Aspectos · Relatório estático

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura

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# tema categoria aspecto natureza elemento(s) ref
1estrutura e gestãocaracterísticas de qualidadedocumentaçãocaracterísticaA organização de saúde mantém um sistema de gestão de qualidade para serviços de telessaúde que inclui: a) uma descrição das características de qualidade adequadas a cada serviço oferecido; b) uma descrição dos procedimentos que serão utilizados para monitorar a realização e obtenção das características de qualidade ISO13131, 2021
5.2.2, 103.0
2estrutura e gestãoconhecimento especializadogestão de mudançascaracterísticaHá um programa de gestão de mudanças.ARG-MNM, 2020
V.111, 651.0
3estrutura e gestãoconhecimento especializadogovernança de dadoscaracterísticaHá governança de dados em saúde pública.ARG-MNM, 2020
V.114, 654.0
4estrutura e gestãoconsultas à equipeentrega de serviçocaracterísticaA organização inclui a equipe em consultas sobre mudanças no fluxo de trabalho, cargas de trabalho, habilidades exigidas, treinamento ou outras mudanças que um serviço de telessaúde pode exigirISO13131, 2021
9.1.3, 90.0
5estrutura e gestãocronograma de execuçãodificuldadescaracterísticaDescrever dificuldades e barreiras para a execução de uma atividade específica.DESD, 2021
, 1779.0
6estrutura e gestãodefiniçãotelemedicinacaracterísticaA telemedicina deve contribuir para favorecer a relação médico-paciente. A medicina, ao ser exercida com a utilização dos meios tecnológicos e digitais seguros, deve visar o benefício e os melhores resultados ao paciente, o médico deve avaliar se a telemedicina é o método mais adequado às necessidades do paciente, naquela situação. A telemedicina não substitui o atendimento presencial.CFM-2314, 2022
considerações, 1831.0
7estrutura e gestãodemográficocoberturaindicadorPercentual de localidades (municípios, unidades habitacionais, populações) que possuem atendimento de telemedicina, fora das localidades originalmente propostas no programa. Mede o grau de progresso na implementação. Fórmula: Número de localidades atendidas por telemedicina x 100/Número de localidades que compõem a população-alvo do programa. Frequência: Semestral. Tipo de Indicador. Demográfico. Observações: É necessário identificar o que é considerado um serviço de telemedicina. Informações adicionais podem ser obtidas, como a população que potencialmente se beneficiaria do programa.PAHO, 2016
, 782.0
8estrutura e gestãodescrição dos serviçosdocumentaçãocaracterísticaA organização de saúde define em um sistema de gestão da qualidade: a) o escopo, contexto e propósitos dos serviços que oferece, como esses propósitos podem ser alcançados e como avaliar até que ponto os objetivos são alcançados, e b) os atores que serão responsáveis por qualquer parte dos serviços, incluindo outras organizações de saúde, organizações de apoio, fabricantes, fornecedores e outros atores da saúde como receptores de cuidados, cuidadores e cuidadores informais; ISO13131, 2021
5.3.2, 104.0
9estrutura e gestãodomíniosdomínios do serviço de telessaúdecaracterísticaa) domínio das pessoas (trabalhadores da saúde, pacientes, gestores, comunidades de usuários); b) domínio das máquinas (equipamentos, softwares, tecnologia da informação e comunicação); c) domínio dos materais (dados, registro eletrônico de saúde, exames, sistemas); d) domínio dos métodos (protocolos de trabalho, diretrizes, regulação, gestão da mudança); e) domínio do dinheiro (custos, pagamentos, reembolsos, sustentabilidade financeira);TMSMM, 2013
4, 5, 432.0
10estrutura e gestãoendógenocoberturaindicadorPAHO, 2016
, 196.0
11estrutura e gestãoestratégia e investimentoestratégia com plano de investimentocaracterísticaEstratégia ou estrutura nacional de saúde digital: O país tem uma estratégia ou framework de saúde digital com um plano de investimento.BDHI, 2021
3, 441.0
12estrutura e gestãoestruturaáreas em processos ou tecnologiascaracterísticaa) Atendimento ao paciente (Call Center, Recepção, Espera, Concierge, Hotelaria); b) Unidades de atendimento e internação (Pronto-Socorro, Unidades de Internação, UTI, Centro Cirúrgico, Ambulatórios); c) SADT (Diagnóstico por imagem, Laboratório, Endoscopia, Hemodinâmica, Hemodiálise); d) Serviços de apoio (RH, Qualidade, CCIH, Educação continuada, Jurídico, Marketing, Pesquisa e Ensino, SAME, SESMT, Medicina Ocupacional, Serviço de Nutrição e Dietética); e) Comercial e relacionamento com Operadoras; f) Segurança patrimonial, Manutenção, Obras e Engenharia Clínica; g) Supply chain (Suprimentos, Planejamento de Compras, Almoxarifado, Farmácia); h) Tecnologia da Informação; i) Equipe Multiprofissional (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapeuta Ocupacional e Nutrição Clínica); j) Corpo Clínico (Gestão do Corpo Clínico, Cadastro Médico, Comissão de Prontuário Médico, Honorários e repasse médico); k) Gestão administrativa e Governança Corporativa; l) Setor Financeiro (Controladoria, Custos, Agendamento Cirúrgico, Autorização, Contas médicas, Ciclo do Faturamento, Contas Particulares, Glosas);DMI-H, 2021
, 485.0
13estrutura e gestãoestruturaclassificação do núcleocaracterísticaa) estadual; b) municipal; c) intermunicipal;
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 8, $
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 471, $, 349.0
