Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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1aspectos legais e éticosserviço de telessaúdegeorreferenciamentoindicadorLocalização dos pacientes no atendimentoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 833.0
2estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura de estabelecimentosindicadorquantidade de estabelecimentos com atendimento de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 829.0
3estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura de monitoramento remotoindicadorquantidade de estabelecimentos com monitoramento remoto de pacientesTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 830.0
4estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura de telediagnósticoindicadorquantidade de estabelecimentos com serviço de telediagnósticoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 831.0
5estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura em educação e pesquisaindicadorquantidade de estabelecimentos com atuação em educação e pesquisaTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 832.0
6estrutura e gestãoserviço de telessaúdemeio de acessoindicadorMeio de comunicação utilizado no serviço de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 838.0
7estrutura e gestãoserviço de telessaúdetipo do serviçoindicadorTipo de serviço utilizadoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 834.0
8infraestrutura e tecnologiaserviço de telessaúdeinfraestrutura de oferta de teleconsultoriacaracterísticaDeve prioritariamente optar pela utilização de uma Plataforma de Telessaúde aprovada pelo MinSaúde e integrada ao SMART.MS-NT50, 2015
4, 757.0
9monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdeatendimentos não emergenciaiscaracterísticaA telessaúde possibilita usar tecnologia em atendimentos não emergenciais e que não requerem interação direta entre paciente e profissional da saúde.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 824.0
10monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdeclasse social do pacienteindicadorClasse social dos pacientes que utilizam serviços de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 837.0
11monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdefaixa etária do pacienteindicadorFaixa etária que utiliza o serviçoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 835.0
12monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdegrau de instrução do pacienteindicadorGrau de instrução dos pacientes que utilizaram o serviço de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 836.0
13monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdemelhoria do atendimentocaracterísticaO uso da telessaúde melhora o atendimento.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 826.0
14monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdepreocupações no serviçocaracterísticaPreocupações que permanecem em debate: a) qualidade técnica; b) qualidade clínica; c) segurança; d) privacidade; e) responsabilidade;TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 828.0
15monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúderedução no risco de contaminaçãocaracterísticaO uso da telessaúde reduz o risco de contaminação.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 827.0
16monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúderedução no uso de recursoscaracterísticaO uso da telessaúde reduz o uso de recursos nos estabelecimentos de saúde.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 825.0
17monitoramento e avaliaçãoserviço de telessaúdeserviçoindicadorQuantidade de estabelecimentos por tipo de serviçoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 839.0
18processos e atividadesserviço de telessaúdeacompanhamento de pacientescaracterísticaRealizar acompanhamento de pacientes após hospitalização.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 823.0
19processos e atividadesserviço de telessaúdeaconselhamento genéticoindicadorO núcleo de telessaúde realiza algum tipo de aconselhamento genético à distância.ONU2030, 2016
, 1830.0
20processos e atividadesserviço de telessaúdediretrizes para oferta de teleconsultoriacaracterísticaI. Ofertar teleconsultoria integrada com a regulação nas especialidades prioritárias, observando as especialidades/procedimentos especializados com demanda reprimida (identificada por tempo de espera prolongado), cujos motivos de encaminhamento são sensíveis às ações clínicas em AB e na sua capacidade de resposta. a) gestão da fila de espera nas especialidades prioritárias, definidas a partir da realidade loco regional; b) apoio à implantação de protocolos de regulação e diretrizes clínicas, nas especialidades prioritárias, definidas a partir da realidade loco regional; c) especialidades definidas e pactuadas em CIB, conforme Portaria GM/MS no 2859/2014.MS-NT50, 2015
8, 760.0
21processos e atividadesserviço de telessaúdediretrizes para telediagnósticocaracterísticaa) atender as necessidades de municípios em áreas de vazios assistenciais para apoio diagnóstico; b) ofertar telediagnóstico baseado em critérios clínicos e epidemiológicos com uso de protocolos para solicitação de exames; c) monitorar as atividades realizadas pelo núcleo e informar mensalmente através do SMART.MS-NT50, 2015
32, 766.0
22processos e atividadesserviço de telessaúdeencaminhamento por bots de bate-papocaracterísticaUsar bots de bate-papo para ajudar a identificar sintomas e encaminhar apropriadamente os pacientes, conforme o sintoma.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 820.0
23processos e atividadesserviço de telessaúdeinteração por telefone ou videochamadacaracterísticaRealizar interações entre pacientes e profissionais da saúde por meio de telefones ou videochamadas.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 819.0
24processos e atividadesserviço de telessaúdemonitoramento de pacientescaracterísticaRealizar monitoramento à distância de pacientes.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 822.0
