Aspectos · Relatório estático
Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura
· Filtro tema: monitoramento e avaliação | limpar# | tema | categoria | aspecto | natureza | elemento(s) | ref |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | monitoramento e avaliação | agentes de tratamento de dados | gerenciamento de risco | característica | Art. 38. A autoridade nacional poderá determinar ao controlador que elabore relatório de impacto à proteção de dados pessoais, inclusive de dados sensíveis, referente a suas operações de tratamento de dados, nos termos de regulamento, observados os segredos comercial e industrial. Parágrafo único. Observado o disposto no caput deste artigo, o relatório deverá conter, no mínimo, a descrição dos tipos de dados coletados, a metodologia utilizada para a coleta e para a garantia da segurança das informações e a análise do controlador com relação a medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco adotados. | LGPD, 2018
cap VI, art 38, 143.0 |
2 | monitoramento e avaliação | análise de risco | revisão processos | característica | A organização de saúde garante que analisa regularmente a descrição, o planejamento de qualidade, a experiência de serviço, os resultados, a gestão de risco de processos de saúde para os serviços de telessaúde e revisa seus planos de qualidade para esses serviços | ISO13131, 2021
6.3.2, 99.0 |
3 | monitoramento e avaliação | avaliação | acompanhamento das atividades na implantação do e-SUS AB | característica | a) realizar web conferências sobre a estratégia e-SUS AB no período de vigência do plano de trabalho; b) realizar oficinas de trabalho sobre a estratégia e-SUS AB no período de vigência do plano de trabalho; c) realizar visitas em Unidades Básicas de Saúde para implantação do PEC, no período de vigência do plano de trabalho; d) monitorar a evolução do estágio de implantação do e-SUS AB e envio dos dados nos municípios vinculados ao plano de trabalho; | MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção VII, art 495, 352.0 |
4 | monitoramento e avaliação | avaliação | avaliação da utilidade da SOF | indicador | Esta SOF foi útil para você? a) muito; b) razoável; c) pouco; d) nada; | HAOC3, 2019
gráfico 2, 307.0 |
5 | monitoramento e avaliação | avaliação | avaliação econômica de telecardiologia | indicador | valor médio das variáveis: a) tempo de deslocamento e permanência; b) custo do deslocamento; c) custo de oportunidade do paciente; d) custo de oportunidade do acompanhante; e) custo de diárias do paciente; f) custo de diárias do acompanhante; | HAOC4, 2019
tabela 16, 316.0 |
6 | monitoramento e avaliação | avaliação | diretrizes e critérios de adequação | característica | a) impacto;
b) exequibilidade;
c) conectividade;
d) sustentabilidade;
e) custo-efetividade;
f) abrangência;
g) cobertura do projeto;
h) disponibilidade financeira; Observação: Origem: p2554, 2011 - art 19 | MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 482, 350.0 |
7 | monitoramento e avaliação | avaliação | efetividade do serviço de telecardiologia | indicador | a) encaminhamentos evitados: número de pacientes atendidos pelo serviço, com classificação normal ou limítrofe no ECG. Esses pacientes são encaminhados para a atenção secundária no modelo convencional. b) impacto nas internações hospitalares: número e tempo de duração de internações cujos diagnósticos principais coincidiram com os seguintes diagnósticos: [lista CID específica]. c) número, tempo médio de permanência e valor médio das hospitalizações ocorridas devido à condição mais frequente no período, ou seja, cardiopatia isquêmica, em residentes dos municípios selecionados, cujo diagnóstico principal na AIH correspondia aos três grupos de diagnósticos mais frequentes a ela relacionados. Comparou-se os valores obtidos com o período anterior, sem a intervenção de telecardiologia. Obs: A avaliação econômica adotou a perspectiva da sociedade e incluiu o uso de recursos médicos diretos na produção do procedimento, além dos custos de deslocamento entre a cidade de residência e a de atendimento, custos de diárias e de oportunidade para o paciente e para o acompanhante, quando foi o caso. | HAOC4, 2019