14estrutura e gestãoestruturacompetências do núcleocaracterísticaa) organizar, ofertar e regular a segunda opinião formativa, teleconsultoria e telediagnóstico, além de outras ações e serviços ofertados; b) estabelecer fluxos, prazos e protocolos, com base na melhor evidência científica disponível, e adscrição de equipes de atenção básica de modo que facilite o uso dos serviços e as solicitações das equipes; c) possuir equipe de teleconsultores que garanta, minimamente, a oferta de teleconsultoria e segunda opinião formativa; d) articular o Telessaúde à regulação da oferta de serviços; e) propiciar a elaboração, de forma compartilhada e pactuada com os pontos de atenção da rede, de fluxograma e protocolos clínicos que incluam a solicitação prévia de segunda opinião formativa e/ou teleconsultoria antes do encaminhamento ou da solicitação para a central de regulação; e f) monitorar e avaliar o projeto, incluindo-se a avaliação do número de solicitações de segunda opinião formativa e teleconsultorias, do tempo de resposta para os usuários, do número e da qualidade dos encaminhamentos e solicitações de exames realizados e da ampliação da resolutividade da atenção básica.
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 8
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 471, 348.0
15estrutura e gestãoestruturaconhecimento especializadocaracterísticaConhecimento especializado: conhecimento adicional que pode beneficiar a implementação eficaz de serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
1.4.1, 538.0
16estrutura e gestãoestruturaconstituiçãocaracterísticaa) núcleo de telessaúde técnico-científico; b) ponto de telessaúde;
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap I, art 3
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção I, art 449, 336.0
17estrutura e gestãoestruturaconstituiçãocaracterísticaEsta Portaria institui, no âmbito do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Componente de Informatização e Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica, integrado ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 1
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 464, 344.0
18estrutura e gestãoestruturaestratégia e governançacaracterísticaa) A instituição possui comitês para governança de TI e/ou de saúde digital, com discussão de prioridades, análise de impacto e feedback para os colaboradores. b) Há uma estratégia formal de transformação digital da instituição. c) Há um programa estruturado para o acompanhamento da saúde do paciente através de ferramentas digitais. Exemplo: Apps para gestão de doenças crônicas, website educativo, monitoramento remoto, programas de bem-estar com wearables. d) Há uma estratégia para a inovação de processos e incorporação de novas tecnologias. e) A instituição possui uma estratégia de presença nas redes sociais e marketing digital. f) Há de fato o apoio da Diretoria e/ou Conselho para a transformação digital. g) Há um orçamento estruturado e dedicado para a transformação digital com investimentos continuados em inovação.DMI-H, 2021
, 490.0
19estrutura e gestãoestruturaformação de redecaracterísticaTelessaúde Brasil Redes na Atenção Básica será estruturado na forma de uma rede de serviços que prevê a criação de projetos intermunicipais ou de regiões de saúde, geridos de maneira compartilhada, com a possibilidade de participação das Secretarias Estaduais de Saúde, instituições de ensino e serviços de saúde, que garantam o uso da tecnologia como ferramenta de ampliação das ações da atenção básica e de melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde ao cidadão
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 4
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 467, 346.0
20estrutura e gestãoestruturaobjetivocaracterísticaO Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica tem como objetivo desenvolver ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente das equipes de atenção básica, visando à educação para o trabalho, na perspectiva da melhoria da qualidade do atendimento, da ampliação do escopo de ações ofertadas por essas equipes, da mudança das práticas de atenção e da organização do processo de trabalho, por meio da oferta de teleconsultoria, segunda opinião formativa e telediagnóstico
Observação: Origem: p2554, 2011 - art 3
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção V, art 466, 345.0
21estrutura e gestãoestruturapontos de telessaúde em implantaçãoindicadorDescrição: número de unidades de saúde com pontos em implantação de telessaúde em cada município; Numerador: número de pontos em implantação; Unidade: pontos; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 372.0
22estrutura e gestãoestruturapontos de telessaúde implantadosindicadorDescrição: número de unidades de saúde com pontos implantados de telessaúde em cada município; Numerador: número de pontos implantados; Unidade: pontos; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 373.0
23estrutura e gestãoestruturapreparação organizacionalcaracterísticaPreparação organizacional: bases fundamentais que identificam os tópicos que precisam ser estabelecidos para oferecer os serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
1.4.1, 533.0
24estrutura e gestãoestruturaprofissionaisindicadorDescrição: número de profissionais registrados em cada município e em cada categoria profissional; Numerador: número de profissionais; Unidade: profissionais; Fonte: dados dos municípíos; Período: a atualização dos dados deve ser mensal, contudo a cada 6 meses (março e setembro) deve ser feita atualização geral do banco de cadastro de todos os núcleos para a limpeza geral do banco de dados, em relação aos pontos equipes e pessoas cadastradas.
