Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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1monitoramento e avaliaçãoagentes de tratamento de dadosgerenciamento de riscocaracterísticaArt. 38. A autoridade nacional poderá determinar ao controlador que elabore relatório de impacto à proteção de dados pessoais, inclusive de dados sensíveis, referente a suas operações de tratamento de dados, nos termos de regulamento, observados os segredos comercial e industrial. Parágrafo único. Observado o disposto no caput deste artigo, o relatório deverá conter, no mínimo, a descrição dos tipos de dados coletados, a metodologia utilizada para a coleta e para a garantia da segurança das informações e a análise do controlador com relação a medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco adotados.LGPD, 2018
cap VI, art 38, 143.0
2monitoramento e avaliaçãoanálise de riscorevisão processoscaracterísticaA organização de saúde garante que analisa regularmente a descrição, o planejamento de qualidade, a experiência de serviço, os resultados, a gestão de risco de processos de saúde para os serviços de telessaúde e revisa seus planos de qualidade para esses serviçosISO13131, 2021
6.3.2, 99.0
3monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoacompanhamento das atividades na implantação do e-SUS ABcaracterísticaa) realizar web conferências sobre a estratégia e-SUS AB no período de vigência do plano de trabalho; b) realizar oficinas de trabalho sobre a estratégia e-SUS AB no período de vigência do plano de trabalho; c) realizar visitas em Unidades Básicas de Saúde para implantação do PEC, no período de vigência do plano de trabalho; d) monitorar a evolução do estágio de implantação do e-SUS AB e envio dos dados nos municípios vinculados ao plano de trabalho;MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção VII, art 495, 352.0
4monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoavaliação da utilidade da SOFindicadorEsta SOF foi útil para você? a) muito; b) razoável; c) pouco; d) nada;HAOC3, 2019
gráfico 2, 307.0
5monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoavaliação econômica de telecardiologiaindicadorvalor médio das variáveis: a) tempo de deslocamento e permanência; b) custo do deslocamento; c) custo de oportunidade do paciente; d) custo de oportunidade do acompanhante; e) custo de diárias do paciente; f) custo de diárias do acompanhante;HAOC4, 2019
tabela 16, 316.0
6monitoramento e avaliaçãoavaliaçãodiretrizes e critérios de adequaçãocaracterísticaa) impacto; b) exequibilidade; c) conectividade; d) sustentabilidade; e) custo-efetividade; f) abrangência; g) cobertura do projeto; h) disponibilidade financeira;
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 19
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 482, 350.0
7monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoefetividade do serviço de telecardiologiaindicadora) encaminhamentos evitados: número de pacientes atendidos pelo serviço, com classificação normal ou limítrofe no ECG. Esses pacientes são encaminhados para a atenção secundária no modelo convencional. b) impacto nas internações hospitalares: número e tempo de duração de internações cujos diagnósticos principais coincidiram com os seguintes diagnósticos: [lista CID específica]. c) número, tempo médio de permanência e valor médio das hospitalizações ocorridas devido à condição mais frequente no período, ou seja, cardiopatia isquêmica, em residentes dos municípios selecionados, cujo diagnóstico principal na AIH correspondia aos três grupos de diagnósticos mais frequentes a ela relacionados. Comparou-se os valores obtidos com o período anterior, sem a intervenção de telecardiologia. Obs: A avaliação econômica adotou a perspectiva da sociedade e incluiu o uso de recursos médicos diretos na produção do procedimento, além dos custos de deslocamento entre a cidade de residência e a de atendimento, custos de diárias e de oportunidade para o paciente e para o acompanhante, quando foi o caso.HAOC4, 2019
, 314.0
8monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoperíodo de avaliação das teleconsultoriasindicadortrimestral
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 20, $2
MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 142, $2, 356.0