, 314.0 |
8 | monitoramento e avaliação | avaliação | período de avaliação das teleconsultorias | indicador | trimestral Observação: Origem: p2554, 2011 - art 20, $2 | MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 142, $2, 356.0 |
9 | monitoramento e avaliação | avaliação | qualidade da resposta da teleconsultoria | indicador | Na avaliação da qualidade da resposta foram analisadas a estruturação da resposta: objetividade na resposta à dúvida principal; linguagem utilizada pelo teleconsultor; complementação necessária seguindo os princípios e atributos da APS; promoção da educação permanente em saúde; apresentação das referências básicas para permitir o acesso pelo solicitante. Itens obrigatórios, avaliados: a) resposta direta; b) complementação; c) atributos da APS; d) educação permanente; e) referencias. Além desses cinco itens obrigatórios, podem conter ainda sumário de evidências e descrição da estratégia de busca. Para cada item obrigatório do protocolo de resposta foi atribuído uma nota que variou de 0 a 10. A resposta direta teve peso 3 (três), a referência peso 1 (um) e os demais peso 2 (dois). A nota final foi o resultado da média ponderada dos tópicos analisados. De acordo com a nota final, as respostas foram classificadas consoantes a Escala de Likert em: excelente (escore 9,1 a 10), muito boa (escore 8,1 a 9), boa (7,1 a 8), regular (6,1 a 7) e ruim (menor ou igual a 6). | NTS-HU-UFMA, 2019
4.7, 495.0 |
10 | monitoramento e avaliação | avaliação de risco | processos | característica | A organização de saúde implementa um processo responsável para avaliação de risco que: a) segue um processo de avaliação de risco documentado, como o descrito na ISO 31000, para avaliar o riscos prioritários para gerenciar, e b) explicita quais fatores influenciam na identificação de cada risco | ISO13131, 2021
6.2.2, 98.0 |
11 | monitoramento e avaliação | avaliação e monitoramento | documentação | característica | A organização de saúde desenvolve um documento que: a) descreve como os serviços serão avaliados; b) descreve se os serviços estão sendo avaliados para resultados clínicos específicos e/ou suas contribuições para os objetivos gerais dos serviços de saúde; c) identifica os indicadores de qualidade e métricas de avaliação a serem utilizados para cada serviço; d) descreve como as avaliações de múltiplos serviços de telessaúde serão agregadas; e) descreve como o sistema de coleta de dados possibilitará a avaliação de cada serviço | ISO13131, 2021
5.5.2, 783.0 |
12 | monitoramento e avaliação | capabilidades | capabilidades do serviço de telessaúde | característica | a) não-existente, não-avaliado; b) proposto / experimental (ad hoc / experimental); c) efetivo (effective); d) confiável (reliable); e) disponível (available); f) repetitivo (repetitive); g) interoperável (interoperable); h) desenvolvido e operado segundo padrões e normas; i) aderência às especificações dos órgãos reguladores; j) consistente (consistent); k) mantido (mainteined); l) eficiência (efficiency); m) melhoria contínua (continuous improvement); n) continuamente endereçado (continuously addressed); o) medido (measured); p) monitorado (monitored); | TMSMM, 2013
4.2, 433.0 |
13 | monitoramento e avaliação | conhecimento especializado | indicadores | característica | Há indicadores para projetos de telessaúde como ferramenta para reduzir as iniquidades em saúde. | ARG-MNM, 2020
V.108, 648.0 |
14 | monitoramento e avaliação | ecossistema de inovação | avaliação de tecnologias em saúde | característica | Padronização da metodologia para analisar tecnologias em saúde, a fim de acelerar a adoção em estabelecimentos de saúde, órgãos governamentais e instituições privadas. | PNIIS, 2021
cap iI, seção VII, art 10, VIII, 815.0 |
15 | monitoramento e avaliação | ecossistema de inovação | avaliação periódica | característica | Estímulo ao uso de pesquisas amostrais e inquéritos periódicos para os casos em que não se justifique a coleta universal e contínua de dados, a fim de otimizar os custos e o trabalho rotineiro. | PNIIS, 2021
cap iI, seção VII, art 10, V, 812.0 |