Observação: Fonte: Manual de Telessaúde para Atenção Básica, MinSaúde, UFRGS (2012), adaptado pela equipe técnica do MinSaúde.
MS-NT5, 2014
anexo I, quadro 1, 375.0
25estrutura e gestãoexecuçãoinício das teleconsultoriasindicadorImplantação da teleconsultoriaDESD, 2021
, 1814.0
26estrutura e gestãoformação e capacitação de recursos humanosatividades para estabelecer a informática em saúde como profissão e como área de P&Dcaracterísticaa) atrair organizações públicas e privadas para definir estratégias e abordagens para regulamentar a Saúde Digital como área de pesquisa; b) estruturar instrumentos de mobilização e convencimento para conduzir discussões acerca da relevância para o interesse público nacional; c) promover o reconhecimento da informática em saúde como profissão na CBO, o que inclui a definição de perfis profissionais e detalhamento de suas atribuições, deveres e limites éticos.ESD28, 2020
5.2.1, 724.0
27estrutura e gestãoformação e capacitação de recursos humanosatividades para promover a capacitação de profissionais de Ticaracterísticaa) congregar e articular os diversos e relevantes atores que desenvolvem processos de capacitação de profissionais para a Informática em Saúde; b) levantar e descrever competências, experiências, conhecimentos e habilidades associados a cada perfil funcional necessário para que profissionais de TI sejam ativos participantes da Estratégia de Saúde Digital; c) identificar o volume de profissionais a serem capacitados, por perfil, de forma a dimensionar a demanda de formação e capacitação; d) elaborar e executar um Plano de Capacitação para atingir os objetivos propostos, incluindo esforços de graduação, especialização, mestrado e doutorado.ESD28, 2020
5.1.2, 723.0
28estrutura e gestãoformação e capacitação de recursos humanosatividades para promover a capacitação de profissionais e gestores de saúdecaracterísticaa) congregar e articular os diversos e relevantes atores que desenvolvem esforços de capacitação de profissionais para a Informática em Saúde; b) levantar e descrever competências, experiências, conhecimentos e habilidades associados a cada perfil funcional necessário para que profissionais e gestores de saúde sejam ativos participantes da Estratégia de Saúde Digital; c) identificar o volume de profissionais a serem capacitados, por perfil, de forma a dimensionar a demanda de formação e capacitação; d) elaborar e executar um Plano de Capacitação para atingir os objetivos propostos, incluindo esforços de graduação, especialização, mestrado e doutorado.ESD28, 2020
5.1.1, 722.0
29estrutura e gestãoformação e capacitação de recursos humanosprioridadescaracterística5. Formação e capacitação de recursos humanos 5.1 Capacitação em informática em saúde 5.1.1 Promover a capacitação de profissionais e gestores de saúde 5.1.2 Promover a capacitação para profissionais de TI 5.2 Valorização do capital humano na saúde digital 5.2.1 Informática em saúde como profissão e área de P&DESD28, 2020
5, 721.0
30estrutura e gestãogestãomodelo lógico figuraFigura 1. Modelo lógico do Programa Nacional Telessaúde Brasil RedesHAOC2, 2019
5, 286.0
31estrutura e gestãogestãomodelo lógico característicaa) insumos: estrutura física e tecnológica, marco político conceitual, recursos humanos; b) estratégias: apoio à distância; apoio à educação permanente, apoio à gestão e a eficiência do gasto público; c) ofertas: telediagnóstico, teleconsultoria, segunda opinião formativa, tele-educação, fluxo compulsório às Centrais de Regulação; d) resultados primários: diagnósticos aprimorados e tempestivos, condutas clínicas aprimoradas, práticas clínicas baseadas em evidências, profissionais e equipes atualizados, melhor articulação entre AB e especialidades; e) resultados secundários: terapêuticas qualificadas, potencial resolutivo da equipe ampliado, filas para exames e especialidades reduzidas; f) impacto: qualidade de vida dos usuários ampliada, gasto público racionalizado;HAOC3, 2019