9monitoramento e avaliaçãoavaliaçãoqualidade da resposta da teleconsultoriaindicadorNa avaliação da qualidade da resposta foram analisadas a estruturação da resposta: objetividade na resposta à dúvida principal; linguagem utilizada pelo teleconsultor; complementação necessária seguindo os princípios e atributos da APS; promoção da educação permanente em saúde; apresentação das referências básicas para permitir o acesso pelo solicitante. Itens obrigatórios, avaliados: a) resposta direta; b) complementação; c) atributos da APS; d) educação permanente; e) referencias. Além desses cinco itens obrigatórios, podem conter ainda sumário de evidências e descrição da estratégia de busca. Para cada item obrigatório do protocolo de resposta foi atribuído uma nota que variou de 0 a 10. A resposta direta teve peso 3 (três), a referência peso 1 (um) e os demais peso 2 (dois). A nota final foi o resultado da média ponderada dos tópicos analisados. De acordo com a nota final, as respostas foram classificadas consoantes a Escala de Likert em: excelente (escore 9,1 a 10), muito boa (escore 8,1 a 9), boa (7,1 a 8), regular (6,1 a 7) e ruim (menor ou igual a 6). NTS-HU-UFMA, 2019
4.7, 495.0
10monitoramento e avaliaçãoavaliação de riscoprocessoscaracterísticaA organização de saúde implementa um processo responsável para avaliação de risco que: a) segue um processo de avaliação de risco documentado, como o descrito na ISO 31000, para avaliar o riscos prioritários para gerenciar, e b) explicita quais fatores influenciam na identificação de cada riscoISO13131, 2021
6.2.2, 98.0
11monitoramento e avaliaçãoavaliação e monitoramentodocumentaçãocaracterísticaA organização de saúde desenvolve um documento que: a) descreve como os serviços serão avaliados; b) descreve se os serviços estão sendo avaliados para resultados clínicos específicos e/ou suas contribuições para os objetivos gerais dos serviços de saúde; c) identifica os indicadores de qualidade e métricas de avaliação a serem utilizados para cada serviço; d) descreve como as avaliações de múltiplos serviços de telessaúde serão agregadas; e) descreve como o sistema de coleta de dados possibilitará a avaliação de cada serviço ISO13131, 2021
5.5.2, 783.0
12monitoramento e avaliaçãocapabilidadescapabilidades do serviço de telessaúdecaracterísticaa) não-existente, não-avaliado; b) proposto / experimental (ad hoc / experimental); c) efetivo (effective); d) confiável (reliable); e) disponível (available); f) repetitivo (repetitive); g) interoperável (interoperable); h) desenvolvido e operado segundo padrões e normas; i) aderência às especificações dos órgãos reguladores; j) consistente (consistent); k) mantido (mainteined); l) eficiência (efficiency); m) melhoria contínua (continuous improvement); n) continuamente endereçado (continuously addressed); o) medido (measured); p) monitorado (monitored);TMSMM, 2013
4.2, 433.0
13monitoramento e avaliaçãoconhecimento especializadoindicadorescaracterísticaHá indicadores para projetos de telessaúde como ferramenta para reduzir as iniquidades em saúde.ARG-MNM, 2020
V.108, 648.0
14monitoramento e avaliaçãoecossistema de inovaçãoavaliação de tecnologias em saúdecaracterísticaPadronização da metodologia para analisar tecnologias em saúde, a fim de acelerar a adoção em estabelecimentos de saúde, órgãos governamentais e instituições privadas.PNIIS, 2021
cap iI, seção VII, art 10, VIII, 815.0
15monitoramento e avaliaçãoecossistema de inovaçãoavaliação periódicacaracterísticaEstímulo ao uso de pesquisas amostrais e inquéritos periódicos para os casos em que não se justifique a coleta universal e contínua de dados, a fim de otimizar os custos e o trabalho rotineiro.PNIIS, 2021
cap iI, seção VII, art 10, V, 812.0
16monitoramento e avaliaçãoefetividadeatendimento de pacientesindicadorNúmero de pacientes atendidos após a implantação do programa de telemedicina, comparado com o número de casos antes da implantação em um determinado períodoPAHO, 2016
, 187.0
17monitoramento e avaliaçãoefetividadeequipe de especialistasindicadorNúmero de especialistas acessíveis após a implantação do programa de telemedicina, comparado com o número antes da implantação para um determinado períodoPAHO, 2016
, 188.0
18monitoramento e avaliaçãoefetividadeinclusãoindicadorNúmero de pessoas com deficiência ou limitações físicas, econômicas etc. que tiveram acesso a atendimento especializado por meio do programaPAHO, 2016
, 189.0
19monitoramento e avaliaçãoefetividadeprograma parado por problemas técnicosindicadorNúmero de horas ou dias em que o programa não presta serviços devido a um problema tecnológico ou operacional. Interpretação: O indicador deve ser o mais baixo possível e mostra o resultado da não existência de planos de contingência e prevenção para eventos inesperados, principalmente relacionados à tecnologia. Fórmula: Total de horas que o programa não está operando por problemas técnicos x 100/total de horas de atendimento. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Eficácia. Observações: É necessário ter um diário de serviço. Esse indicador pode estar relacionado a diversas questões técnicas ou procedimentais, como falhas no equipamento de videoconferência ou na rede de internet, ou falta de médico especializado por questões logísticas. Complementa a relação consultas realizadas/agendadas.PAHO, 2016
