Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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1estrutura e gestãogestãomodelo lógico figuraFigura 1. Modelo lógico do Programa Nacional Telessaúde Brasil RedesHAOC2, 2019
5, 286.0
2estrutura e gestãogestãomodelo lógico característicaa) insumos: estrutura física e tecnológica, marco político conceitual, recursos humanos; b) estratégias: apoio à distância; apoio à educação permanente, apoio à gestão e a eficiência do gasto público; c) ofertas: telediagnóstico, teleconsultoria, segunda opinião formativa, tele-educação, fluxo compulsório às Centrais de Regulação; d) resultados primários: diagnósticos aprimorados e tempestivos, condutas clínicas aprimoradas, práticas clínicas baseadas em evidências, profissionais e equipes atualizados, melhor articulação entre AB e especialidades; e) resultados secundários: terapêuticas qualificadas, potencial resolutivo da equipe ampliado, filas para exames e especialidades reduzidas; f) impacto: qualidade de vida dos usuários ampliada, gasto público racionalizado;HAOC3, 2019
6.1, 310.0
3estrutura e gestãogestão de processoregulação dos usuárioscaracterísticaMétodo de regulação dos usuários do núcleo de telessaúdeDESD, 2021
, 1783.0
4estrutura e gestãogestão e funcionamentocompetências do núcleocaracterísticaCompete ao núcleo: a) responsabilizar-se pela oferta de teleconsultoria, telediagnóstico e segunda opinião formativa; b) compor e manter equipe de teleconsultores e corpo clínico de especialistas de referência, compatível com a demanda pelos serviços descritos no inciso anterior; c) promover e apoiar a formação de teleconsultores no âmbito do TBR; e) atualizar as informações e inserir dados no sistema nacional de informações do TBR, junto ao Ministério da Saúde, devendo apresentar relatório anual de atividades que comprove o alcance das metas previstas no Plano de Trabalho; f) garantir a adequação aos padrões de interoperabilidade propostos pelo TBR; g) apoiar o desenvolvimento de protocolos que incluam a solicitação prévia de teleconsultorias sobre procedimentos, para avaliação da necessidade de encaminhamento ou de solicitação para a Central de Regulação Médica das Urgências; h) monitorar e avaliar o TBR no seu âmbito de atuação, incluindo a análise do número de solicitações de teleconsultorias, do tempo de resposta para os usuários do serviço, do número e da pertinência dos encaminhamentos e solicitações de exames complementares, com vistas à ampliação do acesso aos serviços e à melhoria da resolubilidade da atenção à saúde dos usuários do SUS; e i) desenvolver ações de tele-educação, com base nas necessidades loco-regionais identificadas e em consonância com as prioridades da política nacional de saúde.
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap II, art 10
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção II, art 456, 341.0
5estrutura e gestãogestão e funcionamentocoordenação nacional e estadualcaracterísticaa) Coordenação Nacional, exercida pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS); b) Coordenação Estadual, exercida pela Secretaria de Saúde do Estado ou do Distrito Federal ou por outra instância integrante do comitê gestor estadual, conforme aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB); c) Comitê Gestor Estadual; d) Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde; e e) gestor municipal de saúde.
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap II, art 6
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção II, art 452, 339.0
6estrutura e gestãogestão e funcionamentoplano de trabalhocaracterística§3° O Comitê Gestor Estadual elaborará o Projeto para implementação do Telessaúde Brasil Redes no respectivo Estado, enviando-o à Coordenação Nacional do Programa. § 4º O Projeto referido no parágrafo anterior conterá Plano de Trabalho pactuado na CIB e Plano Operativo Anual, este último contendo as seguintes informações: I -definição das metas físicas das unidades, dos atendimentos e dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, com os respectivos quantitativos e fluxos; II - definição das metas de qualidade e dos parâmetros e indicadores de avaliação; e III - descrição das atividades de aprimoramento e aperfeiçoamento da gestão. § 5° A Coordenação Nacional fará a análise e as readequações técnicas necessárias do Projeto, de acordo com as diretrizes nacionais do Telessaúde Brasil Redes e com a disponibilidade orçamentária. § 6° O relatório anual das atividades deverá demonstrar o alcance das metas estabelecidas no Plano Operativo ou, em caso de não alcance, a justificativa e as medidas de saneamento que foram adotadas.