6.1, 310.0
32estrutura e gestãogestão de processoregulação dos usuárioscaracterísticaMétodo de regulação dos usuários do núcleo de telessaúdeDESD, 2021
, 1783.0
33estrutura e gestãogestão e funcionamentocompetências do núcleocaracterísticaCompete ao núcleo: a) responsabilizar-se pela oferta de teleconsultoria, telediagnóstico e segunda opinião formativa; b) compor e manter equipe de teleconsultores e corpo clínico de especialistas de referência, compatível com a demanda pelos serviços descritos no inciso anterior; c) promover e apoiar a formação de teleconsultores no âmbito do TBR; e) atualizar as informações e inserir dados no sistema nacional de informações do TBR, junto ao Ministério da Saúde, devendo apresentar relatório anual de atividades que comprove o alcance das metas previstas no Plano de Trabalho; f) garantir a adequação aos padrões de interoperabilidade propostos pelo TBR; g) apoiar o desenvolvimento de protocolos que incluam a solicitação prévia de teleconsultorias sobre procedimentos, para avaliação da necessidade de encaminhamento ou de solicitação para a Central de Regulação Médica das Urgências; h) monitorar e avaliar o TBR no seu âmbito de atuação, incluindo a análise do número de solicitações de teleconsultorias, do tempo de resposta para os usuários do serviço, do número e da pertinência dos encaminhamentos e solicitações de exames complementares, com vistas à ampliação do acesso aos serviços e à melhoria da resolubilidade da atenção à saúde dos usuários do SUS; e i) desenvolver ações de tele-educação, com base nas necessidades loco-regionais identificadas e em consonância com as prioridades da política nacional de saúde.
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap II, art 10
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção II, art 456, 341.0
34estrutura e gestãogestão e funcionamentocoordenação nacional e estadualcaracterísticaa) Coordenação Nacional, exercida pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS); b) Coordenação Estadual, exercida pela Secretaria de Saúde do Estado ou do Distrito Federal ou por outra instância integrante do comitê gestor estadual, conforme aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB); c) Comitê Gestor Estadual; d) Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde; e e) gestor municipal de saúde.
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap II, art 6
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção II, art 452, 339.0
35estrutura e gestãogestão e funcionamentoplano de trabalhocaracterística§3° O Comitê Gestor Estadual elaborará o Projeto para implementação do Telessaúde Brasil Redes no respectivo Estado, enviando-o à Coordenação Nacional do Programa. § 4º O Projeto referido no parágrafo anterior conterá Plano de Trabalho pactuado na CIB e Plano Operativo Anual, este último contendo as seguintes informações: I -definição das metas físicas das unidades, dos atendimentos e dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, com os respectivos quantitativos e fluxos; II - definição das metas de qualidade e dos parâmetros e indicadores de avaliação; e III - descrição das atividades de aprimoramento e aperfeiçoamento da gestão. § 5° A Coordenação Nacional fará a análise e as readequações técnicas necessárias do Projeto, de acordo com as diretrizes nacionais do Telessaúde Brasil Redes e com a disponibilidade orçamentária. § 6° O relatório anual das atividades deverá demonstrar o alcance das metas estabelecidas no Plano Operativo ou, em caso de não alcance, a justificativa e as medidas de saneamento que foram adotadas.