, 205.0
20monitoramento e avaliaçãoefetividadeteleconsultas realizadasindicadorConsultas bem sucedidas usando a telemedicina para ver os pacientes. Interpretação: Determina a eficácia da logística do programa. Fórmula: Número de teleconsultas realizadas x 100/Número de teleconsultas agendadas. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Eficácia. Observações: Deve-se determinar o que é considerado uma consulta de telemedicina bem-sucedida. Indicador relacionado às transferências evitadas, pois as consultas regulares implicariam necessariamente na transferência do paciente. Este indicador pode mostrar os motivos das consultas canceladas (humanas, técnicas, operacionais, administrativas, logísticas).PAHO, 2016
, 206.0
21monitoramento e avaliaçãoeficiênciaacessoindicadorPAHO, 2016
, 194.0
22monitoramento e avaliaçãoeficiênciacoberturaindicadorPAHO, 2016
, 195.0
23monitoramento e avaliaçãoeficiênciacustosindicadormonitoramento de custosPAHO, 2016
, 192.0
24monitoramento e avaliaçãoestágio do projetoalcance dos objetivosindicadorAlcance dos objetivos e realizações propostos, desejados e esperadosPAHO, 2016
, 182.0
25monitoramento e avaliaçãoestágio do projetocapacidade técnica dos usuáriosindicadorPAHO, 2016
, 174.0
26monitoramento e avaliaçãoestágio do projetocusto benefícioindicadorPAHO, 2016
, 175.0
27monitoramento e avaliaçãoestágio do projetoeficáciaindicadorPAHO, 2016
, 177.0
28monitoramento e avaliaçãoestágio do projetoeficiênciaindicadorPAHO, 2016
, 176.0
29monitoramento e avaliaçãoestágio do projetoviabilidade do projetoindicadorPAHO, 2016
, 171.0
30monitoramento e avaliaçãoestruturadados e informaçõescaracterísticaa) A instituição usa ferramentas que permitem a coleta, análise e apresentação de dados para melhoria de processos e tomada de decisão orientada por informações (assistência, operação e gestão). b) A instituição avalia o impacto das intervenções da saúde digital em seus indicadores financeiros, operacionais e assistenciais. c) As informações clínicas do paciente são compartilhadas com outras instituições de saúde para a continuidade do cuidado.DMI-H, 2021
, 488.0
31monitoramento e avaliaçãoestruturaequipeindicadorDescrição: número de equipes de saúde atendidas por telessaúde em cada município; Numerador: número de equipes; Unidade: equipes; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 374.0
32monitoramento e avaliaçãoestudo de avaliabilidadeadesão dos municípioscaracterísticaQuais fatores favorecem a adesão dos municípios ao TBR? Quais fatores dificultam esta adesão? a) Quais fatores favorecem a adesão dos profissionais de saúde a práticas de telessaúde? Quais fatores dificultam esta adesão? b) Qual a natureza das demandas de teleconsultoria e o que elas revelam sobre os profissionais da AB?HAOC2, 2019
6.2.4, 290.0
33monitoramento e avaliaçãoestudo de avaliabilidadearticulação entre núcleoscaracterísticaComo se dá a articulação entre núcleos de telessaúde e as ações de educação permanente produzidas pelo Estado e pelos municípios? a) Quais são as principais contribuições e vantagens do TBR em suas ações de tele-educação? b) Qual a natureza das demandas de teleconsultoria e o que elas revelam sobre os profissionais da AB?HAOC2, 2019
6.2.2, 288.0
34monitoramento e avaliaçãoestudo de avaliabilidadecusto-efetividadecaracterísticaO TBR é custo-efetivo quando comparado a outros modos de apoio ao trabalho das equipes de AB?HAOC2, 2019
6.2.3, 289.0
35monitoramento e avaliaçãoestudo de avaliabilidadedesafios do TBR na expansão e qualificação da ABcaracterísticaEm que medida o TBR responde aos principais desafios que caracterizam a expansão e qualificação da AB no SUS? a) O TBR responde às necessidades das equipes da AB? b.)O TBR favorece a resolutividade das equipes de AB? c) O TBR ajuda a reduzir a demanda por especialidades? d) Como os núcleos se relacionam com as centrais estaduais de regulação? O que pode auxiliar a fortalecer esta relação? e) Como os núcleos do TBR se relacionam com os Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS)? f) O TBR contribui para que os municípios organizem a dinâmica entre a AB e os demais níveis de atenção do SUS, locais e estaduais? g) Quão articulada, estratégica e potente são as relações entre os núcleos estaduais de telessaúde e as secretarias estaduais de saúde?HAOC2, 2019
