Aspectos · Relatório estático
Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura
· Filtro tema: treinamento e divulgação | limpar# | tema | categoria | aspecto | natureza | elemento(s) | ref |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | treinamento e divulgação | aspectos regulatórios | educação continuada | característica | Existe um processo para manter atualizado o pessoal que presta serviços de telessaúde sobre as normas vigentes aplicáveis. | ARG-MNM, 2020
V.103, 643.0 |
2 | treinamento e divulgação | divulgação | evento de divulgação/treinamento | indicador | Evento de divulgação/treinamento | DESD, 2021
, 1821.0 |
3 | treinamento e divulgação | educação | carga horária de educação | indicador | horas em módulos educacionais/cursos | DESD, 2021
, 1819.0 |
4 | treinamento e divulgação | educação | formação de profissional | indicador | Quantidade de profissionais formados | DESD, 2021
, 1793.0 |
5 | treinamento e divulgação | ensino e formação permanente de equipes de informação e tecnologia | construção coletiva de conteúdos curriculares | característica | A construção coletiva de conteúdos curriculares que propiciem novas habilidades e competências aos profissionais das equipes de ITIS e estabelecimento de novas formas de exercício das práticas profissionais e de novos instrumentos de gestão em saúde. | ABRASCO, 2020
3a dimensão, 4, 522.0 |
6 | treinamento e divulgação | ensino e formação permanente de equipes de informação e tecnologia | mapeamento dos cursos | característica | Realizar diagnóstico dos cursos de ITIS no Brasil a fim de subsidiar estratégias de incremento do número de cursos ofertados de nível técnico, de pós-graduação de lato e de stricto sensu e de valorização da práxis da ITIS tanto no interior das instituições de ensino de saúde coletiva como nos serviços de saúde, das três esferas de governo, promovendo a interdisciplinaridade inerente ao campo. | ABRASCO, 2020
3a dimensão, 1, 519.0 |
7 | treinamento e divulgação | ensino e formação permanente de equipes de informação e tecnologia | redes de ensino | característica | Promover uso das redes de ensino para a formação de um grupo de Centros de Ensino em ITIS com abrangência nacional, que atue cooperativamente a fim de ampliar uma inteligência coletiva no país, conformando programas de formação multi-instituições voltados para a área de saúde. | ABRASCO, 2020
3a dimensão, 2, 520.0 |
8 | treinamento e divulgação | formação e capacitação de recursos humanos | articulação para fomentar capacitação | característica | Promoção da articulação com os Ministérios da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação, com vistas à inclusão de conteúdos relacionados à área de saúde digital nos cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde. | PNIIS, 2021
cap iI, seção V, art 8, III, 800.0 |
9 | treinamento e divulgação | formação e capacitação de recursos humanos | capacitação em informática em saúde | característica | Promoção da formação, qualificação, avaliação e da educação permanente dos trabalhadores e dos gestores de saúde nas áreas de informação e informática em saúde, com foco na pessoa e suas diversidades, em especial, no que tange à coleta e análise do quesito raça, cor e ao respeito ao nome social e identidade de gênero | PNIIS, 2021
cap iI, seção V, art 8, II, 799.0 |
10 | treinamento e divulgação | formação e capacitação de recursos humanos | capacitação em saúde digital | característica | Incentivo ao desenvolvimento de programas específicos para a formação em educação permanente na área de saúde digital. | PNIIS, 2021
cap iI, seção V, art 8, IV, 801.0 |
11 | treinamento e divulgação | formação e capacitação de recursos humanos | capacitação em saúde digital | característica | Incentivo à inclusão de carga horária de estágio básico nos cursos de graduação e pósgraduação das atividades de educação permanente desenvolvidas no âmbito público e privado sobre a saúde digital e as tecnologias de acesso ao monitoramento em saúde individual e coletiva. | PNIIS, 2021
cap iI, seção V, art 8, VII, 802.0 |
12 | treinamento e divulgação | formação e capacitação de recursos humanos | plano de ação | característica | 5. Capacitar profissionais de saúde em Informática em Saúde e garantir o reconhecimento da Informática em Saúde como área de pesquisa e o Informata em Saúde como profissão. | ESD28, 2020
5, 720.0 |
13 | treinamento e divulgação | habilidades e treinamento da equipe | treinamento | característica | A organização de saúde garante que oportunidades para realizar cursos de treinamento adequados na prestação de serviços de telessaúde são disponibilizadas | ISO13131, 2021
9.1.2, 88.0 |
14 | treinamento e divulgação | processo | acesso aos objetos de aprendizagem por município | indicador | Descrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por município;
