Total]HAOC2, 2019
4.1, 275.0
9gestão financeira e orçamentáriadados orçamentáriosgasto médio mensaltabelaTabela 8. Gasto médio mensal em reais, por mês e Núcleo de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2017). [Data, 1-17, Total]HAOC2, 2019
4.1, 276.0
10gestão financeira e orçamentáriadados orçamentáriosgasto médio mensaltabelaTabela 9. Gasto médio mensal em reais, por mês e Núcleo de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2018). [Data, 1-17, Total]HAOC2, 2019
4.1, 277.0
11gestão financeira e orçamentáriadados orçamentáriosgasto médio mensal dermato/eletrotabelaTabela 6. Consolidado do gasto médio mensal com os Núcleos de Telessaúde (manutenção) incluindo as ofertas nacionais de telediagnóstico em dermatologia e em eletrocardiologia, Brasil (2016-2018). [Data, Secretaria, Universidade, Total]HAOC2, 2019
4.1, 274.0
12gestão financeira e orçamentáriadados orçamentáriosgasto por anotabelaTabela 10. Gasto em reais, por ano e Núcleo de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2016 - 2018). [Data, 1-17, Total]HAOC2, 2019
4.1, 278.0
13gestão financeira e orçamentáriadespesas dos receptores de cuidadosdetalhamento financeirocaracterísticaA organização de saúde informa claramente ao receptor de cuidados, por meio de procedimentos, sobre os detalhes financeiros para a prestação dos cuidados de saúde a serem prestados ISO13131, 2021
11.1.5, 65.0
14gestão financeira e orçamentáriadespesas dos receptores de cuidadospolítica de reembolsocaracterísticaA organização de saúde informa claramente ao receptor de cuidados usando procedimentos responsáveis sobre as disposições sobre os reembolsos dos custos dos cuidados que podem ser reclamados por outras organizações, tais como companhias de seguros, que podem reembolsar os custos da prestação da assistência à saúdeISO13131, 2021
11.1.5, 66.0
15gestão financeira e orçamentáriadespesas dos receptores de cuidadospolítica de reembolsocaracterísticaProcedimentos para realização do reembolso com a cobertura de serviços de telessaúde adicionaisTIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 843.0
16gestão financeira e orçamentáriaentrega de serviços de tecnologiagerenciamento financeirocaracterísticaA organização de saúde garante que os procedimentos estejam em vigor para manter arranjos financeiros que contabilizam os custos e encargos para os usuários de serviços de telessaúdeISO13131, 2021
13.1.4, 28.0
17gestão financeira e orçamentáriaestratégia e investimentofinanciamento públicoindicadorFinanciamento público para a saúde digital: Qual é o percentual (%) estimado do gasto público anual na saúde destinado à saúde digital.BDHI, 2021
4, 442.0
18gestão financeira e orçamentáriaestruturaapoio na implantação da estratégia e-SUS ABcaracterísticaFica instituído o incentivo financeiro de custeio destinado aos municípios, estados e Distrito Federal com núcleos de telessaúde do TBR para apoio à implantação da estratégia e-SUS AB.MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção VII, art 493, 351.0
19gestão financeira e orçamentáriaexecução financeirapercentual físico de execução de uma atividade no período total do objetoindicadorIndicação ou cálculo do percentual de execução da atividade baseado no total de execução sobre o total previsto de execução no período total do objeto.DESD, 2021
, 1782.0
20gestão financeira e orçamentáriaexecução financeiravalor total de execução de uma atividade para o período total do objetoindicadorDescrição ou valor total de execução da atividade para o período total do objeto. (exemplos: 20 horas, 2 eventos, 150 participantes, 2 atividades de tele-educação, 160 teleconsultorias/mês indicando o total no período, 40 pontos de telessaúde a serem incluídos no período, 2 SOF/mês indicando o total no períodoDESD, 2021
, 1781.0
21gestão financeira e orçamentáriaexecução financeiravalor total previsto de execução de uma atividade para o período total do objetoindicadorValor em reais do total previsto de execução da atividade para o período total do objeto.DESD, 2021
, 1780.0
22gestão financeira e orçamentáriaexógenocustoindicadorcusto do atendimentoPAHO, 2016
, 202.0
23gestão financeira e orçamentáriafinanceirocusto de efetividadeindicadorCusto efetividade do projetoDESD, 2021
, 1807.0
24gestão financeira e orçamentáriafinanceiroeconomia mensal por municípioindicadoreconomia mensal por municípioDESD, 2021
, 1797.0
25gestão financeira e orçamentáriafinanceiroredução de custosindicadorA economia gerada a partir da evitação de encaminhamento de pacientes na rede, na qualificação das solicitações de exames, na diminuição do tempo de resposta entre a realização e emissão do laudo, na possibilidade de discussão clínica entre o médico solicitante e o teleconsultor especialistaDESD, 2021
, 1791.0
26gestão financeira e orçamentáriafinanceiroretorno do investimento indicadorRetorno do investimento realizadoDESD, 2021
, 1796.0
27gestão financeira e orçamentáriafinanceirotempo de retorno do investimentoindicadortempo de retorno do investimentoDESD, 2021
