Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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1treinamento e divulgaçãoaspectos regulatórioseducação continuadacaracterísticaExiste um processo para manter atualizado o pessoal que presta serviços de telessaúde sobre as normas vigentes aplicáveis.ARG-MNM, 2020
V.103, 643.0
2treinamento e divulgaçãodivulgaçãoevento de divulgação/treinamentoindicadorEvento de divulgação/treinamentoDESD, 2021
, 1821.0
3treinamento e divulgaçãoeducaçãocarga horária de educaçãoindicadorhoras em módulos educacionais/cursosDESD, 2021
, 1819.0
4treinamento e divulgaçãoeducaçãoformação de profissionalindicadorQuantidade de profissionais formadosDESD, 2021
, 1793.0
5treinamento e divulgaçãoensino e formação permanente de equipes de informação e tecnologiaconstrução coletiva de conteúdos curricularescaracterísticaA construção coletiva de conteúdos curriculares que propiciem novas habilidades e competências aos profissionais das equipes de ITIS e estabelecimento de novas formas de exercício das práticas profissionais e de novos instrumentos de gestão em saúde.ABRASCO, 2020
3a dimensão, 4, 522.0
6treinamento e divulgaçãoensino e formação permanente de equipes de informação e tecnologiamapeamento dos cursoscaracterísticaRealizar diagnóstico dos cursos de ITIS no Brasil a fim de subsidiar estratégias de incremento do número de cursos ofertados de nível técnico, de pós-graduação de lato e de stricto sensu e de valorização da práxis da ITIS tanto no interior das instituições de ensino de saúde coletiva como nos serviços de saúde, das três esferas de governo, promovendo a interdisciplinaridade inerente ao campo.ABRASCO, 2020
3a dimensão, 1, 519.0
7treinamento e divulgaçãoensino e formação permanente de equipes de informação e tecnologiaredes de ensinocaracterísticaPromover uso das redes de ensino para a formação de um grupo de Centros de Ensino em ITIS com abrangência nacional, que atue cooperativamente a fim de ampliar uma inteligência coletiva no país, conformando programas de formação multi-instituições voltados para a área de saúde.ABRASCO, 2020
3a dimensão, 2, 520.0
8treinamento e divulgaçãoformação e capacitação de recursos humanosarticulação para fomentar capacitaçãocaracterísticaPromoção da articulação com os Ministérios da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação, com vistas à inclusão de conteúdos relacionados à área de saúde digital nos cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde.PNIIS, 2021
cap iI, seção V, art 8, III, 800.0
9treinamento e divulgaçãoformação e capacitação de recursos humanoscapacitação em informática em saúdecaracterísticaPromoção da formação, qualificação, avaliação e da educação permanente dos trabalhadores e dos gestores de saúde nas áreas de informação e informática em saúde, com foco na pessoa e suas diversidades, em especial, no que tange à coleta e análise do quesito raça, cor e ao respeito ao nome social e identidade de gêneroPNIIS, 2021
cap iI, seção V, art 8, II, 799.0
10treinamento e divulgaçãoformação e capacitação de recursos humanoscapacitação em saúde digitalcaracterísticaIncentivo ao desenvolvimento de programas específicos para a formação em educação permanente na área de saúde digital.PNIIS, 2021
cap iI, seção V, art 8, IV, 801.0
11treinamento e divulgaçãoformação e capacitação de recursos humanoscapacitação em saúde digitalcaracterísticaIncentivo à inclusão de carga horária de estágio básico nos cursos de graduação e pósgraduação das atividades de educação permanente desenvolvidas no âmbito público e privado sobre a saúde digital e as tecnologias de acesso ao monitoramento em saúde individual e coletiva.PNIIS, 2021
cap iI, seção V, art 8, VII, 802.0
12treinamento e divulgaçãoformação e capacitação de recursos humanosplano de açãocaracterística5. Capacitar profissionais de saúde em Informática em Saúde e garantir o reconhecimento da Informática em Saúde como área de pesquisa e o Informata em Saúde como profissão.ESD28, 2020
5, 720.0
13treinamento e divulgaçãohabilidades e treinamento da equipetreinamentocaracterísticaA organização de saúde garante que oportunidades para realizar cursos de treinamento adequados na prestação de serviços de telessaúde são disponibilizadasISO13131, 2021
9.1.2, 88.0
14treinamento e divulgaçãoprocessoacesso aos objetos de aprendizagem por municípioindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por município; Numerador: total global de acessos aos objetos por município; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 408.0
15treinamento e divulgaçãoprocessoacesso global aos objetos de aprendizagemindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por estado, município, equipe, pontos/mês; Numerador: total global de acessos aos objetos; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 407.0
16treinamento e divulgaçãoprocessoacesso global aos objetos de aprendizagem por CBOindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por categoria profissional (CBO); Numerador: total global de acessos aos objetos por CBO; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 411.0