Numerador: total global de acessos aos objetos por município;
Unidade: acessos/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS). | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 408.0 |
15 | treinamento e divulgação | processo | acesso global aos objetos de aprendizagem | indicador | Descrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por estado, município, equipe, pontos/mês;
Numerador: total global de acessos aos objetos;
Unidade: acessos/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS). | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 407.0 |
16 | treinamento e divulgação | processo | acesso global aos objetos de aprendizagem por CBO | indicador | Descrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por categoria profissional (CBO);
Numerador: total global de acessos aos objetos por CBO;
Unidade: acessos/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS). | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 411.0 |
17 | treinamento e divulgação | processo | acesso global aos objetos de aprendizagem por equipe | indicador | Descrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por equipe;
Numerador: total global de acessos aos objetos por equipe;
Unidade: acessos/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS). | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 409.0 |
18 | treinamento e divulgação | processo | acesso global aos objetos de aprendizagem por ponto | indicador | Descrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por pontos;
Numerador: total global de acessos aos objetos por ponto;
Unidade: acessos/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS). | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 410.0 |
19 | treinamento e divulgação | processo | participação de participantes de tele-educação por CBO por equipe | indicador | Descrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por equipe;
Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por equipe;
Unidade: participação/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 404.0 |
20 | treinamento e divulgação | processo | participação de participantes de tele-educação por CBO por estado | indicador | Descrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por estado;
Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por estado;
Unidade: participação/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 402.0 |
21 | treinamento e divulgação | processo | participação de participantes de tele-educação por CBO por município | indicador | Descrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por município;
Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por município;
Unidade: participação/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 403.0 |
22 | treinamento e divulgação | processo | participação de participantes de tele-educação por CBO por ponto | indicador | Descrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por ponto/mês;
Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por ponto/mês;
Unidade: participação/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 405.0 |
23 | treinamento e divulgação | processo | participação em atividades de tele-educação por equipe | indicador | Descrição: número de atividades realizadas por equipe;
Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por equipe;
Unidade: atividades/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 401.0 |
24 | treinamento e divulgação | processo | participação em atividades de tele-educação por estado | indicador | Descrição: número de atividades realizadas por estado;
Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por estado;
Unidade: atividades/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 398.0 |
25 | treinamento e divulgação | processo | participação em atividades de tele-educação por município | indicador | Descrição: número de atividades realizadas por município;
Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por município;
Unidade: atividades/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 399.0 |
26 | treinamento e divulgação | processo | participação em atividades de tele-educação por ponto | indicador | Descrição: número de atividades realizadas por ponto;
Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por ponto;
Unidade: atividades/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 400.0 |
27 | treinamento e divulgação | processo | produção de objetos de aprendizagem | indicador | Descrição: número de objetos de aprendizagem disponibilizados no ARES por mês;
Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por ponto/mês;
Unidade: objetos/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS). | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 406.0 |