Observação: Origem: p2546, 2011 - cap II, art 9
MS-PC5, 2017
título IV, cap I, seção I, subseção II, art 455, 340.0
36estrutura e gestãogovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdemultiplicidade de instâncias coordenadorascaracterísticaEstruturar novo modelo de gestão da informação e da tecnologia, de natureza democrática, com participação e controle social, que incorpore a tendência atual de convergência e circulação de saberes e práticas, respeitando as especificidades epistêmicas, históricas e culturais, e que favoreça a criação de sinergias virtuosas de gestão política dos diferentes interesses presentes nesse processo.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 7, 506.0
37estrutura e gestãogovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdequalidade dos padrõescaracterísticaPadrões, normalizações e certificações de SIS e de saúde digital devem ser definidas no âmbito de um mecanismo decisório que integre a governança da informação e tecnologia de informação em saúde, tendo por referência o arcabouço de governança do SUS – colegiados de gestão nas três esferas de governo e controle social.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 13, 512.0
38estrutura e gestãogovernança e gestão da informação e tecnologia de informação em saúdequalidade dos sistemascaracterísticaa) maturação para apoiar decisões onde tempo e espaço são variáveis que impactam na vida de pessoas; b) missão crítica de operação ininterrupta, integradas a outros sistemas de informações que se alteram continuamente; c) aliam-se as demandas de amplo acesso, em um país continental com déficit de telecomunicações, com facilidade de uso que garanta identificação do indivíduo, do profissional e do estabelecimento de saúde no tempo e espaço, com segurança; d) capacidade transacional confiável em qualquer plataforma, desde sistemas embarcados até os altamente distribuídos; e) critérios de autenticidade e de manutenção da cadeia de custódia dos registros no e entre os sistemas de informação em saúde.ABRASCO, 2020
1a dimensão, 10, 509.0
39estrutura e gestãogovernança e liderança para ESDatividades de consolidação dos instrumentos formais da ESDcaracterísticaa) revisão das políticas públicas relacionadas à Saúde Digital existentes no Brasil; b) análise das políticas públicas de Saúde Digital adotadas em países com sistemas de saúde semelhantes ao do Brasil; c) identificação das melhores práticas para a Elaboração e a publicação de políticas de Saúde Digital; d) análise do cenário internacional da relação entre políticas e estratégias de Saúde Digital; e) proposição do escopo da revisão da PNIIS; f) submissão dos processos de aprovação de políticas nacionais; g) publicação.ESD28, 2020
1.1.1, 698.0
40estrutura e gestãogovernança e liderança para ESDatividades para estabelecer e implantar o modelo de governança da ESDcaracterísticaa) identificação das necessidades de governança para a expansão do Conecte SUS; b) identificação de atores para construir e validar o modelo proposto; c) identificação de necessidades, expectativas e requisitos para a colaboração; d) análise de modelos de governança de colaboração e inovação em Saúde Digital; e) identificação do processo de institucionalização do modelo de governança proposto; f) publicação e implantação do modelo de governança da ESD.ESD28, 2020
1.2.1, 699.0
41estrutura e gestãogovernança e liderança para ESDplano de açãocaracterística1. Garantir que a ESD28 seja desenvolvida sob a liderança do Ministério da Saúde mas que, ao mesmo tempo, seja capaz de incorporar a contribuição ativa dos atores externos que participem das plataformas de colaboração.ESD28, 2020
1, 696.0
42estrutura e gestãogovernança e liderança para ESDprioridadescaracterística1. Governança e liderança para a ESD 1.1 Institucionalização da ESD 1.1.1 Consolidação dos instrumentos formais da ESD 1.2 Liderança e governança da ESD 1.2.1 Estabelecer e implantar o modelo de governança da ESD 1.3 Legislação e regulação para a SD 1.3.1 Definir e desenvolver iniciativas em LGPD 1.3.2 Estabelecer a regulação de ambientes de inovação e interconectividade 1.4 Financiamento da ESD 1.4.1 Acessar as fontes de financiamento público 1.4.2 Estabelecer mecanismos para o financiamento privadoESD28, 2020
1, 697.0
43estrutura e gestãogovernança e recursos organizacionaisestratégia digitalcaracterísticaEstratégia Digital: Há uma estratégia formal de transformação digital da instituição.ImDS, 2021
, 688.0
44estrutura e gestãogovernança e recursos organizacionaisgovernança da saúde digitalcaracterísticaGovernança: A instituição possui comitês para governança de TI e/ou de saúde digital, com discussão de prioridades, análise de impacto e feedback para os colaboradores.ImDS, 2021
, 687.0
45estrutura e gestãogovernança e recursos organizacionaisprograma de saúde digitalcaracterísticaPrograma de Saúde Digital: Há um programa estruturado para o acompanhamento da saúde do paciente através de ferramentas digitais.ImDS, 2021
, 689.0