17treinamento e divulgaçãoprocessoacesso global aos objetos de aprendizagem por equipeindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por equipe; Numerador: total global de acessos aos objetos por equipe; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 409.0
18treinamento e divulgaçãoprocessoacesso global aos objetos de aprendizagem por pontoindicadorDescrição: número global de acessos aos objetos de aprendizagem por pontos; Numerador: total global de acessos aos objetos por ponto; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 410.0
19treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação de participantes de tele-educação por CBO por equipeindicadorDescrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por equipe; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por equipe; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 404.0
20treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação de participantes de tele-educação por CBO por estadoindicadorDescrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por estado; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por estado; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 402.0
21treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação de participantes de tele-educação por CBO por municípioindicadorDescrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por município; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por município; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 403.0
22treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação de participantes de tele-educação por CBO por pontoindicadorDescrição: número de participantes por categoria profissional (CBO) por ponto/mês; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por ponto/mês; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 405.0
23treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação em atividades de tele-educação por equipeindicadorDescrição: número de atividades realizadas por equipe; Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por equipe; Unidade: atividades/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 401.0
24treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação em atividades de tele-educação por estadoindicadorDescrição: número de atividades realizadas por estado; Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por estado; Unidade: atividades/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 398.0
25treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação em atividades de tele-educação por municípioindicadorDescrição: número de atividades realizadas por município; Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por município; Unidade: atividades/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 399.0
26treinamento e divulgaçãoprocessoparticipação em atividades de tele-educação por pontoindicadorDescrição: número de atividades realizadas por ponto; Numerador: total de atividades de tele-educação realizadas por ponto; Unidade: atividades/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Atividades de tele-educação: reuniões clínicas, cursos, seminários, biblioteca virtual etc. Para fins de registro as atividades síncronas e assíncronas deverão ser monitoradas separadamente.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 400.0
27treinamento e divulgaçãoprocessoprodução de objetos de aprendizagemindicadorDescrição: número de objetos de aprendizagem disponibilizados no ARES por mês; Numerador: total de participantes de tele-educação por CBO por ponto/mês; Unidade: objetos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da UNA-SUS no qual devem ser depositados todos os conteúdos produzidos pelos núcleos, conforme Nota Técnica 93/2013. Objetos de aprendizagem: documento texto ou audiovisual disponibilizado para acesso dos profissionais em ambiente virtual (Ex.: Biblioteca Virtual, Cletâne Telessaúde no ARES/UNA-SUS).
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 4, 406.0
28treinamento e divulgaçãoprocessopromoção externa da telessaúdecaracterísticaExistem mecanimos de comunicação na instituição para informar e educar a população sobre o uso da telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.55, 597.0
29treinamento e divulgaçãoprocessopromoção interna da telessaúdecaracterísticaA instituição conta com uma estratégia para promover para a equipe de saúde a utilização de serviços de telessaúde e consultas a distância.ARG-MNM, 2020
I.54, 596.0
30treinamento e divulgaçãoprocessoutilização de tele-educaçãoindicadorDescrição: número de pontos ativos (pelo menos uma utilização de serviço mensal) em tele-educação; Numerador: total de pontos participantes em atividades de tele-educação; Unidade: pontos/mês; Fonte: dados das solicitações; Obs: 1) taxa de utilização será calculado a partir dos dados informados das solicitações respondidas de pontos ativos e de pontos cadastrados como implantados; 2) as dúvidas recebidas e respondidas durante atividades de tele-educação não devem ser contabilizadas como teleconsultoria.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012). Apresenta erro na definição: no original consta erroneamente "solicitações/mês".