16 | monitoramento e avaliação | efetividade | atendimento de pacientes | indicador | Número de pacientes atendidos após a implantação do programa de telemedicina, comparado com o número de casos antes da implantação em um determinado período | PAHO, 2016
, 187.0 |
17 | monitoramento e avaliação | efetividade | equipe de especialistas | indicador | Número de especialistas acessíveis após a implantação do programa de telemedicina, comparado com o número antes da implantação para um determinado período | PAHO, 2016
, 188.0 |
18 | monitoramento e avaliação | efetividade | inclusão | indicador | Número de pessoas com deficiência ou limitações físicas, econômicas etc. que tiveram acesso a atendimento especializado por meio do programa | PAHO, 2016
, 189.0 |
19 | monitoramento e avaliação | efetividade | programa parado por problemas técnicos | indicador | Número de horas ou dias em que o programa não presta serviços devido a um problema tecnológico ou operacional. Interpretação: O indicador deve ser o mais baixo possível e mostra o resultado da não existência de planos de contingência e prevenção para eventos inesperados, principalmente relacionados à tecnologia. Fórmula: Total de horas que o programa não está operando por problemas técnicos x 100/total de horas de atendimento. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Eficácia. Observações: É necessário ter um diário de serviço. Esse indicador pode estar relacionado a diversas questões técnicas ou procedimentais, como falhas no equipamento de videoconferência ou na rede de internet, ou falta de médico especializado por questões logísticas. Complementa a relação consultas realizadas/agendadas. | PAHO, 2016
, 205.0 |
20 | monitoramento e avaliação | efetividade | teleconsultas realizadas | indicador | Consultas bem sucedidas usando a telemedicina para ver os pacientes. Interpretação: Determina a eficácia da logística do programa. Fórmula: Número de teleconsultas realizadas x 100/Número de teleconsultas agendadas. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Eficácia. Observações: Deve-se determinar o que é considerado uma consulta de telemedicina bem-sucedida. Indicador relacionado às transferências evitadas, pois as consultas regulares implicariam necessariamente na transferência do paciente. Este indicador pode mostrar os motivos das consultas canceladas (humanas, técnicas, operacionais, administrativas, logísticas). | PAHO, 2016
, 206.0 |
21 | monitoramento e avaliação | eficiência | acesso | indicador | PAHO, 2016
, 194.0 | |
22 | monitoramento e avaliação | eficiência | cobertura | indicador | PAHO, 2016
, 195.0 | |
23 | monitoramento e avaliação | eficiência | custos | indicador | monitoramento de custos | PAHO, 2016
, 192.0 |
24 | monitoramento e avaliação | estágio do projeto | alcance dos objetivos | indicador | Alcance dos objetivos e realizações propostos, desejados e esperados | PAHO, 2016
, 182.0 |
25 | monitoramento e avaliação | estágio do projeto | capacidade técnica dos usuários | indicador | PAHO, 2016
, 174.0 | |
26 | monitoramento e avaliação | estágio do projeto | custo benefício | indicador | PAHO, 2016
, 175.0 | |
27 | monitoramento e avaliação | estágio do projeto | eficácia | indicador | PAHO, 2016
, 177.0 | |
28 | monitoramento e avaliação | estágio do projeto | eficiência | indicador | PAHO, 2016
, 176.0 | |
29 | monitoramento e avaliação | estágio do projeto | viabilidade do projeto | indicador | PAHO, 2016
, 171.0 | |
30 | monitoramento e avaliação | estrutura | dados e informações | característica | a) A instituição usa ferramentas que permitem a coleta, análise e apresentação de dados para melhoria de processos e tomada de decisão orientada por informações (assistência, operação e gestão). b) A instituição avalia o impacto das intervenções da saúde digital em seus indicadores financeiros, operacionais e assistenciais. c) As informações clínicas do paciente são compartilhadas com outras instituições de saúde para a continuidade do cuidado. | DMI-H, 2021
, 488.0 |
31 | monitoramento e avaliação | estrutura | equipe | indicador | Descrição: número de equipes de saúde atendidas por telessaúde em cada município;