6.2.1, 287.0
36monitoramento e avaliaçãoestudo de avaliabilidadeestágio de desenvolvimento do núcleocaracterísticaa) em fase de implantação; b) em fase de manutenção;HAOC2, 2019
4 a), 292.0
37monitoramento e avaliaçãoestudo de avaliabilidadequalidadecaracterísticaQual é efetivamente a qualidade das atividades de teleconsultoria, telediagnóstico e teleeducação ofertadas pelos núcleos?HAOC2, 2019
6.2.5, 291.0
38monitoramento e avaliaçãoexógenoefetividade médicaindicadorPAHO, 2016
, 200.0
39monitoramento e avaliaçãogestão da qualidade e do riscogestãocaracterísticaA organização de saúde implementa e mantém um sistema de gestão da qualidade para serviços de telessaúde que inclui: a) uma descrição dos requisitos organizacionais, riscos identificados, riscos priorizados e qualidade exigida, planos para tratar cada risco (ver Cláusula 6). b) uma descrição da evidência objetiva necessária para verificar se um plano de qualidade foi implementadoISO13131, 2021
5.1.2, 102.0
40monitoramento e avaliaçãogestão de riscodocumentaçãocaracterísticaA organização de saúde documenta um processo para a gestão da segurança em um sistema de gestão de qualidade e segurança que garante: a) os riscos para a segurança do receptor de cuidados foram considerados para todos os processos de serviço de telessaúde e são documentados em um manual de qualidade; b) mecanismos estão em vigor e documentados em planos de qualidade para identificar receptores de cuidados em um aumento do risco de dano e tomar medidas precoces para reduzir esses riscos; c) os sistemas existem e são documentados em planos de qualidade para aumentar o nível de atendimento quando há uma deterioração inesperada do estado de saúde ou aumento esperado do risco de tal deterioraçãoISO13131, 2021
6.4.2, 100.0
41monitoramento e avaliaçãogestão de riscoplanejamentocaracterísticaPlanos de qualidade são derivados sistematicamente pela organização de saúde de acordo aos processos descritos no Cláusula 5 e registrados em um sistema de gestão da qualidadeISO13131, 2021
6.5.2, 101.0
42monitoramento e avaliaçãogovernança e gestãomodelos de monitoramento e avaliaçãocaracterísticaFortalecer o uso de modelos de monitoramento, auditoria e avaliação para os avanços e necessidades de infraestrutura de TIC e de soluções de saúde digital.PNIIS, 2021
cap II, seção I, art 4, XIV, 785.0
43monitoramento e avaliaçãoimpactotransferência gerada pela telemedicinaindicadorRefere-se ao número de transferências hospitalares, após uma teleconsulta, por complicações médicas. Interpretação: Determina o número de pacientes internados no hospital em decorrência de uma teleconsulta; monitora o número de transferências geradas com as teleconsultas e confirma a redução destas. Fórmula: Número de transferências de pacientes atendidos por teleconsulta x 100/Número de pacientes atendidos por teleconsulta. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Impacto. Observações: Indicador relacionado a transferências evitadas; a própria teleconsulta pode ser considerada uma transferência evitada; para medir a eficácia do programa, esse indicador deve apresentar tendência de queda.PAHO, 2016
, 207.0
44monitoramento e avaliaçãoindicadorescoleta de indicadorescaracterísticaIndicadores da linha de base são coletados.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 249.0
45monitoramento e avaliaçãoindicadoreseconomia de escalacaracterísticaA organização do serviço de telessaúde está pautada em atingir uma economia de escala da oferta.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 255.0
46monitoramento e avaliaçãoindicadoresimpacto clínicocaracterísticaA solução tem impacto sobre desfechos de morbidade ou mortalidade.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 250.0
47monitoramento e avaliaçãoindicadoresimpacto clínico alternativocaracterísticaA solução tem impacto sobre desfechos substitutos clinicamente relevantes para os pacientes.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 251.0
48monitoramento e avaliaçãoindicadoresimpacto na macrogestãoindicadora) fila e tempo de espera para consultas e exames especializados; É recomendado que essas atividades não sejam somente uma triagem para definir a complexidade do paciente. Esses serviços devem garantir uma melhor equidade (atendendo primeiro aos pacientes mais graves), mas também incorporar resolutividade, proporcionando que os pacientes possam ser atendidos em locais mais próximos de sua residência e em menos tempo por telessaúde.