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 2, 390.0
31treinamento e divulgaçãoproduçãoações de tele-educaçãográficoGráfico 11. Ações de tele-educação realizadas por Núcleos de Telessaúde, Brasil (2016-2018). Gráfico 12. Total de ações de Tele-educação realizadas por Núcleos de Telessaúde (manutenção), Brasil (2016-2018)HAOC2, 2019
4.2, 284.0
32treinamento e divulgaçãoproduçãoparticipações em tele-educaçãotabelaTabela 13. Participações em atividades de tele-educação, por Núcleos de Telessaúde (manutenção), Ministério da Saúde, Brasil (2016 - 2018). [Núcleos, Webseminários, Fórum de discussão, Reunião de matriciamento, Webaulas, Cursos]HAOC2, 2019
4.2, 285.0
33treinamento e divulgaçãorecursos humanoscurrículo para treinamento de trabalhadorescaracterísticaTreinamento da força de trabalho de saúde digital: Existe treinamento em saúde digital, informática em saúde, sistemas de informação em saúde ou informática biomédica em programas de graduação e pós-graduação, públicos ou privados, que forma trabalhadores treinados em saúde digital.BDHI, 2021
11, 451.0
34treinamento e divulgaçãorecursos humanoseducação continuadacaracterísticaCompetência Digital: Há um programa para a capacitação sobre saúde digital para cada colaborador individualmente.ImDS, 2021
, 684.0
35treinamento e divulgaçãorecursos humanoseducação continuada de trabalhadorescaracterísticaTreinamento em serviço dos trabalhadores da área da saúde em saúde digital: A saúde digital faz parte do currículo de educação continuada dos trabalhadores da área da saúde considerando médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, odontólogos / dentistas, gestores, profissionais em tecnologia da informação e comunicação (TIC), profissionais técnicos e tecnólogos.BDHI, 2021
10, 449.0
36treinamento e divulgaçãorecursos humanoseducação continuada de trabalhadores por categoriacaracterísticaa) Especificamente para médicos, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. b) Especificamente para enfermeiros, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. c) Especificamente para agentes comunitários de saúde, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. d) Especificamente para odontólogos / dentistas, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. e) Especificamente para gestores da saúde, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. f) Especificamente para profissionais de TIC, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada. g) Especificamente para profissionais técnicos e tecnólogos, a saúde digital é parte do currículo de educação continuada.BDHI, 2021
10a, 10b, 10c, 10d, 10e, 10f, 10g, 450.0
37treinamento e divulgaçãorecursos humanosequipe de TIcaracterísticaEquipe de TI: A equipe de TI está estruturada e capacitada para apoiar a transformação digital da instituição.ImDS, 2021
, 683.0
38treinamento e divulgaçãorecursos humanosformação de especialistas na áreacaracterísticaTreinamento da força de trabalho de saúde digital: Especificamente o treinamento, oferecido por instituições públicas ou privadas, em informática em saúde ou informática biomédica está formando especialistas informatas em saúde ou em sistemas de informação em saúde.BDHI, 2021
12, 452.0
39treinamento e divulgaçãorecursos humanostreinamento prévio de trabalhadorescaracterísticaTreinamento prévio dos trabalhadores da área da saúde em saúde digital: Nos treinamentos prévios dos trabalhadores da área da saúde a saúde digital é parte do currículo considerando-se médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, odontólogs/dentistas, gestores, profissionais em TICs, profissionais técnicos/tecnólogos.BDHI, 2021
9, 447.0
40treinamento e divulgaçãorecursos humanostreinamento prévio de trabalhadores por categoriacaracterísticaa) Especificamente para médicos, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento médico. b) Especificamente para enfermeiros, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. c) Especificamente para agentes comunitários de saúde, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. d) Especificamente para dentistas, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. e) Especificamente para gestores da saúde, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. f) Especificamente para profissionais em tecnologia da informação e comunicação (TICs), a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio. g) Especificamente para profissionais técnico e tecnólogos, a saúde digital faz parte do currículo como exigência de treinamento prévio.BDHI, 2021