25processos e atividadesserviço de telessaúdeprazo de resposta de teleconsultoria assíncronaindicadorDeve ser respondida em até 72h pelos consultores do núcleo.MS-NT50, 2015
3.I, 753.0
26processos e atividadesserviço de telessaúdeprazo de resposta de telediagnósticoindicadorO tempo de resposta dos laudos deverá ser de no máximo 72h para exames eletivos.MS-NT50, 2015
31, 765.0
27processos e atividadesserviço de telessaúdequalificação do acesso aos serviços especializadoscaracterísticaOs núcleos podem qualificar o acesso dos usuários aos serviços especializados por meio da integração com as Centrais de Regulação. O trabalho desenvolvido junto aos processos regulatórios consiste em avaliar a fila de espera das especialidades mais demandadas em cada região e apresentar abordagem específica para a gestão da fila. Esta abordagem consiste no uso de protocolos de regulação e encaminhamentos, desenvolvimento de diretrizes, definição compartilhada de fluxos, teleconsultoria para discussão dos casos da fila na AB, além de ofertar atividades de tele-educação voltadas para as principais dificuldades apontadas na gestão da fila.MS-NT50, 2015
7, 759.0
28processos e atividadesserviço de telessaúderastreamento de pacientescaracterísticaUsar ferramentas de rastreamento de pessoas potencialmente infectadas.TIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 821.0
29processos e atividadesserviço de telessaúdesegunda opinião formativa (SOF)característicaResposta sistematizada às perguntas originadas de teleconsultorias, e selecionadas a partir de critérios de relevância e pertinência em relação às diretrizes do SUS, tais respostas são construídas com base em revisão bibliográfica, nas melhores evidências científicas e clínicas.MS-NT50, 2015
3.II, 754.0
30processos e atividadesserviço de telessaúdeteleconsultoriacaracterísticaTeleconsultoria: consulta/pergunta e resposta registrada para esclarecer dúvidas sobre manejo, condutas e procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, baseadas em evidências científicas, mas adequads as características loco-regionais. Funciona de 2 maneiras: a) síncrona - teleconsultoria realizada em tempo real: i. teleconsultoria realizada por meio de chat, e ferramentas síncronas como webconferência ou videoconferência; ii. teleconsultoria realizada por serviço telefônico gratuito 0800. Funciona por meio de um call center, que remete o profissional da AB solicitante, a profissionais do núcleo com experiência em AB ou em outras especialidades e com experiência no desempenho clínico. b) assíncrona - teleconsultoria realizada por meio de mensagens off-line, que deverá ser respondida em até 72h pelos consultores do núcleo.MS-NT50, 2015
3.I, 752.0
31processos e atividadesserviço de telessaúdetelediagnósticocaracterísticaServiço de apoio ao diagnóstico, onde os exames são realizados em uma determinada localidade e enviados para emissão de laudo por meio de tecnologias da informação e comunicação. O laudo será emitido por um especialista vinculado ao núcleo.MS-NT50, 2015
3.III, 755.0
32recursos humanosserviço de telessaúdeequipe de tele-educaçãocaracterísticaI. conteudista; II. facilitador de aprendizagem; III. tutor;MS-NT50, 2015
15, 761.0
33recursos humanosserviço de telessaúdeequipe de teleconsultoriacaracterísticaI. telerregulador; II. teleconsultor; III. coordenador de campo; IV. monitor de campo;MS-NT50, 2015
5, 758.0
34treinamento e divulgaçãoserviço de telessaúdediretrizes para objetos de aprendizagemcaracterísticaDevem indexar todos os OA produzidos no repositório institucional do TBR conforme Nota Técnica 63/2014. a) o repositório atualmente adotado é o Acervo de Recursos Educacionais (ARES) da UNA-SUS; b) são de indexação obrigatória no repositório todos os cursos, módulos educacionais e materiais em formato de texto e apresentação; c) as indexações destes recursos educacionais deverão ser realizadas entre 45 e 60 dias após a certificação/conclusão.MS-NT50, 2015
20, 763.0
35treinamento e divulgaçãoserviço de telessaúdediretrizes para oferta de tele-educaçãocaracterísticaDeve ser ofertada de acordo com os princípios da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), articuladas com comissões de gestão vigentes, gestores estaduais e municipais, destacando: a) pactuação das ofertas educacionais em articulação com coordenação de EPS de estados e municípios, instâncias locais de discussão da integração ensino e serviço e Coordenação Nacional do Programa TBR; b) desenvolver atividades de tele-educação seguindo diretrizes e orientações vigentes do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES); c) estruturar conteúdos e conhecimentos a partir de competências; d) apoiar a implantação de protocolos e diretrizes clínicas do MS; e) participação de teleconsultores em fóruns temáticos na comunidade de práticas; f) ofertar tele-educação para gestores, no apoio à implantação das políticas estratégicas do MS; g) ofertar ferramentas e conteúdos educacionais às novas escolas de graduação de medicina; h) ofertar ferramentas e conteúdos educacionais aos programas de residências; i) ofertar módulos educacionais com temas específicos nas especialidades prioritários definidas pelo MS;MS-NT50, 2015
16, 762.0
36treinamento e divulgaçãoserviço de telessaúdeprazo de indexação de objetos de aprendizagemindicadorAs indexações destes recursos educacionais deverão ser realizadas entre 45 e 60 dias após a certificação/conclusão.MS-NT50, 2015
20.III, 764.0
37treinamento e divulgaçãoserviço de telessaúdetele-educaçãocaracterísticaAtividades educacionais ministradas a distância por meio de tecnologias de informação e comunicação. A tele-educação é uma atividade educacional que utiliza as ferramentas tecnológicas como meio para apoiar a formação de trabalhadores do SUS, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. São atividades de tele-educação: cursos, módulos educacionais, webaulas/palestras em modalidade à distância.MS-NT50, 2015
3.IV, 756.0