Numerador: número de equipes;
Unidade: equipes;
Fonte: dados dos municípíos;
Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas. Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 374.0 |
32 | monitoramento e avaliação | estudo de avaliabilidade | adesão dos municípios | característica | Quais fatores favorecem a adesão dos municípios ao TBR? Quais fatores dificultam esta adesão? a) Quais fatores favorecem a adesão dos profissionais de saúde a práticas de telessaúde? Quais fatores dificultam esta adesão? b) Qual a natureza das demandas de teleconsultoria e o que elas revelam sobre os profissionais da AB? | HAOC2, 2019
6.2.4, 290.0 |
33 | monitoramento e avaliação | estudo de avaliabilidade | articulação entre núcleos | característica | Como se dá a articulação entre núcleos de telessaúde e as ações de educação permanente produzidas pelo Estado e pelos municípios? a) Quais são as principais contribuições e vantagens do TBR em suas ações de tele-educação? b) Qual a natureza das demandas de teleconsultoria e o que elas revelam sobre os profissionais da AB? | HAOC2, 2019
6.2.2, 288.0 |
34 | monitoramento e avaliação | estudo de avaliabilidade | custo-efetividade | característica | O TBR é custo-efetivo quando comparado a outros modos de apoio ao trabalho das equipes de AB? | HAOC2, 2019
6.2.3, 289.0 |
35 | monitoramento e avaliação | estudo de avaliabilidade | desafios do TBR na expansão e qualificação da AB | característica | Em que medida o TBR responde aos principais desafios que caracterizam a expansão e qualificação da AB no SUS? a) O TBR responde às necessidades das equipes da AB? b.)O TBR favorece a resolutividade das equipes de AB? c) O TBR ajuda a reduzir a demanda por especialidades? d) Como os núcleos se relacionam com as centrais estaduais de regulação? O que pode auxiliar a fortalecer esta relação? e) Como os núcleos do TBR se relacionam com os Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS)? f) O TBR contribui para que os municípios organizem a dinâmica entre a AB e os demais níveis de atenção do SUS, locais e estaduais? g) Quão articulada, estratégica e potente são as relações entre os núcleos estaduais de telessaúde e as secretarias estaduais de saúde? | HAOC2, 2019
6.2.1, 287.0 |
36 | monitoramento e avaliação | estudo de avaliabilidade | estágio de desenvolvimento do núcleo | característica | a) em fase de implantação; b) em fase de manutenção; | HAOC2, 2019
4 a), 292.0 |
37 | monitoramento e avaliação | estudo de avaliabilidade | qualidade | característica | Qual é efetivamente a qualidade das atividades de teleconsultoria, telediagnóstico e teleeducação ofertadas pelos núcleos? | HAOC2, 2019
6.2.5, 291.0 |
38 | monitoramento e avaliação | exógeno | efetividade médica | indicador | PAHO, 2016
, 200.0 | |
39 | monitoramento e avaliação | gestão da qualidade e do risco | gestão | característica | A organização de saúde implementa e mantém um sistema de gestão da qualidade para serviços de telessaúde que inclui: a) uma descrição dos requisitos organizacionais, riscos identificados, riscos priorizados e qualidade exigida, planos para tratar cada risco (ver Cláusula 6). b) uma descrição da evidência objetiva necessária para verificar se um plano de qualidade foi implementado | ISO13131, 2021
5.1.2, 102.0 |
40 | monitoramento e avaliação | gestão de risco | documentação | característica | A organização de saúde documenta um processo para a gestão da segurança em um sistema de gestão de qualidade e segurança que garante: a) os riscos para a segurança do receptor de cuidados foram considerados para todos os processos de serviço de telessaúde e são documentados em um manual de qualidade; b) mecanismos estão em vigor e documentados em planos de qualidade para identificar receptores de cuidados em um aumento do risco de dano e tomar medidas precoces para reduzir esses riscos; c) os sistemas existem e são documentados em planos de qualidade para aumentar o nível de atendimento quando há uma deterioração inesperada do estado de saúde ou aumento esperado do risco de tal deterioração | ISO13131, 2021
6.4.2, 100.0 |