9a, 9b, 9c, 9d, 9e, 9f, 9g, 448.0
41treinamento e divulgaçãorecursos humanos, pessoal da saúdeeducação continuadacaracterísticaConsidera-se desenvolver um plano de capacitação acelerado para o pessoal menos especializado em tecnologias da informação.ARG-MNM, 2020
IV.a.90, 632.0
42treinamento e divulgaçãorecursos humanos, pessoal da saúdeeducação continuadacaracterísticaHá acesso a programas de capacitação rápida em outras instituições quando necessário.ARG-MNM, 2020
IV.a.91, 633.0
43treinamento e divulgaçãoresultados e avaliaçãotemas de objetos de aprendizagem mais frequentes em tele-educaçãoindicadorDescrição: até 5 temas mais acessados por objetos de aprendizagem; Numerador: número total de acessos por tema; Unidade: acessos/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Para a classificação dos temas da tele-educação devem ser utilizados os DeCS da BIREME.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 6, 421.0
44treinamento e divulgaçãoresultados e avaliaçãotemas frequentes em tele-educaçãoindicadorDescrição: até 5 temas com maior participação por mês; Numerador: número total de participantes por tema; Unidade: participação/mês; Fonte: dados das ofertas de tele-educação;
Observação: Para a classificação dos temas da tele-educação devem ser utilizados os DeCS da BIREME.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 6, 419.0
45treinamento e divulgaçãoserviço de telessaúdediretrizes para objetos de aprendizagemcaracterísticaDevem indexar todos os OA produzidos no repositório institucional do TBR conforme Nota Técnica 63/2014. a) o repositório atualmente adotado é o Acervo de Recursos Educacionais (ARES) da UNA-SUS; b) são de indexação obrigatória no repositório todos os cursos, módulos educacionais e materiais em formato de texto e apresentação; c) as indexações destes recursos educacionais deverão ser realizadas entre 45 e 60 dias após a certificação/conclusão.MS-NT50, 2015
20, 763.0
46treinamento e divulgaçãoserviço de telessaúdediretrizes para oferta de tele-educaçãocaracterísticaDeve ser ofertada de acordo com os princípios da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), articuladas com comissões de gestão vigentes, gestores estaduais e municipais, destacando: a) pactuação das ofertas educacionais em articulação com coordenação de EPS de estados e municípios, instâncias locais de discussão da integração ensino e serviço e Coordenação Nacional do Programa TBR; b) desenvolver atividades de tele-educação seguindo diretrizes e orientações vigentes do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES); c) estruturar conteúdos e conhecimentos a partir de competências; d) apoiar a implantação de protocolos e diretrizes clínicas do MS; e) participação de teleconsultores em fóruns temáticos na comunidade de práticas; f) ofertar tele-educação para gestores, no apoio à implantação das políticas estratégicas do MS; g) ofertar ferramentas e conteúdos educacionais às novas escolas de graduação de medicina; h) ofertar ferramentas e conteúdos educacionais aos programas de residências; i) ofertar módulos educacionais com temas específicos nas especialidades prioritários definidas pelo MS;MS-NT50, 2015
16, 762.0
47treinamento e divulgaçãoserviço de telessaúdeprazo de indexação de objetos de aprendizagemindicadorAs indexações destes recursos educacionais deverão ser realizadas entre 45 e 60 dias após a certificação/conclusão.MS-NT50, 2015
20.III, 764.0
48treinamento e divulgaçãoserviço de telessaúdetele-educaçãocaracterísticaAtividades educacionais ministradas a distância por meio de tecnologias de informação e comunicação. A tele-educação é uma atividade educacional que utiliza as ferramentas tecnológicas como meio para apoiar a formação de trabalhadores do SUS, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. São atividades de tele-educação: cursos, módulos educacionais, webaulas/palestras em modalidade à distância.MS-NT50, 2015
3.IV, 756.0