, 1798.0
28gestão financeira e orçamentáriafundos de assistência da saúdecomunicaçãocaracterísticaA organização de saúde informa regularmente aos profissionais de saúde sobre os reembolsos, financiamentos e encargos para os serviços de telessaúdeISO13131, 2021
7.1.3, 96.0
29gestão financeira e orçamentáriagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdepolíticas de fomento à inovaçãocaracterísticaAs políticas de fomento à inovação devem ser claras e acessíveis a todos. Recomenda-se o incentivo de mecanismos de monitoramento e fiscalização a fim de rastrear eventuais repasses de recursos do subfinanciado orçamento do SUS a iniciativas de expansão de mercado de empresas de TI e de Telecom.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 2, 501.0
30gestão financeira e orçamentáriagovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdeprioridades de fomentocaracterísticaAs instâncias gestoras do SUS em conjunto com o controle social (conselhos e conferências de saúde) devem aprofundar a articulação interfederativa e entre outros setores da administração pública para definir prioridades de fomento que atendam às demandas de saúde.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 2, 500.0
31gestão financeira e orçamentáriagovernança e liderança para ESDatividades para acessar as fontes de financiamento públicocaracterísticaa) identificar possíveis fontes de financiamento público, nas três esferas de governo, por perfil e linhas de financiamento e formas de obtenção de recursos, entre outros aspectos; b) planejar a abordagem e preparar a documentação para a obtenção desses recursos, mobilizando parceiros e patrocinadores, respeitadas as legislações vigentes.ESD28, 2020
1.4.1, 702.0
32gestão financeira e orçamentáriagovernança e liderança para ESDatividades para estabelecer mecanismos para o financiamento privadocaracterísticaa) identificar mecanismos legais e adequados de financiamento privado para a ESD28, em especial de financiamento do Espaço de Colaboração; b) identificar fontes de financiamento privado adequadas aos objetivos da ESD28, por perfil e por linha de financiamento, bem como formas de obtenção desses recursos, respeitada a legislação específica; c) planejar a abordagem e preparar a documentação legal para a obtenção desses recursos, mobilizando parceiros e patrocinadores.ESD28, 2020
1.4.2, 703.0
33gestão financeira e orçamentáriagovernança e recursos organizacionaisrecursos financeiroscaracterísticaInvestimento: Há um orçamento estruturado e dedicado para a transformação digital com investimentos continuados em inovação.ImDS, 2021
, 693.0
34gestão financeira e orçamentáriaindicadoresindicadores de resultado econômicoindicadora) custo per capita/procedimento/diagnóstico com igual efetividade (custo-minimização); b) impacto sobre acesso ou qualidade com mesmo custo semelhante (custo-utilidade);
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 259.0
35gestão financeira e orçamentáriapreparação organizacionalfinanciamento em telessaúdecaracterísticaA instituição conta com financiamento específico para a telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.17, 554.0
36gestão financeira e orçamentáriarecursos financeiroscondições para custeio mensal do componente fixo do núcleo na ABindicadorO componente fixo corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor total do incentivo financeiro de custeio a ser repassado ao respectivo ente federativo e será definido de acordo com o porte do núcleo de telessaúde. Para recebimento do componente fixo do incentivo, serão considerados os seguintes requisitos: a) ter, no mínimo, 80 (oitenta) equipes de Atenção Básica participantes cadastradas na plataforma de telessaúde; b) possuir equipes vinculadas em UBS com ponto de telessaúde no SCNES; c) possuir equipes com histórico de solicitação de teleconsultorias nos últimos 3 (três) meses; d) enviar, mensalmente, o relatório de produção do Núcleo para o Sistema de Monitoramento do Telessaúde vigente;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 153, 360.0
37gestão financeira e orçamentáriarecursos financeiroscondições para custeio mensal do componente fixo do núcleo na ABindicadorO componente fixo corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor total do incentivo financeiro de custeio a ser repassado ao respectivo ente federativo e será definido de acordo com o porte do núcleo de telessaúde. Para recebimento do componente fixo do incentivo, serão considerados os seguintes requisitos: a) ter, no mínimo, 80 (oitenta) equipes de Atenção Básica participantes cadastradas na plataforma de telessaúde; b) possuir equipes vinculadas em UBS com ponto de telessaúde no SCNES; c) possuir equipes com histórico de solicitação de teleconsultorias nos últimos 3 (três) meses; d) enviar, mensalmente, o relatório de produção do Núcleo para o Sistema de Monitoramento do Telessaúde vigente;
Observação: Consta na Portaria de Consolidação no. 6 de 2017.