41 | monitoramento e avaliação | gestão de risco | planejamento | característica | Planos de qualidade são derivados sistematicamente pela organização de saúde de acordo aos processos descritos no Cláusula 5 e registrados em um sistema de gestão da qualidade | ISO13131, 2021
6.5.2, 101.0 |
42 | monitoramento e avaliação | governança e gestão | modelos de monitoramento e avaliação | característica | Fortalecer o uso de modelos de monitoramento, auditoria e avaliação para os avanços e necessidades de infraestrutura de TIC e de soluções de saúde digital. | PNIIS, 2021
cap II, seção I, art 4, XIV, 785.0 |
43 | monitoramento e avaliação | impacto | transferência gerada pela telemedicina | indicador | Refere-se ao número de transferências hospitalares, após uma teleconsulta, por complicações médicas. Interpretação: Determina o número de pacientes internados no hospital em decorrência de uma teleconsulta; monitora o número de transferências geradas com as teleconsultas e confirma a redução destas. Fórmula: Número de transferências de pacientes atendidos por teleconsulta x 100/Número de pacientes atendidos por teleconsulta. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Impacto. Observações: Indicador relacionado a transferências evitadas; a própria teleconsulta pode ser considerada uma transferência evitada; para medir a eficácia do programa, esse indicador deve apresentar tendência de queda. | PAHO, 2016
, 207.0 |
44 | monitoramento e avaliação | indicadores | coleta de indicadores | característica | Indicadores da linha de base são coletados. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
6, 249.0 |
45 | monitoramento e avaliação | indicadores | economia de escala | característica | A organização do serviço de telessaúde está pautada em atingir uma economia de escala da oferta. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
6, 255.0 |
46 | monitoramento e avaliação | indicadores | impacto clínico | característica | A solução tem impacto sobre desfechos de morbidade ou mortalidade. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
6, 250.0 |
47 | monitoramento e avaliação | indicadores | impacto clínico alternativo | característica | A solução tem impacto sobre desfechos substitutos clinicamente relevantes para os pacientes. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
6, 251.0 |
48 | monitoramento e avaliação | indicadores | impacto na macrogestão | indicador | a) fila e tempo de espera para consultas e exames especializados;
É recomendado que essas atividades não sejam somente uma triagem para definir a complexidade do paciente. Esses serviços devem garantir uma melhor equidade (atendendo primeiro aos pacientes mais graves), mas também incorporar resolutividade, proporcionando que os pacientes possam ser atendidos em locais mais próximos de sua residência e em menos tempo por telessaúde. Observação: Não consta no questionário. | HAOC1, 2019
6, 263.0 |
49 | monitoramento e avaliação | indicadores | impacto nos processos | característica | A solução tem impacto na melhoria dos processos dos serviços/sistemas de saúde nele inseridos. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
6, 252.0 |
50 | monitoramento e avaliação | indicadores | viabilidade econômica | característica | Estudos de custos (efetividade, utilidade, minimização) são realizados para assegurar a viabilidade econômica da solução em telessaúde. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
6, 254.0 |
51 | monitoramento e avaliação | monitoramento e auditoria | auditoria | característica | Estão criados mecanismos de auditoria sistemática (por amostragem, por exemplo). Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
5, 244.0 |
52 | monitoramento e avaliação | monitoramento e auditoria | avaliação da insatisfação | característica | Avaliações negativas emitidas pelos usuários recebem auditoria de algum profissional sênior do projeto. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
5, 246.0 |
53 | monitoramento e avaliação | monitoramento e auditoria | definição de indicadores | característica | Estão definidos indicadores para monitoramento. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
5, 242.0 |