46estrutura e gestãoidentificação das necessidades em saúdedefinição da população-alvocaracterísticaA população-alvo (profissionais de saúde e/ou pacientes) está definida.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
1, 216.0
47estrutura e gestãoidentificação das necessidades em saúdedefinição das necessidades em saúdecaracterísticaAs necessidades em saúde atendidas pelo serviço de telessaúde estão definidas. É fundamental que seja dirigido a responder a necessidades em saúde que possuam magnitude, transcendência e/ou vulnerabilidade.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
1, 215.0
48estrutura e gestãoimplantaçãoestágio de desenvolvimento do núcleoindicadora) intervenção não implantada: 0-33,3%; b) intervenção parcialmente implantada: 33,3%-66,6%; c) intervenção com implantação avançada: 66,6%-100%;
Resposta: 0-100%
HAOC3, 2019
quadro 2, 295.0
49estrutura e gestãoimplantaçãoestágio de desenvolvimento do núcleocaracterísticaAnálise de implementação seguiu como referencial a matriz analítica proposta por Najam (1995), denominada 5Cs. Essa proposta considera cinco variáveis interconectadas, tidas como determinantes do processo de implementação de políticas públicas, a saber: (1) conteúdo; (2) contexto; (3) compromisso; (4) capacidade; e (5) clientes (ou beneficiários) e coalizões.HAOC3, 2019
seção 2, 296.0
50estrutura e gestãoimplantaçãoperíodo de implantaçãoindicadorano de início e ano de términoHAOC3, 2019
tabela 1, 297.0
51estrutura e gestãoindicadoresindicadores de estruturaindicadora) número de dispositivos disponíveis per capita; b) capacidade instalada e demanda esperada; c) qualificação clínica da equipe de telessaúde; d) horário de funcionamento;
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 256.0
52estrutura e gestãoinformatização dos 3 níveis de atençãoatividades para executar a expansão da conectividade (internet)característicaa) alinhamento de estratégia com os estados e municípios; b) estabelecimento de um fluxo operacional e de comunicação; c) identificação de obstáculos, alternativas e ações de contorno; d) atração e avaliação de qualificação de potenciais fornecedores.ESD28, 2020
2.1.1, 706.0
53estrutura e gestãoinformatização dos 3 níveis de atençãoatividades para expandir a informatização da atenção primáriacaracterísticaArticulação com CONASS e CONASEMS para a pactuação de papéis e responsabilidades do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde na implantação, manutenção e evolução contínua da informatização e da qualificação dos dados em saúde dos entes federados.ESD28, 2020
2.1.2, 707.0
54estrutura e gestãoinformatização dos 3 níveis de atençãoatividades para expandir a informatização dos demais níveis de atençãocaracterísticaa) articulação com o Ministério da Educação e os Hospitais Universitários, CONASS, CONASEMS e a gestão local dos estabelecimentos de saúde pela informatização; b) disponibilização de Sistema de Gestão de estabelecimentos de saúde que possa atender à necessidade da Atenção Especializada e Hospitalar; c) instituição de um modelo de governança do sistema adotado e da forma de financiamento das atividades de manutenção; d) pactuação de papéis e responsabilidades na implantação, manutenção e evolução contínua da informatização, bem como na qualificação dos dados coletados e compartilhados; e) estabelecimento de padrões mínimos de qualidade e uma permanente avaliação do nível de maturidade digital dos estabelecimentos públicos ou privados.ESD28, 2020
2.1.3, 708.0
55estrutura e gestãoliderança e governançacoordenação globalcaracterísticaSaúde digital priorizada em nível nacional por meio de órgãos e mecanismos dedicados para sua governança: O país tem um departamento, agência ou grupo de trabalho específico para a saúde digital.BDHI, 2021
1, 438.0
56estrutura e gestãoliderança e governançaequilíbrio dos gêneroscaracterísticaSaúde digital priorizada em nível nacional por meio de órgãos e mecanismos dedicados para sua governança: A estrutura de governança e seus grupos de trabalho técnico enfatizam um equilíbrio dos gêneros de seus membros.BDHI, 2021
1a, 439.0
57estrutura e gestãoliderança e governançaplanejamento estratégicocaracterísticaSaúde digital priorizada em nível nacional por meio de planejamento estratégico: A saúde digital está incluída e orçamentada no sistema nacional de saúde ou em uma estratégia ou plano nacional relevante.BDHI, 2021
2, 440.0
58estrutura e gestãoplanejamentocontratação de serviços de terceirosindicadorContratação de serviços de Terceiros Pessoa JurídicaDESD, 2021
, 1813.0
59estrutura e gestãoplanejamentocontrato assinadoindicadorAssinatura do contrato com a IntervenienteDESD, 2021
, 1808.0
60estrutura e gestãoplanejamentodemanda reprimidaindicadorDemanda reprimida nos municípiosDESD, 2021
, 1804.0
61estrutura e gestãoplanejamentodivulgaçãocaracterísticaComo está sendo realizada a divulgação do projetoDESD, 2021
, 1805.0