28 | treinamento e divulgação | processo | promoção externa da telessaúde | característica | Existem mecanimos de comunicação na instituição para informar e educar a população sobre o uso da telessaúde. | ARG-MNM, 2020
I.55, 597.0 |
29 | treinamento e divulgação | processo | promoção interna da telessaúde | característica | A instituição conta com uma estratégia para promover para a equipe de saúde a utilização de serviços de telessaúde e consultas a distância. | ARG-MNM, 2020
I.54, 596.0 |
30 | treinamento e divulgação | processo | utilização de tele-educação | indicador | Descrição: número de pontos ativos (pelo menos uma utilização de serviço mensal) em tele-educação;
Numerador: total de pontos participantes em atividades de tele-educação;
Unidade: pontos/mês;
Fonte: dados das solicitações;
Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria. Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012). Apresenta erro na definição: no original consta erroneamente "solicitações/mês". | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 390.0 |
31 | treinamento e divulgação | produção | ações de tele-educação | gráfico | Gráfico 11. Ações de tele-educação realizadas por Núcleos de Telessaúde, Brasil (2016-2018). Gráfico 12. Total de ações de Tele-educação realizadas por Núcleos de Telessaúde (manutenção), Brasil (2016-2018) | HAOC2, 2019
4.2, 284.0 |
32 | treinamento e divulgação | produção | participações em tele-educação | tabela | Tabela 13. Participações em atividades de tele-educação, por Núcleos de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2016 - 2018). [Núcleos, Webseminários, Fórum de discussão, Reunião de matriciamento, Webaulas, Cursos] | HAOC2, 2019
4.2, 285.0 |
33 | treinamento e divulgação | recursos humanos | currículo para treinamento de trabalhadores | característica | Treinamento da força de trabalho de saúde digital: Existe treinamento em saúde digital, informática em saúde, sistemas de informação em saúde ou informática biomédica em programas de graduação e pós-graduação, públicos ou privados, que forma trabalhadores treinados em saúde digital. | BDHI, 2021
11, 451.0 |
34 | treinamento e divulgação | recursos humanos | educação continuada | característica | Competência Digital: Há um programa para a capacitação sobre saúde digital para cada colaborador individualmente. | ImDS, 2021
, 684.0 |
35 | treinamento e divulgação | recursos humanos | educação continuada de trabalhadores | característica | Treinamento em serviço dos trabalhadores da área da saúde em saúde digital: A saúde digital faz parte do currículo de educação continuada dos trabalhadores da área da saúde considerando médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, odontólogos / dentistas, gestores, profissionais em tecnologia da informação e comunicação (TIC), profissionais técnicos e tecnólogos. | BDHI, 2021
10, 449.0 |
36 | treinamento e divulgação | recursos humanos | educação continuada de trabalhadores por categoria | característica | a) Especificamente para médicos, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. b) Especificamente para enfermeiros, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. c) Especificamente para agentes comunitários de saúde, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. d) Especificamente para odontólogos / dentistas, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. e) Especificamente para gestores da saúde, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. f) Especificamente para profissionais de TIC, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. g) Especificamente para profissionais técnicos e tecnólogos, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. | BDHI, 2021
10a, 10b, 10c, 10d, 10e, 10f, 10g, 450.0 |
37 | treinamento e divulgação | recursos humanos | equipe de TI | característica | Equipe de TI: A equipe de TI está estruturada e capacitada para apoiar a transformação digital da instituição. | ImDS, 2021
, 683.0 |
38 | treinamento e divulgação | recursos humanos | formação de especialistas na área | característica | Treinamento da força de trabalho de saúde digital: Especificamente o treinamento, oferecido por instituições públicas ou privadas, em informática em saúde ou informática biomédica está formando especialistas informatas em saúde ou em sistemas de informação em saúde. | BDHI, 2021
12, 452.0 |
39 | treinamento e divulgação | recursos humanos | treinamento prévio de trabalhadores | característica | Treinamento prévio dos trabalhadores da área da saúde em saúde digital: Nos treinamentos prévios dos trabalhadores da área da saúde a saúde digital é parte do currículo considerando-se médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, odontólogs/dentistas, gestores, profissionais em TICs, profissionais técnicos/tecnólogos. | BDHI, 2021
9, 447.0 |