54 | monitoramento e avaliação | monitoramento e auditoria | feedback dos resultados | característica | Há retorno (feedback) sobre os resultados e a qualidade assistencial para os profissionais de saúde executantes da solução em telessaúde. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
5, 247.0 |
55 | monitoramento e avaliação | monitoramento e auditoria | marketing digital | característica | Os resultados do monitoramento são publicados em ambiente web e amplamente disponíveis. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
5, 243.0 |
56 | monitoramento e avaliação | padrões e interoperabilidade | impacto dos padrões na avaliação da saúde | característica | O uso de padrões ajuda a monitorar e avaliar o sistema de saúde e ajuda no planejamento estratégico. | BDHI, 2021
15b, 458.0 |
57 | monitoramento e avaliação | plano de monitoramento e avaliação (M&A) de saúde digital | atividades para estabelecer as instâncias de governança de M&A para a colaboração | característica | a) instâncias a serem formalizadas podem ser definidas como: Patrocínio do Plano de M&A da Colaboração, Supervisão e Gestão Estratégica de M&A da Colaboração, Gestão da Execução dos Processos de M&A do Espaço de Colaboração; b) identificação dos atores relevantes para cada instância; c) elaboração dos documentos de atribuição e competência; d) formalização e publicação das decisões por meio de instrumentos adequados. | ESD28, 2020
M&A, 2.1.1, 748.0 |
58 | monitoramento e avaliação | plano de monitoramento e avaliação (M&A) de saúde digital | atividades para estabelecer os processos de M&A para cada prioridade | característica | a) proposição de indicadores de resultados e metas alinhadas ao M&A; b) proposição de metas, fases e prazos para a colaboração, com metas para cada prioridade; c) captura, compilação, análise, interpretação e qualificação dos dados para cálculo dos indicadores e o seu reporte à instância de gestão de M&A; d) preparo de relatório com análise individual e consolidada, com a análise dos indicadores, de acordo com processos, horários, modelos e ferramentas definidos; e) monitoramento da coleta sistemática de dados e reporte às instâncias superiores das dificuldades encontradas ou oportunidades de melhoria. | ESD28, 2020
M&A, 2.1.1, 749.0 |
59 | monitoramento e avaliação | plano de monitoramento e avaliação (M&A) de saúde digital | atividades para formalizar e consolidar os processos de M&A do Conecte SUS | característica | a) proposição de indicadores de resultados e metas alinhadas ao Modelo de M&A; b) proposição de metas, fases e prazos; c) captura, compilação, análise, interpretação e qualificação dos dados para cálculo dos indicadores e o seu reporte à instância de gestão de M&A; d) preparo de relatório com análise individual e consolidada, com a análise dos indicadores, de acordo com processos, horários, modelos e ferramentas definidos; e) monitoramento da coleta sistemática de dados e reporte às instâncias superiores das dificuldades encontradas ou oportunidades de melhoria. | ESD28, 2020
M&A, 1.2.1, 747.0 |
60 | monitoramento e avaliação | preparação organizacional | avaliação | característica | A instituição estabelece mecanimos de avaliação contínua. | ARG-MNM, 2020
I.42, 584.0 |
61 | monitoramento e avaliação | Produção | quantidade de atendimentos | indicador | quantidade de atendimentos realizados em um período | TIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 842.0 |
62 | monitoramento e avaliação | produção | teleconsultas realizadas | indicador | porcentagem de atendimentos de teleconsulta em relação ao total de atendimento | TIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 847.0 |
63 | monitoramento e avaliação | produção | telessaúde por especialidade | indicador | atendimentos de telessaúde por especialidade | TIC-saúde, 2021
Uso de tecnologias da informação e da comunicação na área da saúde: a telessaúde em 2021, 848.0 |