Observação: Não consta no questionário.
HAOC1, 2019
6, 263.0
49monitoramento e avaliaçãoindicadoresimpacto nos processoscaracterísticaA solução tem impacto na melhoria dos processos dos serviços/sistemas de saúde nele inseridos.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 252.0
50monitoramento e avaliaçãoindicadoresviabilidade econômicacaracterísticaEstudos de custos (efetividade, utilidade, minimização) são realizados para assegurar a viabilidade econômica da solução em telessaúde.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 254.0
51monitoramento e avaliaçãomonitoramento e auditoriaauditoriacaracterísticaEstão criados mecanismos de auditoria sistemática (por amostragem, por exemplo).
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
5, 244.0
52monitoramento e avaliaçãomonitoramento e auditoriaavaliação da insatisfaçãocaracterísticaAvaliações negativas emitidas pelos usuários recebem auditoria de algum profissional sênior do projeto.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
5, 246.0
53monitoramento e avaliaçãomonitoramento e auditoriadefinição de indicadorescaracterísticaEstão definidos indicadores para monitoramento.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
5, 242.0
54monitoramento e avaliaçãomonitoramento e auditoriafeedback dos resultadoscaracterísticaHá retorno (feedback) sobre os resultados e a qualidade assistencial para os profissionais de saúde executantes da solução em telessaúde.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
5, 247.0
55monitoramento e avaliaçãomonitoramento e auditoriamarketing digitalcaracterísticaOs resultados do monitoramento são publicados em ambiente web e amplamente disponíveis.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
5, 243.0
56monitoramento e avaliaçãopadrões e interoperabilidadeimpacto dos padrões na avaliação da saúdecaracterísticaO uso de padrões ajuda a monitorar e avaliar o sistema de saúde e ajuda no planejamento estratégico.BDHI, 2021
15b, 458.0
57monitoramento e avaliaçãoplano de monitoramento e avaliação (M&A) de saúde digitalatividades para estabelecer as instâncias de governança de M&A para a colaboraçãocaracterísticaa) instâncias a serem formalizadas podem ser definidas como: Patrocínio do Plano de M&A da Colaboração, Supervisão e Gestão Estratégica de M&A da Colaboração, Gestão da Execução dos Processos de M&A do Espaço de Colaboração; b) identificação dos atores relevantes para cada instância; c) elaboração dos documentos de atribuição e competência; d) formalização e publicação das decisões por meio de instrumentos adequados.ESD28, 2020
M&A, 2.1.1, 748.0
58monitoramento e avaliaçãoplano de monitoramento e avaliação (M&A) de saúde digitalatividades para estabelecer os processos de M&A para cada prioridadecaracterísticaa) proposição de indicadores de resultados e metas alinhadas ao M&A; b) proposição de metas, fases e prazos para a colaboração, com metas para cada prioridade; c) captura, compilação, análise, interpretação e qualificação dos dados para cálculo dos indicadores e o seu reporte à instância de gestão de M&A; d) preparo de relatório com análise individual e consolidada, com a análise dos indicadores, de acordo com processos, horários, modelos e ferramentas definidos; e) monitoramento da coleta sistemática de dados e reporte às instâncias superiores das dificuldades encontradas ou oportunidades de melhoria.ESD28, 2020
M&A, 2.1.1, 749.0
59monitoramento e avaliaçãoplano de monitoramento e avaliação (M&A) de saúde digitalatividades para formalizar e consolidar os processos de M&A do Conecte SUScaracterísticaa) proposição de indicadores de resultados e metas alinhadas ao Modelo de M&A; b) proposição de metas, fases e prazos; c) captura, compilação, análise, interpretação e qualificação dos dados para cálculo dos indicadores e o seu reporte à instância de gestão de M&A; d) preparo de relatório com análise individual e consolidada, com a análise dos indicadores, de acordo com processos, horários, modelos e ferramentas definidos; e) monitoramento da coleta sistemática de dados e reporte às instâncias superiores das dificuldades encontradas ou oportunidades de melhoria.ESD28, 2020
M&A, 1.2.1, 747.0
60monitoramento e avaliaçãopreparação organizacionalavaliaçãocaracterísticaA instituição estabelece mecanimos de avaliação contínua.ARG-MNM, 2020
I.42, 584.0
61monitoramento e avaliaçãoProduçãoquantidade de atendimentosindicadorquantidade de atendimentos realizados em um períodoTIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 842.0