MS-NT-CUST, 2015
2.1, 426.0
38gestão financeira e orçamentáriarecursos financeiroscondições para custeio mensal do componente variável do núcleo na ABindicadorO componente variável corresponderá aos 50% (cinquenta por cento) restantes do valor total do incentivo financeiro de custeio a ser repassado ao respectivo ente federativo. Para recebimento deste componente, serão acompanhadas as seguintes dimensões e indicadores: 1) 1º Dimensão: atividade de equipes ativas e participantes, relativa aos profissionais que utilizam os serviços de telessaúde no mês de referência: Esta dimensão equivale a 40% do valor total do incentivo variável. Objetiva acompanhar a abrangência de utilização de equipes e profissionais a cada mês. 1a) número de equipes ativas: relação das equipes ativas e o total de equipes participantes do núcleo; 1b) número de médicos ativos: relação dos médicos ativos e o total de médicos participantes do núcleo; 2) 2º Dimensão: definição e pactuação de linhas de cuidado e/ou especialidades prioritárias: esta dimensão do componente de custeio equivale a 20% do valor total do incentivo variável. Objetiva estimular a análise e qualificação dos encaminhamentos para a Atenção Especializada no SUS com foco em Linhas de Cuidado e/ou especialidades prioritárias. 2a) A definição e pactuação de linhas de cuidado e/ou especialidades prioritárias, nas instâncias colegiadas do SUS, envolvendo gestores, serviços e equipes participantes ao núcleo de telessaúde; 3) A definição e pactuação de Protocolos de Regulação do Acesso ou Protocolos de Encaminhamento articulados à regulação; 3º Dimensão: Produção total de teleconsultorias síncronas e assíncronas, por equipe a cada mês. Esta dimensão equivale a 40% do valor total do incentivo variável do custeio. Objetiva acompanhar a produção de teleconsultorias dos NTS. 3a) Teleconsultoria de temas gerais, se qualquer profissional da equipe realizar, no mínimo, 01 teleconsultoria no mês de referência, com exceção da relacionada à teleconsultoria por médico na LC prioritária. 3b) Teleconsultoria relacionada à linha de cuidado (LC) prioritária, se o médico da equipe realizar, no mínimo, 01 teleconsultoria relacionada à Linha de Cuidado ou especialidade definida e pactuada, no mês de referência. Obs: O acompanhamento da produção levará em conta: - teleconsultorias síncronas: resposta por webconferência ou telefone (0800 644 6543), registradas na plataforma. - teleconsultorias assíncronas: resposta em texto, após, no máximo, 72 horas.
Observação: Consta na Portaria de Consolidação no. 6 de 2017.
MS-NT-CUST, 2015
2.2, 427.0
39gestão financeira e orçamentáriasistemas e serviços, padrões e interoperabilidadefaturamento saúde suplementarcaracterísticaCiclo do Faturamento (Saúde Suplementar): Todo o ciclo do faturamento (order to cash) está digital com ferramentas que facilitam o agendamento e a autorização, bem como a análise e o envio das contas.ImDS, 2021
, 669.0
40gestão financeira e orçamentáriasistemas e serviços, padrões e interoperabilidadefaturamento SUScaracterísticaCiclo do Faturamento (SUS): Todo o ciclo do faturamento (order to cash) está digital com ferramentas que facilitam o agendamento e a autorização, bem como a análise e o envio das contas.ImDS, 2021
, 667.0
41gestão financeira e orçamentáriasustentabilidade financeiraplanejamentocaracterísticaA organização desenvolveu um modelo de negócios e implementou um plano financeiro que considera os custos, benefícios, acessibilidade e sustentabilidade dos serviços de telessaúdeISO13131, 2021
7.1.2, 95.0