64 | monitoramento e avaliação | segurança e qualidade da tecnologia | vigilância do serviço de saúde | característica | A relação entre o receptor de cuidados, a organização de saúde e qualquer organização de apoio à saúde deve ser definida em um acordo de nível de serviço (SLA) que fornece um sistema de vigilância pós-implantação para detectar deficiências que ocorram após a implantação do serviço de telessaúde, incluindo equipamentos ou dispositivos usados pelo receptor de cuidados | ISO13131, 2021
13.1.2, 21.0 |
65 | monitoramento e avaliação | serviço de telessaúde | atendimentos não emergenciais | característica | A telessaúde possibilita usar tecnologia em atendimentos não emergenciais e que não requerem interação direta entre paciente e profissional da saúde. | TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 824.0 |
66 | monitoramento e avaliação | serviço de telessaúde | classe social do paciente | indicador | Classe social dos pacientes que utilizam serviços de telessaúde | TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 837.0 |
67 | monitoramento e avaliação | serviço de telessaúde | faixa etária do paciente | indicador | Faixa etária que utiliza o serviço | TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 835.0 |
68 | monitoramento e avaliação | serviço de telessaúde | grau de instrução do paciente | indicador | Grau de instrução dos pacientes que utilizaram o serviço de telessaúde | TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 836.0 |
69 | monitoramento e avaliação | serviço de telessaúde | melhoria do atendimento | característica | O uso da telessaúde melhora o atendimento. | TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 826.0 |
70 | monitoramento e avaliação | serviço de telessaúde | preocupações no serviço | característica | Preocupações que permanecem em debate: a) qualidade técnica; b) qualidade clínica; c) segurança; d) privacidade; e) responsabilidade; | TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 828.0 |
71 | monitoramento e avaliação | serviço de telessaúde | redução no risco de contaminação | característica | O uso da telessaúde reduz o risco de contaminação. | TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 827.0 |
72 | monitoramento e avaliação | serviço de telessaúde | redução no uso de recursos | característica | O uso da telessaúde reduz o uso de recursos nos estabelecimentos de saúde. | TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 825.0 |
73 | monitoramento e avaliação | serviço de telessaúde | serviço | indicador | Quantidade de estabelecimentos por tipo de serviço | TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 839.0 |
74 | monitoramento e avaliação | sistemas e serviços, padrões e interoperabilidade | análise de dados | característica | Analytics: A instituição usa ferramentas que permitem a coleta, análise e apresentação de dados para melhoria de processos e tomada de decisão orientada por informações (assistência, operação e gestão). | ImDS, 2021
, 674.0 |
75 | monitoramento e avaliação | sistemas e serviços, padrões e interoperabilidade | avaliação de impacto | característica | Avaliação de Impacto: A instituição avalia o impacto das intervenções da saúde digital em seus indicadores financeiros, operacionais e assistenciais. | ImDS, 2021
, 675.0 |
76 | monitoramento e avaliação | suporte a serviços de tecnologia | gerenciamento de incidentes | característica | A organização de saúde garante que procedimentos estejam em vigor para manter a continuidade e confiabilidade do serviço de telessaúde usando gerenciamento de incidentes para gerenciar mudanças nos serviços | ISO13131, 2021
13.1.3, 23.0 |
77 | monitoramento e avaliação | suporte técnico de tecnologia | inteligência de mercado | característica | A organização de saúde fornece suporte técnico para os serviços de telessaúde que inclui coleta de inteligência de mercado | ISO13131, 2021
13.1.8, 50.0 |
78 | monitoramento e avaliação | tecnologia | acurácia e confiabilidade | característica | A solução tem acurácia e confiabilidade ao longo do tempo definidas. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
2, 222.0 |
79 | monitoramento e avaliação | tecnologia | efetividade | característica | A solução tem efetividade previamente estabelecida por estudos clínicos adequados. Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe | HAOC1, 2019
2, 220.0 |