62estrutura e gestãoplanejamentoplanejamento de açõescaracterísticaDesenvolver um documento detalhando as ações que serão realizadas, como seleção da equipe, contratação, detalhamento da implementação, pontos de melhoria, identificação dos pontos de atendimentoDESD, 2021
, 1778.0
63estrutura e gestãoplanejamentoplano de comunicaçãocaracterísticaExistência do Plano de Comunicação do ProjetoDESD, 2021
, 1802.0
64estrutura e gestãoplanejamentoplano de trabalhoindicadorElaboração e validação do plano de trabalho junto ao Departamento de Saúde Digital do Ministério da SaúdeDESD, 2021
, 1809.0
65estrutura e gestãoplanejamentotransferência de conhecimentocaracterísticacomo está sendo desenvolvida a estrategia para transferência de conhecimentos e respectiva sustentabilidade no âmbito de Estado e Municipios na finalização do ProjetoDESD, 2021
, 1803.0
66estrutura e gestãoplano de monitoramento e avaliação (M&A) de saúde digitalatividades para formalizar e consolidar as instâncias de governança de M&A do Conecte SUScaracterísticaa) identificação dos atores de cada instância; b) elaboração dos documentos de atribuição e competência; c) publicação das portarias correspondentes.ESD28, 2020
M&A, 1.1.1, 746.0
67estrutura e gestãopreparação organizacionalapoio especializadocaracterísticaConta-se com o apoio de alguma instituição especializada em serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.32, 574.0
68estrutura e gestãopreparação organizacionalcoordenaçãocaracterísticaUma pessoa da equipe está designada para atuar como responsável dos serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.22, 564.0
69estrutura e gestãopreparação organizacionaldecisão institucionalcaracterísticaA instituição está decidida a oferecer serviços de telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.1, 539.0
70estrutura e gestãopreparação organizacionalgovernança de dadoscaracterísticaA instituição estabelece mecanismos de governança de dados e informação em saúde.ARG-MNM, 2020
I.41, 583.0
71estrutura e gestãopreparação organizacionalprograma de telessaúdecaracterísticaA instituição conta com programa de telessaúde em funcionamento.ARG-MNM, 2020
I.9, 546.0
72estrutura e gestãoprocessoorganograma da telessaúdecaracterísticaEstá definido um organograma para a área de telessaúde.ARG-MNM, 2020
I.45, 587.0
73estrutura e gestãorecursos financeirosbase de cálculo do TBR na ABindicadora) número de eSF; b) cobertura populacional; c) quantidade de unidades básicas de saúde da UF;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 149, 359.0
74estrutura e gestãorecursos financeiroscondições para cálculo do componente variável de custo para o ente federativocaracterísticaa) a definição e a pactuação de linhas de cuidado e/ou especialidades prioritárias, envolvendo gestores, serviços e equipes participantes do núcleo; b) a definição e a pactuação de Protocolos de Encaminhamento e Teleconsultoria articulados à regulação;MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 157, 364.0
75estrutura e gestãorecursos financeirositens financiáveis no TBR na ABcaracterísticaa) aquisição ou aluguel de equipamentos e softwares; b) pagamento de pessoal, nos termos da Portaria de Consolidação nº 6; c) produção de materiais; d) custeio de serviços; e) garantia de conectividade; f) implantação de núcleo de telessaúde; g) outras despesas de custeio relacionadas aos objetivos do Programa e indicadas no Projeto.MS-PC6, 2017
título II, cap II, seção VII, art 146, 358.0
76estrutura e gestãorecursos humanoscargos e plano de carreiracaracterísticaMaturidade da carreira dos profissionais da saúde digital no setor público: Existem cargos e um plano de carreira para profissionais específicos de saúde digital no setor público.BDHI, 2021
13, 453.0
77estrutura e gestãorecursos humanoscargos e plano de carreira para mulherescaracterísticaExistem cargos e um plano de carreira para profissionais específicos de saúde digital no setor público com foco explícito nas trabalhadoras da saúde (femininas).BDHI, 2021
13a, 454.0
78estrutura e gestãosegurança e qualidade da tecnologiaevidência clínicacaracterísticaA relação entre o receptor de cuidados, a organização de saúde e qualquer organização de apoio à saúde deve ser definida em um acordo de nível de serviço (SLA) que inclui a evidência clínica de apoioISO13131, 2021
13.1.2, 19.0
79estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura de estabelecimentosindicadorquantidade de estabelecimentos com atendimento de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 829.0
80estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura de monitoramento remotoindicadorquantidade de estabelecimentos com monitoramento remoto de pacientesTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 830.0
81estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura de telediagnósticoindicadorquantidade de estabelecimentos com serviço de telediagnósticoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 831.0
82estrutura e gestãoserviço de telessaúdecobertura em educação e pesquisaindicadorquantidade de estabelecimentos com atuação em educação e pesquisaTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 832.0
