Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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1recursos humanosensino e formação permanente de equipes de informação e tecnologiaeducação continuadacaracterísticaRever os perfis dos profissionais componentes das equipes de ITIS, incorporando modalidades de atualização em face do acelerado processo de inovações nesse campo.ABRASCO, 2020
3a dimensão, 3, 521.0
2recursos humanosensino e formação permanente de equipes de informação e tecnologiaplano de carreira específica para tecnologiacaracterísticaEstabelecer a incorporação de profissionais de ITIS com formação específica em todos os níveis da organização dos serviços de saúde, e que reconheça as especificidades de seu conhecimento, competências e habilidades, bem como a premência de incorporação de técnicos de alta qualificação profissional por meio de concurso público.ABRASCO, 2020
3a dimensão, 5, 523.0
3recursos humanosequipeformação do teleconsultor médicocaracterísticaa) generalista; b) especialização em Medicina da Família e Comunidade (MFC); c) especialização em clínica médica; d) especialização em dermatologia; e) especialização em pediatria; f) especialização em ginecologia; g) outras especializações;HAOC3, 2019
seção 4.4, 305.0
4recursos humanosequipevinculação do teleconsultorcaracterísticaa) ao núcleo; b) ao município; c) ao estado; d) a um parceiro (depto ou escola de saúde etc.);HAOC3, 2019
seção 4.4, 304.0
5recursos humanosestruturacapacitaçãoindicadorDescrição: número de profissionais que foram qualificados para uso das ferramentas em telessaúde; Numerador: número de profissionais; Unidade: profissionais; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 376.0
6recursos humanosestruturarecursos humanoscaracterísticaRecursos humanos: capacidade institucional nas áreas de serviços de saúde e de TICs.ARG-MNM, 2020
1.4.1, 536.0
7recursos humanosgovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdecapacitação das equipescaracterísticaO ciclo decisório para a adoção de um padrão e/ou norma requer análise sobre a viabilidade e factibilidade de processos de capacitação das equipes de saúde usuárias dos SIS e de serviços de saúde digital, que passarão a utilizar os novos padrões/normas. Nesse caso, parceria com a rede de instituições de ensino em saúde faz-se estratégica e necessária.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 16, 514.0
8recursos humanoshabilidades e treinamento da equipecompetências em TICcaracterísticaA organização de saúde garante que especifica as principais habilidades e competências exigidas pelo pessoal envolvido na gestão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na organização de saúde ou organização de apoioISO13131, 2021
9.1.2, 89.0
9recursos humanoshabilidades e treinamento da equipeinfraestruturacaracterísticaA organização de saúde garante que existe conhecimento suficiente do ambiente local, de ameaças à saúde e da infraestrutura clínica do local de atendimentoISO13131, 2021
9.1.2, 87.0
10recursos humanoshabilidades e treinamento da equipeprestação da assistência à saúdecaracterísticaA organização de saúde garante que o profissional de saúde e/ou cuidadores informais têm as competências necessárias para a prestação de assistência à saúde por meio de serviços de telessaúde, incluindo competências específicas clínicas, culturais, de comunicação ou do idiomaISO13131, 2021
9.1.2, 85.0
11recursos humanoshabilidades e treinamento da equipeprestação da assistência à saúdecaracterísticaA organização de saúde garante que padrões profissionais mínimos adequados em conformidade com a jurisdição de todos os atores são aplicados na avaliação das competências necessárias para a prestação de assistência à saúde por meio de serviços de telessaúde.ISO13131, 2021
9.1.2, 86.0
12recursos humanospreparação organizacionalcapacitação da equipe de informáticacaracterísticaCaso tenha equipe de informática, os profissionais estão capacitados para prestar serviços de apoio à telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.5, 542.0
13recursos humanospreparação organizacionalcapacitação em telessaúdecaracterísticaEstão estabelecidas opções de formação e capacitação em telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.20, 557.0
14recursos humanospreparação organizacionalequipe médica capacitadacaracterísticaA equipe médica está capacitada para prestar serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.18, 555.0
15recursos humanospreparação organizacionalequipe não-médica capacitadacaracterísticaA equipe não-médica está capacitada para prestar serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.19, 556.0
16recursos humanospreparação organizacionalpessoal de apoiocaracterísticaHá pessoal de apoio.ARG-MNM, 2020
I.21e, 563.0
17recursos humanosqualidade do serviçodiversidade de especialistasindicadorNúmero e diversidade de especialistas desde a criação do programaPAHO, 2016
, 190.0
18recursos humanosrecursos humanoscontratação de teleconsultoresindicadorMontagem da equipeDESD, 2021
, 1815.0
19recursos humanosrecursos humanosequipe contratadaindicadorContratação de equipeDESD, 2021
, 1811.0
20recursos humanosrecursos humanos, pessoal da saúdeequipe de saúdecaracterísticaExiste pessoal da saúde disponível para participar de um programa de telessaúde.ARG-MNM, 2020
IV.a.87, 629.0
21recursos humanosrecursos humanos, pessoal da saúdeequipe de saúdecaracterísticaHá determinação clara do perfil do pessoal que trabalha em serviços de telessaúde e especialidades.ARG-MNM, 2020
IV.a.88, 630.0
22recursos humanosrecursos humanos, pessoal da saúdeequipe de telessaúdecaracterísticaHá determinação das capacidades mínimas das pessoas que trabalham nos diferentes serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
IV.a.89, 631.0
23recursos humanosrecursos humanos, pessoal da tiequipe de telessaúdecaracterísticaHá clareza sobre o perfil das pessoas que atendem os serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
IV.b.96, 637.0
24recursos humanosrecursos humanos, pessoal da tiequipe técnicacaracterísticaA instituição conta com pessoal próprio com conhecimento em TI que apoia os serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
IV.b.95, 636.0
25recursos humanosrecursos humanos, pessoal da tiequipe técnicacaracterísticaExiste pessoal capacitado para realizar uma análise crítica de qualquer equipamento e das tecnologias da informação que devem ser adquiridas.ARG-MNM, 2020
IV.b.97, 638.0
26recursos humanosrecursos humanos, pessoal da tiequipe técnicacaracterísticaExiste pessoal com experiência necessária para negociar com provedores a compra e contratação de tecnologias da informação e de serviços de apoio.ARG-MNM, 2020
IV.b.98, 639.0
27recursos humanosresultados e avaliaçãoprofissões e especialidades mais frequentes em teleconsultoriasindicadorDescrição: profissões e especialidades dos teleconsultores mais frequentes entre as solicitações de teleconsultorias respondidas; Fonte: dados das solicitações;MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 5, 416.0
28recursos humanosserviço de telessaúdeequipe de tele-educaçãocaracterísticaI. conteudista; II. facilitador de aprendizagem; III. tutor;MS-NT50, 2015
15, 761.0
29recursos humanosserviço de telessaúdeequipe de teleconsultoriacaracterísticaI. telerregulador; II. teleconsultor; III. coordenador de campo; IV. monitor de campo;MS-NT50, 2015
5, 758.0