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap II, art 9
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção II, art 455, 340.0
7infraestrutura e tecnologiagestão de equipamentos de tecnologiaacordos de nível de serviço (SLA)característicaA organização garante que os dispositivos usados para serviços de telessaúde são acompanhados por acordos de nível de serviço (SLA) que podem apoiar a continuidade de cuidados acordada.ISO13131, 2021
13.1.9, 57.0
8infraestrutura e tecnologiagestão de equipamentos de tecnologiaadequaçãocaracterísticaA organização garante que os dispositivos usados para serviços de telessaúde são utilizáveis e adequados para o propósito e são apoiados pela informação relevante, incluindo a evidência clínica para a eficácia do dispositivoISO13131, 2021
13.1.9, 54.0
9infraestrutura e tecnologiagestão de equipamentos de tecnologiacomunicaçãocaracterísticaA organização garante que os dispositivos usados para serviços de telessaúde comunicam de forma confiável usando os serviços de telecomunicações disponíveisISO13131, 2021
13.1.9, 56.0
10infraestrutura e tecnologiagestão de equipamentos de tecnologiainteroperabilidadecaracterísticaA organização garante que os dispositivos usados para serviços de telessaúde apoiar a interoperabilidade usando padrões apropriados com outros serviços de telessaúdeISO13131, 2021
13.1.9, 55.0
11infraestrutura e tecnologiagestão de implantação de tecnologiadisponibilidade de recursos tecnológicoscaracterísticaA organização de saúde garante que procedimentos estejam em vigor para confirmar que um equipamento ou software está disponível para serviços de telessaúde.ISO13131, 2021
13.1.6, 38.0
12infraestrutura e tecnologiagestão de implantação de tecnologiagerenciamento de equipamentoscaracterísticaA organização de saúde garante que os procedimentos estejam em vigor para instalar equipamentos e dispositivos para serviços de telessaúde de acordo com as orientações do fabricante ou fornecedorISO13131, 2021
13.1.6, 40.0
13infraestrutura e tecnologiagestão de implantação de tecnologiagerenciamento de projetoscaracterísticaA organização de saúde garante que os procedimentos estejam em vigor para projetar, construir, testar e implantar equipamentos e dispositivos para serviços de telessaúde usando uma metodologia de gerenciamento de projeto apropriadaISO13131, 2021
13.1.6, 37.0
14infraestrutura e tecnologiagestão de implantação de tecnologiamanutenção de recursoscaracterísticaA organização de saúde garante que os procedimentos estejam em vigor para reparar ou substituir equipamentos e dispositivos defeituosos e retirar os equipamentos e dispositivosISO13131, 2021
13.1.6, 41.0
15infraestrutura e tecnologiagestão de implantação de tecnologiaoperação de recursoscaracterísticaA organização de saúde garante que os procedimentos estejam em vigor para confirmar que um equipamento ou software é seguro para operarISO13131, 2021
13.1.6, 39.0
16infraestrutura e tecnologiagestão de infraestrutura de tecnologiacomunicaçãocaracterísticaA organização de saúde garante que a infraestrutura utilizada para os serviços de telessaúde comunica de forma confiável usando os serviços de telecomunicações disponíveisISO13131, 2021
13.1.5, 35.0
17infraestrutura e tecnologiagestão de infraestrutura de tecnologiafinanceirocaracterísticaA organização de saúde garante que a infraestrutura utilizada para os serviços de telessaúde é financeiramente eficiente em todo o ciclo de vida da infraestrutura. ISO13131, 2021
13.1.5, 36.0
18infraestrutura e tecnologiagestão de infraestrutura de tecnologiainfraestruturacaracterísticaA organização de saúde garante que a infraestrutura utilizada para os serviços de telessaúde é utilizável e adequada para o propósitoISO13131, 2021
13.1.5, 34.0
19infraestrutura e tecnologiagestão de infraestrutura de tecnologiainteroperabilidadecaracterísticaA organização de saúde garante que a infraestrutura utilizada para os serviços de telessaúde suporta a interoperabilidade usando padrões apropriados com outros serviços de telessaúdeISO13131, 2021
13.1.5, 33.0
20infraestrutura e tecnologiagestão de infraestrutura de tecnologiaprocessos de planejamentocaracterísticaA organização de saúde garante que a infraestrutura utilizada para os serviços de telessaúde é baseada em uma análise de requisitos e processo de planejamento responsáveis por cobrir projeto, implantação, operação e suporte técnicoISO13131, 2021
13.1.5, 32.0
21infraestrutura e tecnologiagestão de operação de tecnologiabackup e restauraçãocaracterísticaA organização de saúde garante que a gestão de operações de TIC pode fornecer supervisão técnica diária da infraestrutura de TIC usada para serviços de telessaúde, incluindo serviços de backup e restauraçãoISO13131, 2021