83estrutura e gestãoserviço de telessaúdemeio de acessoindicadorMeio de comunicação utilizado no serviço de telessaúdeTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 838.0
84estrutura e gestãoserviço de telessaúdetipo do serviçoindicadorTipo de serviço utilizadoTIC-saúde, 2021
Serviços on-line oferecidos ao paciente e telessaúde, 834.0
85estrutura e gestãosuporte à melhoria da atenção à saúdeatividades para desenvolver e ampliar a telessaúde e os serviços digitais no fluxo assistencial no SUScaracterísticaa) identificar os diversos atores e gestores do SUS, visando atraí-los para a identificação de prioridades, papéis, responsabilidades, resultados esperados e metas para a saúde populacional; b) identificar os dados e as Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (TICS) essenciais para que o atendimento remoto esteja integrado ao cuidado contínuo, em diversos níveis de complexidade no âmbito do SUS, com foco no enfrentamento das desigualdades de acesso e no uso dos serviços de saúde no SUS.ESD28, 2020
3.3.1, 714.0
86estrutura e gestãosuporte à melhoria da atenção à saúdeatividades para garantir suporte às redes de atenção à saúde (referência e contrarreferência)característicaa) estruturação de mecanismos de acompanhamento e análise do potencial de uso da RNDS na avaliação das Redes Assistenciais de Saúde; b) integração da informação para otimização do cuidado multiprofissional como um componente fundamental da integralidade do cuidado; c) buscar, em conjunto com a Regulação, o uso adequado dos recursos de saúde, orientado por dados, tanto nas ações de referência, como na contrarreferência, com informações de conduta e história clínica que possibilitem a continuidade do cuidado e maior resolutividade da atenção; d) identificar as necessidades de dados e suporte tecnológico para alcançar a prioridade.ESD28, 2020
3.2.1, 712.0
87estrutura e gestãosuporte à melhoria da atenção à saúdeatividades para oferecer suporte à gestão de saúde populacionalcaracterísticaa) identificar os diversos atores e atraí--los para a identificação de prioridades, papéis, responsabilidades, resultados esperados e metas para a saúde coletiva; b) identificar os dados e o suporte tecnológico necessários para o sucesso da ação.ESD28, 2020
3.2.2, 713.0
88estrutura e gestãosuporte à melhoria da atenção à saúdeatividades para oferecer suporte às linhas de cuidadocaracterísticaa) articulação com gestores municipais e estaduais, assim como prestadores e pagadores dos serviços de saúde, indústria e universidades para alinhamento dos papéis e responsabilidades; b) detalhamento da abrangência de ambições, limites, potencialidades e desafios na revisão das linhas de cuidado e na construção de fluxos assistenciais seguros e garantidos ao cidadão; c) identificação da necessidade de dados e apoio tecnológico para viabilizar o suporte às linhas de cuidado prioritárias.ESD28, 2020
3.1.1, 711.0
89estrutura e gestãosuporte à melhoria da atenção à saúdeplano de açãocaracterística3. Fazer com que a RNDS ofereça suporte às melhores práticas clínicas, por meio de serviços, como telessaúde, e apps desenvolvidos no MS e também outras aplicações que sejam desenvolvidos pela plataforma de colaboração.ESD28, 2020
3, 709.0
90estrutura e gestãosuporte à melhoria da atenção à saúdeprioridadescaracterística3. Suporte à melhoria da atenção à saúde 3.2 Promoção de saúde e prevenção de doenças 3.2.1 Garantir o suporte às RAS (referência e contrarreferência) 3.2.2 Oferecer suporte à gestão de saúde populacional 3.1 Apoio à continuidade da atenção em todos os níveis 3.1.1 Oferecer suporte às linhas de cuidado 3.3 Promoção da telessaúde e serviços digitais 3.3.1 Integração da telessaúde e serviços digitais ao fluxo assistencialESD28, 2020
3, 710.0
91estrutura e gestãosuporte a serviços de tecnologiagerenciamento de mudançascaracterísticaA organização de saúde garante que procedimentos estejam em vigor para manter a continuidade e confiabilidade do serviço de telessaúde usando gerenciamento de mudanças para gerenciar as alterações necessárias aos serviçosISO13131, 2021
13.1.3, 25.0
92estrutura e gestãosuporte a serviços de tecnologiagerenciamento de problemascaracterísticaA organização de saúde garante que procedimentos estejam em vigor para manter a continuidade e confiabilidade do serviço de telessaúde usando gerenciamento de problemas para identificar e solucionar questões cuja causa seja desconhecidaISO13131, 2021
13.1.3, 24.0
93estrutura e gestãosuporte técnico de tecnologiaassessoria técnicacaracterísticaA organização de saúde fornece suporte técnico para os serviços de telessaúde que inclui prestação de assessoria técnica especializadaISO13131, 2021
13.1.8, 52.0
94estrutura e gestãosuporte técnico de tecnologiadocumentaçãocaracterísticaA organização de saúde fornece suporte técnico para os serviços de telessaúde que inclui gerenciamento de documentaçãoISO13131, 2021
13.1.8, 53.0