62monitoramento e avaliaçãoproduçãoteleconsultas realizadasindicadorporcentagem de atendimentos de teleconsulta em relação ao total de atendimentoTIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 847.0
63monitoramento e avaliaçãoproduçãotelessaúde por especialidadeindicadoratendimentos de telessaúde por especialidadeTIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 848.0
64monitoramento e avaliaçãosegurança e qualidade da tecnologiavigilância do serviço de saúdecaracterísticaA relação entre o receptor de cuidados, a organização de saúde e qualquer organização de apoio à saúde deve ser definida em um acordo de nível de serviço (SLA) que fornece um sistema de vigilância pós-implantação para detectar deficiências que ocorram após a implantação do serviço de telessaúde, incluindo equipamentos ou dispositivos usados pelo receptor de cuidadosISO13131, 2021
13.1.2, 21.0
65monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdeatendimentos não emergenciaiscaracterísticaA telessaúde possibilita usar tecnologia em atendimentos não emergenciais e que não requerem interação direta entre paciente e profissional da saúde.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 824.0
66monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdeclasse social do pacienteindicadorClasse social dos pacientes que utilizam serviços de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 837.0
67monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdefaixa etária do pacienteindicadorFaixa etária que utiliza o serviçoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 835.0
68monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdegrau de instrução do pacienteindicadorGrau de instrução dos pacientes que utilizaram o serviço de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 836.0
69monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdemelhoria do atendimentocaracterísticaO uso da telessaúde melhora o atendimento.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 826.0
70monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdepreocupações no serviçocaracterísticaPreocupações que permanecem em debate: a) qualidade técnica; b) qualidade clínica; c) segurança; d) privacidade; e) responsabilidade;TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 828.0
71monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúderedução no risco de contaminaçãocaracterísticaO uso da telessaúde reduz o risco de contaminação.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 827.0
72monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúderedução no uso de recursoscaracterísticaO uso da telessaúde reduz o uso de recursos nos estabelecimentos de saúde.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 825.0
73monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdeserviçoindicadorQuantidade de estabelecimentos por tipo de serviçoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 839.0
74monitoramento e avaliaçãosistemas e serviços, padrões e interoperabilidadeanálise de dadoscaracterísticaAnalytics: A instituição usa ferramentas que permitem a coleta, análise e apresentação de dados para melhoria de processos e tomada de decisão orientada por informações (assistência, operação e gestão).ImDS, 2021
, 674.0
75monitoramento e avaliaçãosistemas e serviços, padrões e interoperabilidadeavaliação de impactocaracterísticaAvaliação de Impacto: A instituição avalia o impacto das intervenções da saúde digital em seus indicadores financeiros, operacionais e assistenciais.ImDS, 2021
, 675.0
76monitoramento e avaliaçãosuporte a serviços de tecnologiagerenciamento de incidentescaracterísticaA organização de saúde garante que procedimentos estejam em vigor para manter a continuidade e confiabilidade do serviço de telessaúde usando gerenciamento de incidentes para gerenciar mudanças nos serviçosISO13131, 2021
13.1.3, 23.0
77monitoramento e avaliaçãosuporte técnico de tecnologiainteligência de mercadocaracterísticaA organização de saúde fornece suporte técnico para os serviços de telessaúde que inclui coleta de inteligência de mercadoISO13131, 2021
13.1.8, 50.0
78monitoramento e avaliaçãotecnologiaacurácia e confiabilidadecaracterísticaA solução tem acurácia e confiabilidade ao longo do tempo definidas.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
2, 222.0
79monitoramento e avaliaçãotecnologiaefetividadecaracterísticaA solução tem efetividade previamente estabelecida por estudos clínicos adequados.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
2, 220.0