40 | treinamento e divulgação | recursos humanos | treinamento prévio de trabalhadores por categoria | característica | a) Especificamente para médicos, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento médico. b) Especificamente para enfermeiros, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. c) Especificamente para agentes comunitários de saúde, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. d) Especificamente para dentistas, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. e) Especificamente para gestores da saúde, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. f) Especificamente para profissionais em tecnologia da informação e comunicação (TICs), a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. g) Especificamente para profissionais técnico e tecnólogos, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. | BDHI, 2021
9a, 9b, 9c, 9d, 9e, 9f, 9g, 448.0 |
41 | treinamento e divulgação | recursos humanos, pessoal da saúde | educação continuada | característica | Considera-se desenvolver um plano de capacitação acelerado para o pessoal menos especializado em tecnologias da informação. | ARG-MNM, 2020
IV.a.90, 632.0 |
42 | treinamento e divulgação | recursos humanos, pessoal da saúde | educação continuada | característica | Há acesso a programas de capacitação rápida em outras instituições quando necessário. | ARG-MNM, 2020
IV.a.91, 633.0 |
43 | treinamento e divulgação | resultados e avaliação | temas de objetos de aprendizagem mais frequentes em tele-educação | indicador | Descrição: até 5 temas mais acessados por objetos de aprendizagem;
Numerador: número total de acessos por tema;
Unidade: acessos/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Para a classificação dos temas da tele-educação devem ser utilizados os DeCS da BIREME. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 6, 421.0 |
44 | treinamento e divulgação | resultados e avaliação | temas frequentes em tele-educação | indicador | Descrição: até 5 temas com maior participação por mês;
Numerador: número total de participantes por tema;
Unidade: participação/mês;
Fonte: dados das ofertas de tele-educação; Observação: Para a classificação dos temas da tele-educação devem ser utilizados os DeCS da BIREME. | MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 6, 419.0 |
45 | treinamento e divulgação | serviço de telessaúde | diretrizes para objetos de aprendizagem | característica | Devem indexar todos os OA produzidos no repositório institucional do TBR conforme Nota Técnica 63/2014. a) o repositório atualmente adotado é o Acervo de Recursos Educacionais (ARES) da UNA-SUS; b) são de indexação obrigatória no repositório todos os cursos, módulos educacionais e materiais em formato de texto e apresentação; c) as indexações destes recursos educacionais deverão ser realizadas entre 45 e 60 dias após a certificação/conclusão. | MS-NT50, 2015
20, 763.0 |
46 | treinamento e divulgação | serviço de telessaúde | diretrizes para oferta de tele-educação | característica | Deve ser ofertada de acordo com os princípios da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), articuladas com comissões de gestão vigentes, gestores estaduais e municipais, destacando: a) pactuação das ofertas educacionais em articulação com coordenação de EPS de estados e municípios, instâncias locais de discussão da integração ensino e serviço e Coordenação Nacional do Programa TBR; b) desenvolver atividades de tele-educação seguindo diretrizes e orientações vigentes do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES); c) estruturar conteúdos e conhecimentos a partir de competências; d) apoiar a implantação de protocolos e diretrizes clínicas do MS; e) participação de teleconsultores em fóruns temáticos na comunidade de práticas; f) ofertar tele-educação para gestores, no apoio à implantação das políticas estratégicas do MS; g) ofertar ferramentas e conteúdos educacionais às novas escolas de graduação de medicina; h) ofertar ferramentas e conteúdos educacionais aos programas de residências; i) ofertar módulos educacionais com temas específicos nas especialidades prioritários definidas pelo MS; | MS-NT50, 2015
16, 762.0 |
47 | treinamento e divulgação | serviço de telessaúde | prazo de indexação de objetos de aprendizagem | indicador | As indexações destes recursos educacionais deverão ser realizadas entre 45 e 60 dias após a certificação/conclusão. | MS-NT50, 2015
20.III, 764.0 |
48 | treinamento e divulgação | serviço de telessaúde | tele-educação | característica | Atividades educacionais ministradas a distância por meio de tecnologias de informação e comunicação. A tele-educação é uma atividade educacional que utiliza as ferramentas tecnológicas como meio para apoiar a formação de trabalhadores do SUS, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. São atividades de tele-educação: cursos, módulos educacionais, webaulas/palestras em modalidade à distância. | MS-NT50, 2015
3.IV, 756.0 |