13.1.7, 43.0
22infraestrutura e tecnologiagestão de operação de tecnologiadiversisdade técnicacaracterísticaA organização de saúde garante que a gestão de operações de TIC pode fornecer supervisão técnica diária da infraestrutura de TIC usada para serviços de telessaúde, incluindo gestão da diversidade técnicaISO13131, 2021
13.1.7, 48.0
23infraestrutura e tecnologiagestão de operação de tecnologiagerenciamento de armazenamentocaracterísticaA organização de saúde garante que a gestão de operações de TIC pode fornecer supervisão técnica diária da infraestrutura de TIC usada para serviços de telessaúde, incluindo monitoramento e gerenciamento de armazenamentoISO13131, 2021
13.1.7, 46.0
24infraestrutura e tecnologiagestão de operação de tecnologiagestão de sistemascaracterísticaA organização de saúde garante que a gestão de operações de TIC pode fornecer supervisão técnica diária da infraestrutura de TIC usada para serviços de telessaúde, incluindo monitoramento e gerenciamento do sistemaISO13131, 2021
13.1.7, 45.0
25infraestrutura e tecnologiagestão de operação de tecnologiainfraestrutura de TIcaracterísticaA organização de saúde garante que a gestão de operações de TIC pode fornecer supervisão técnica diária da infraestrutura de TIC usada para serviços de telessaúde, incluindo uma infraestrutura de TIC segura e estávelISO13131, 2021
13.1.7, 47.0
26infraestrutura e tecnologiagestão de operação de tecnologiaserviços de redecaracterísticaA organização de saúde garante que a gestão de operações de TIC pode fornecer supervisão técnica diária da infraestrutura de TIC usada para serviços de telessaúde, incluindo monitoramento e gerenciamento de redeISO13131, 2021
13.1.7, 44.0
27infraestrutura e tecnologiagestão de operação de tecnologiasuporte ao usuáriocaracterísticaA organização de saúde garante que a gestão de operações de TIC pode fornecer supervisão técnica diária da infraestrutura de TIC usada para serviços de telessaúde, incluindo suporte oportuno para todos os usuáriosISO13131, 2021
13.1.7, 42.0
28monitoramento e avaliaçãogestão da qualidade e do riscogestãocaracterísticaA organização de saúde implementa e mantém um sistema de gestão da qualidade para serviços de telessaúde que inclui: a) uma descrição dos requisitos organizacionais, riscos identificados, riscos priorizados e qualidade exigida, planos para tratar cada risco (ver Cláusula 6). b) uma descrição da evidência objetiva necessária para verificar se um plano de qualidade foi implementadoISO13131, 2021
5.1.2, 102.0
29monitoramento e avaliaçãogestão de riscodocumentaçãocaracterísticaA organização de saúde documenta um processo para a gestão da segurança em um sistema de gestão de qualidade e segurança que garante: a) os riscos para a segurança do receptor de cuidados foram considerados para todos os processos de serviço de telessaúde e são documentados em um manual de qualidade; b) mecanismos estão em vigor e documentados em planos de qualidade para identificar receptores de cuidados em um aumento do risco de dano e tomar medidas precoces para reduzir esses riscos; c) os sistemas existem e são documentados em planos de qualidade para aumentar o nível de atendimento quando há uma deterioração inesperada do estado de saúde ou aumento esperado do risco de tal deterioraçãoISO13131, 2021
6.4.2, 100.0
30monitoramento e avaliaçãogestão de riscoplanejamentocaracterísticaPlanos de qualidade são derivados sistematicamente pela organização de saúde de acordo aos processos descritos no Cláusula 5 e registrados em um sistema de gestão da qualidadeISO13131, 2021
6.5.2, 101.0
31processos e atividadesgestão de eventos adversosplano de cuidadocaracterísticaA organização de saúde registra claramente no plano de cuidados quaisquer possíveis limitações e riscos para as atividades de assistência à saúde devido ao uso de serviços de telessaúde, e toma medidas para reduzir tais limitações ou riscosISO13131, 2021
10.1.7, 83.0
32processos e atividadesgestão do registro profissional de saúdeplano de cuidadocaracterísticaA organização de saúde desenvolve planos de cuidados que incluem a descrição da informação decorrente de uma atividade de assistência à saúde e garantam que esta informação seja armazenada no registro profissional de saúde. A informação que será registrada durante a atividade de assistência à saúde deve ser baseada em diretrizes clínicas. O formato em que é gravado e transmitido deve ser baseado em padrões técnicos adequadosISO13131, 2021
10.1.8, 84.0